Como assar patins de hóquei

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os novos pares de patins podem ser duros para os pés, causando dor e erupções cutâneas se não se adaptarem. Felizmente, pode cozê-los, um processo que permite que o material amoleça e se molde à volta do seu pé. Desta forma, pode evitar o longo processo de amaciamento e obter patins personalizados. A maioria das lojas de hóquei irá assar um patim para você por uma taxa, mas se você quiser fazer isso sozinho, os passos são fáceis de seguir.

Passos

Assando-os no forno

  1. Passo 1 Pré-aqueça seu forno a 79 °C (175 °F).1Pré-aqueça seu forno a 79 °C (175 °F). Para que o material do patim se solte, é necessário aquecê-lo para que as moléculas amoleçam, mas os materiais não se separem. 79 °C é a temperatura ideal para esse processo, pois não será quente o suficiente para derreter o plástico do skate.
    • Use um termômetro de forno, se tiver um. Às vezes, os fornos não exibem a temperatura correta. Para evitar imprecisões, verifique novamente a temperatura com um termómetro.
  2. Passo 2 Desligue o forno quando estiver pré-aquecido.2Desligue o forno quando estiver pré-aquecido. A maioria dos fornos tem uma forma de indicar quando está pré-aquecido. Alguns emitem um pequeno som, enquanto outros têm uma pequena luz que se apaga. Feche bem a porta do forno para evitar qualquer perda de ar quente.
    • Aplicar calor constante a um patim ao assá-lo pode resultar em danos permanentes. Colocando-o num forno pré-aquecido que não esteja a bombear mais calor, o patim vai cozer e não partir.
  3. Passo 3 Coloque um único patim num tabuleiro de cozedura e solte a língua.3Coloque um único patim num tabuleiro de forno e solte a lingueta. Os patins de hóquei são grandes e na maioria dos fornos só cabe um de cada vez. Mesmo que caibam 2 no seu forno, cozer os patins 1 de cada vez aliviará a pressão sobre si, especialmente se for a primeira vez que coze um patim. Depois, desaperte todos os atacadores e coloque-os sobre o centro do patim e desaperte a lingueta.
    • Se a lingueta não for desapertada antes de cozer o patim, pode ter dificuldade em encaixar o pé no patim quando este estiver a ser moldado.
  4. Passo 4 Cozer o patim durante 6-8 minutos.4Cozinhe o patim durante 6-8 minutos. Coloque um temporizador para não perder a noção do tempo. Quando o patim estiver pronto, deve ser possível sentir um leve cheiro a plástico e o sapato estará macio. Retire o sapato imediatamente e comece o processo de moldagem.
    • Pode verificar a meio do processo de cozedura para se certificar de que está tudo bem. Abra a porta do forno e pressione suavemente o material exterior do patim que deve ter amolecido.
    • Não coza demasiado os patins. Se o fizer, pode danificar permanentemente o patim.

Moldar os patins

  1. Passo 1 Calce as meias que normalmente usa quando patina.1Coloque as meias que normalmente usa quando patina. A espessura das suas meias pode alterar a forma geral do molde quando experimenta o seu patim. Deve calçar as meias que usa habitualmente com os seus patins para obter um molde o mais exato possível.
  2. Passo 2 Leve o patim para uma cadeira logo depois de o tirar do forno.2Traga o seu patim para uma cadeira logo depois de o tirar do forno. O tempo é essencial quando se trata de moldar o patim. À medida que o patim arrefece, começa a moldar-se, pelo que tem de estar pronto o mais rapidamente possível.
  3. Passo 3 Dobrar a língua para a frente e colocar o pé no patim.3Dobre a língua para a frente e coloque o pé no patim. Deslize o pé para dentro do patim, certificando-se de que o calcanhar fica na parte de trás do patim. Bata o patim contra o chão algumas vezes para fixar o pé.
    • Se tiver aquecido o patim à temperatura correcta, o patim estará quente, mas não tão quente que se possa queimar.
  4. Passo 4 Volte a colocar a língua na canela e amarre o patim.4Traga a língua de volta para a sua canela e amarre o patim. Quando o pé estiver dentro do patim, volte a colocar a língua contra a canela para que fique direita. Com a língua na posição, amarre as botas como se fosse patinar, apertando-as tão bem quanto for confortável.
  5. Passo 5 Aguarde 15 minutos enquanto o patim se molda.5Espere 15 minutos enquanto o patim se molda. Mantenha o pé imóvel enquanto o patim se molda à volta do seu pé. O material à volta do patim começará a endurecer e a moldar-se à volta da forma do seu pé.
    • Se for confortável, coloque o calcanhar sob a cadeira e toque a borda frontal da lâmina contra o chão. Isto irá assemelhar-se à forma do seu pé quando está a patinar e resultará num melhor ajuste.
    • Se quiser que o patim seja mais largo, ponha-se de pé no patim para que o material se espalhe para fora. Ande de um lado para o outro com o patim. Mantenha-se de pé apenas com o seu peso deslocado uniformemente.
  6. Passo 6 Retire o patim e deixe-o arrefecer durante 24 horas.6Tire o patim e deixe-o arrefecer durante 24 horas. Após 15 minutos, desamarre o patim, retire-o e volte a amarrá-lo. Em seguida, coloque o patim num local fresco durante pelo menos 24 horas para que o material do patim solidifique.
    • Se usar o patim demasiado cedo após o processo de moldagem, arrisca-se a desfazer o molde que fez ou mesmo a danificar o patim.
  7. Passo 7 Repita o processo para o outro patim.7Repita o processo para o outro patim. Quando tiver acabado de cozer e moldar o primeiro patim, recomece todo o processo para o segundo patim. É melhor cozer os patins um de cada vez para que se possa concentrar em obter o melhor molde.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas