Como se equilibrar num skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Está a tentar aprender a andar de skate? Uma das partes mais difíceis de aprender a andar de skate é aprender a equilibrar-se na prancha. Melhorar a sua capacidade de se equilibrar num skate requer paciência e prática, mas usar algumas estratégias especiais para melhorar o seu equilíbrio e obter o equipamento certo pode ajudá-lo no seu caminho.

Passos

Trabalhando no seu equilíbrio

  1. Passo 1 Determine a sua postura preferida.
    Determine a sua postura preferida. É importante encontrar e usar a sua postura preferida para se equilibrar num skate. As duas posições principais que os skatistas usam são chamadas de regular e goofy. Experimente as duas posições para ver qual é a mais natural para você.
    • Se o seu pé esquerdo estiver para a frente, ou se estiver virado para a direita, está na posição chamada 'regular'. Se o seu pé direito estiver para a frente, ou se estiver virado para a esquerda, está na posição chamada 'pateta'.
  2. Passo 2 Coloque os pés mesmo atrás dos parafusos.
    Coloque os pés mesmo atrás dos parafusos. Certifique-se de que, quando está em cima do skate, os seus pés estão posicionados mesmo atrás dos parafusos. Esta é a melhor maneira de posicionar os seus pés para um bom equilíbrio. Colocar os pés no meio da prancha não lhe dará tanto controle e também torna mais fácil quebrar a prancha.
    • Os parafusos são o que prende as rodas do skate à prancha, por isso os seus pés devem estar mesmo atrás das rodas da prancha.
  3. Passo 3 Coloque-se em pé sobre o skate no tapete ou na relva.
    Coloque o skate sobre um tapete ou relva. Antes de tentares equilibrar-te enquanto andas de skate, começa por te equilibrares no teu skate enquanto ele está parado. A forma mais fácil de evitar que o skate role demasiado é colocá-lo sobre um tapete ou relva. Em seguida, apoie-se no skate e trabalhe o seu equilíbrio.
    • Também pode tentar colocar um objeto à frente e atrás das rodas do skate para evitar que este se mova demasiado. Tente colocar um bloco de madeira de cada lado do skate ou coloque-o entre dois blocos de cimento.
    • Se continuar a ter dificuldade em manter-se de pé sobre a prancha, mesmo quando esta não está em movimento, pode tentar agarrar-se a um corrimão ou a uma parede para se estabilizar e tentar manter-se de pé sobre a prancha sem se agarrar a nada.
    • Uma opção é pedir a um amigo que segure a sua mão ligeiramente acima da sua cintura, para que possa sentir o movimento das rodas, mas também para que tenha algo em que se apoiar.
  4. Trabalhe o seu equilíbrio deslocando o seu peso. Não precisa de se inclinar para a frente e para trás ou de se mexer muito para trabalhar o seu equilíbrio. Basta tentar manter o peso do corpo centrado e deslocar ligeiramente o peso dos calcanhares para os dedos dos pés para se manter estável na prancha.
    • Manter uma ligeira flexão dos joelhos também é uma boa ideia. Isto ajudará a manter o seu centro de gravidade mais baixo em relação ao chão, o que facilitará o equilíbrio.
    • Para melhorar o seu equilíbrio, terá de praticar frequentemente o equilíbrio na prancha. Tenta praticar durante pelo menos 15 minutos todos os dias.
    • Também pode tentar apertar os rolamentos para que as rodas rolem mais devagar, se é que rolam. Assim, pode praticar subir e descer da prancha sem se preocupar em escorregar nas rodas.

Equilibrar-se num skate em movimento

  1. Pratique o empurrão numa superfície plana. Quando você se sentir pronto para tentar se equilibrar em um skate em movimento, comece com algo fácil, como um trecho nivelado de concreto. Posicione o pé da frente na prancha e coloque o outro pé no chão, bem na frente dele. Depois, use o pé para empurrar o betão e mover a prancha e o corpo para a frente.
    • Mantenha um centro de gravidade baixo enquanto empurra. Dobre os joelhos e equilibre o peso do seu corpo sobre o pé que está no skate.
    • Encontre uma calçada plana ou visite o parque de skate local para encontrar uma superfície plana e longe do trânsito.
    • Se decidir tentar patinar numa superfície com uma inclinação, certifique-se de que a inclinação é baixa para evitar perder o controlo da prancha.
  2. Coloque o outro pé na prancha. Depois de empurrar, você precisará trazer o pé que empurra para cima e para a prancha. Lembre-se de colocar este pé atrás dos parafusos da prancha e mantenha-o virado para o lado. Assim, será mais fácil equilibrar-se na prancha porque poderá balançar para a frente e para trás com o pé de uma forma mais estável.
    • Mantenha o pé da frente plantado enquanto traz o pé de trás para a prancha se carregar em 'regular'
    • Mantém o pé de trás plantado ao mesmo tempo que levas o pé da frente para a prancha se empurrares 'mongo'
  3. Mantenha-se na prancha até ela parar. Depois de se posicionar na prancha em movimento, monte-a e faça o seu melhor para se manter equilibrado até que ela pare sozinha. Se estiver numa superfície plana, este processo não deve demorar muito tempo.
    • Se decidiu tentar descer uma colina com a prancha, pode demorar um pouco mais e pode mesmo ter de parar se começar a sentir-se instável. Para parar a prancha, usa o teu pé de trás para pisar o tail da prancha. Isto fará com que a cauda da prancha se esmague contra o chão e pare.
  4. Use os calcanhares e os dedos dos pés para virar a prancha. Pode experimentar virar a prancha enquanto pratica a sua condução. Para virar a prancha, basta deslocar o seu peso ligeiramente de um lado da prancha para o outro.
    • Por exemplo, se deslocar o seu peso para os calcanhares, a prancha deslocar-se-á para a direita ou para a esquerda, dependendo da direção para a qual os calcanhares estão virados. Se deslocar o seu peso para os dedos dos pés, a prancha irá virar nessa direção.
    • O seu centro de equilíbrio deve estar diretamente entre os dois pés para fazer este exercício. Dobre os joelhos e mantenha os braços para fora. Os braços devem estar do lado de fora de cada um dos pés, agora fazendo um pé de cada vez.

Escolher o equipamento correto

  1. Passo 1 Usar sapatos de skate.
    Use sapatos de skate. É possível andar de skate com ténis, mas os sapatos de skate são especialmente concebidos para o ajudar a manter-se na prancha. Os sapatos de skate são mais largos do que os ténis normais, por isso fazem mais contacto com a prancha. A largura dos sapatos de skate também pode facilitar a manutenção do equilíbrio na prancha.
    • Pode encontrar sapatos de skate na maioria das lojas de artigos desportivos e grandes armazéns.
  2. Passo 2 Considere comprar um skate feito à medida.
    Considere comprar um skate feito à medida. Os skates estão amplamente disponíveis, mas pode querer considerar comprar um skate feito à medida, ou pelo menos comprar um numa loja de skates. Isto permitir-lhe-á fazer perguntas e obter ajuda de pessoas que conhecem bem o skate e os skates. Pode obter conselhos sobre o melhor tipo de skate para as suas capacidades e necessidades.
    • Por exemplo, pode preferir um skate que possa ser utilizado em trilhos de terra para fazer mountainboard, ou pode querer apenas um que possa ser utilizado num parque de skate e em passeios.
    • Ao adquirir um skate personalizado para as suas necessidades, poderá ter mais facilidade em equilibrar-se no seu skate.
  3. Passo 3 Usar um capacete e proteção.
    Usar capacete e proteção. O skate pode ser um desporto perigoso, por isso é importante proteger-se usando o equipamento adequado. Use sempre um capacete, protecções para os pulsos e cotoveleiras quando estiver a andar de skate. O uso destes itens especiais ajudará a protegê-lo quando cair, o que acontece frequentemente quando está a aprender a andar de skate.
    • Certifique-se de que usa um capacete que cumpra a norma ASTM F1492 para capacetes de skate. Verifique a etiqueta no capacete para ter a certeza.
    • Embora o uso de equipamento de proteção não o ajude a equilibrar-se na prancha, pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante, pois é menos provável que sofra um ferimento grave na cabeça ou um pulso partido.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se pratica o equilíbrio num skate?
    Podes praticar o equilíbrio na relva ou no tapete para que a prancha não role para todo o lado. Também pode apertar as rodas para que elas rolem mais devagar. Depois, podes praticar a subida e descida sem te preocupares em escorregar nas rodas. Se estiveres pronto para as rodas, tenta apoiar-te em algo que tenha um pouco mais do que a altura da cintura para te habituares ao equilíbrio.
  • Questão
    É possível usar ténis enquanto se anda de skate?
    Sim, mas torna-se muito mais difícil. Recomenda-se o uso de almofadas até apanhar o jeito.
  • Questão
    Devo parar de tentar se não conseguir equilibrar-me ou andar de skate?
    Nunca deixes de tentar. Já vi pessoas demorarem meses só para conseguirem andar numa prancha. Quanto mais andares de skate, mais se tornará natural para ti.

Vídeo

Dicas

Coisas que você vai precisar

  • Uma prancha de skate
  • Um capacete
  • Joelheiras e cotoveleiras
  • Sapatos de skate
  • Protecções para os pulsos