Como iscar um anzol de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprenda a prender todos os tipos comuns de isco ao seu anzol de pesca! Estão incluídas algumas directrizes sobre quando utilizar cada um deles, mas não se esqueça de perguntar a um pescador experiente ou a um funcionário de uma loja de iscos para obter conhecimentos locais mais específicos. Continue lendo para aprender todas as técnicas, desde enfiar uma minhoca até criar um freio de longa duração para iscas de peixe vivo.

Passos

Usando isca viva

  1. Passo 1 Use minhocas e larvas de farinha quando tiver dúvidas.1Use minhocas e larvas de farinha quando em dúvida. Esta isca é amplamente utilizada em muitos tipos de pesca. Utilize minhocas ou minhocas de estrume em água doce e minhocas de sangue ou minhocas de areia em água salgada. As minhocas e outras larvas vivas são normalmente utilizadas para a truta ou o robalo.
    • Perfure várias minhocas mais pequenas ou corte metades de minhocas para esconder o anzol numa massa de minhocas que se contorcem. Alguns anzóis vêm com anzóis mais pequenos presos ao lado para este fim.
    • Para minhocas grandes, passe uma única minhoca ao longo do anzol até que este fique quase ou completamente escondido.
    • Para as minhocas muito grandes, fure o anzol através de vários pontos do corpo. Deixe um comprimento na extremidade para se contorcer e atrair os peixes.
  2. Passo 2 Utilize vairões ou sardinhas como isco para fins gerais ou especialize-se com outra variedade.2Utilize vairões ou sardinhas como isco para fins gerais ou especialize-se noutra variedade. Muitos peixes alimentam-se de peixinhos, mas certifique-se de que escolhe um tamanho adequado para o seu peixe-alvo comer. As sardinhas também são óptimas iscas e atraem a maioria dos peixes. Pergunte na loja de isco que tipo de peixe local é que o seu alvo come também.
    • Se estiver a arrastar o isco atrás de si num barco em movimento (corrico), enganche o peixe por baixo da mandíbula e saia pelo topo, ou apenas pela mandíbula superior no caso de iscos especialmente grandes. Em alternativa, pode fisgá-lo através de ambas as narinas. Qualquer um destes métodos de anzol maximizará a capacidade do peixe de nadar com um movimento natural para atrair peixes predadores.
    • Para pescar parado ou em movimento lento, enganche o peixe isco no dorso, mesmo em frente da barbatana dorsal. Enganche-o por baixo da espinha dorsal para não o paralisar. Isto força o peixe a nadar mais freneticamente e de cabeça para baixo, atraindo a atenção. Pode afinar a profundidade colocando-o mais à frente da barbatana dorsal; isto faz com que nade num ângulo mais raso para baixo.
    • Se estiver a pescar em regime de freelining (pesca estacionária, sem bóias ou pesos), pode prender o isco perto da cauda para o fazer nadar para a frente. Para forçar a isca a nadar para baixo, enganche-a na boca e saia pelas guelras.
  3. Etapa 3 Enganchar certas espécies com lagostins.3Captura de certas espécies com lagostins. Os peixes que são atraídos pelo isco de lagostim incluem o robalo, o peixe-gato e o walleye.
    • Enfie o anzol superficialmente através da parte de trás ou da frente do lagostim, empurrando-o novamente para fora do mesmo lado. Não vá mais fundo do que o necessário para passar por baixo do segmento principal da concha, ou pode matar o lagostim.
    • Em alternativa, enfiar o anzol através da cauda carnuda. Isto pode esconder a maior parte do anzol e não atingirá nenhum dos órgãos vitais do lagostim. Comece na extremidade da cauda e empurre o anzol para fora mesmo antes do corpo.
  4. Passo 4 Utilize camarão quando pescar em água salgada perto da costa.4Utilize camarão quando pescar em água salgada perto da costa. O camarão é um isco comum e barato de que se alimentam muitas variedades de peixes costeiros, incluindo o cantarilho, o chicharro e a garoupa. A sua anatomia é semelhante à do lagostim, mas pode ser necessário utilizar um anzol mais fino para as variedades pequenas.
    • O anzol deve atravessar superficialmente o corpo ou a carne da cauda.
    • Retire alguns segmentos da carapaça para que o cheiro do camarão seja mais forte.
  5. Passo 5 Iscar os peixes de água doce com insectos.5Incentivar os peixes de água doce com insectos. Durante o verão, quando os insectos são abundantes, os pescadores podem simplesmente apanhar os adultos do chão ou as ninfas jovens debaixo da superfície da água para garantir o isco que faz parte da dieta dos peixes locais. As trutas são especialmente atraídas pelos insectos.
    • Os insectos devem ser manuseados com cuidado, uma vez que são facilmente mortos durante o isco.
    • Amarre um fio fino e flexível à haste do anzol e enrole-o cuidadosamente à volta do inseto para o fixar à secção do anzol.
    • Se não for possível fixá-lo com arame, o anzol deve ser colocado na parte de trás do corpo. Os órgãos vitais encontram-se principalmente na parte da frente e devem ser evitados. É indiferente a direção em que o inseto está virado.

Utilização de isco morto ou artificial

  1. Passo 1 Utilize pedaços de peixe para atrair peixes que caçam pelo cheiro.1Utilize pedaços de peixe para atrair peixes que caçam pelo cheiro. Isto inclui muitos peixes de água salgada, como a truta marinha e o peixe-azul, bem como peixes de água doce que se alimentam no fundo, como a carpa e o peixe-gato.
    • Se estiver a pescar a partir de um único local (pesca fixa), corte o peixe em pedaços suficientemente grossos para esconder a maior parte do anzol.
    • Se estiver a arrastar a linha de pesca atrás de um barco em movimento (corrico), corte o peixe em tiras longas e finas em forma de V. Perfure o anzol através da extremidade mais grossa para que a tira em movimento imite um peixe a nadar.
  2. Passo 2 Isco com cauda de lagostim em água doce ou salobra e cauda de camarão em água salgada.2Incentivar com cauda de lagostim em água doce ou salobra e cauda de camarão em água salgada. Qualquer peixe que caça lagostins, como o lúcio ou o peixe-gato, pode ser atraído por uma cauda cortada com o anzol empurrado ao longo do comprimento do centro carnudo. O mesmo processo de anzol pode ser utilizado para atrair peixes da costa com um isco de cauda de camarão.
  3. Passo 3 Personalize as bolas de massa de acordo com a sua espécie de peixe.3Personalize as bolas de massa de acordo com a sua espécie de peixe. A pasta comercial de bolas de massa pode ser comprada em variedades rotuladas que atraem robalo, truta ou outra espécie específica. Também pode fazer a sua própria massa, fervendo água quente, farinha, farinha de milho e melaço durante alguns minutos e deixando arrefecer. Os pescadores acrescentam qualquer coisa a esta receita, desde queijo a alho, nos seus esforços para atrair uma espécie de peixe específica.
    • Formar uma bola com a pasta sobre todo o gancho. Pressione-a no lugar para que o gancho fique completamente escondido. Alguns ganchos incluem molas de arame para ajudar a manter a bola de massa no sítio.
  4. Passo 4 Utilize amêijoa local e outra carne macia.4Utilize amêijoas locais e outras carnes macias. Os mariscos são óptimos para atrair peixes na sua área de origem. As amêijoas, os mexilhões, o fígado e outras carnes macias devem ser deixados ao sol para endurecerem antes de serem utilizados, ou então devem ser congelados previamente e utilizados quando estiverem parcialmente descongelados.
    • Quando a carne estiver endurecida, furar o anzol no maior número de sítios possível. Esconder a extremidade do gancho na carne.
    • Se, mesmo assim, a carne não aderir ao anzol ou se suspeitar que um peixe a pode arrancar, use fio fino ou arame para a atar.
  5. Passo 5 Comprar isco artificial para a profundidade correcta.5Comprar isco artificial para a profundidade correcta. Pode encontrar iscos artificiais que se afundam, flutuam ou ficam logo abaixo da superfície. Para além de se adaptarem aos hábitos dos seus peixes, podem encontrar iscos artificiais destinados a atrair uma espécie específica pelo seu cheiro ou aspeto.
    • Para fisgar uma 'larva' artificial normal, passe o anzol pela boca do isco até que a parte da frente atinja o olho do anzol. Empurre a ponta do anzol para fora através do estômago da larva.

Fazer um freio

  1. Passo 1 Aprenda a utilizar uma cabeçada.1Aprender a usar uma cabeçada. Uma cabeçada é atada entre o anzol e o peixe isco para manter o peixe isco vivo durante muito tempo e para aumentar as hipóteses de uma boa fisgada, uma vez que é difícil arrancar a cabeçada.
    • O bridão é mais frequentemente utilizado na pesca de água salgada para apanhar peixes maiores, uma vez que o peixe isco, proporcionalmente maior, é menos substituível e mais facilmente manipulado.
  2. Passo 2 Utilizar linha de pesca grossa e sintética ou fio dental de montagem.2Utilizar uma linha de pesca sintética grossa ou um fio dental. Um cordão grosso de Dacron (também chamado Terylene ou Lavsan fora dos Estados Unidos) funciona bem. Não use fio fino, pois pode cortar o peixe isco.
  3. Etapa 3 Amarrar as pontas...3Amarre as extremidades da linha. Faça um laço com as extremidades de 6 mm a 12 mm (1/4' a 1/2'), ou 'etiquetas', para fora.
  4. Passo 4 Puxe o nó o mais apertado possível.4Puxe o nó o mais apertado possível. Puxe ambas as extremidades do laço para apertar o nó o mais possível sem puxar as etiquetas.
  5. Passo 5 Utilize um isqueiro para derreter as pontas da linha (opcional).5Use um isqueiro para derreter as pontas da linha (opcional). Mantenha a chama do isqueiro sobre as duas pontas até estarem suficientemente derretidas para não poderem passar através do nó.
    • Puxe o laço com a maior força possível para garantir que não se desfaça.
  6. Passo 6 Preparar para atar...6Prepare-se para amarrar a cabeçada ao anzol de pesca. Coloque o anzol de pesca em cima da cabeçada, assente numa superfície plana. Siga os passos seguintes para prender os dois juntos, se não souber como fazer um 'nó de vaca'.
    • A extremidade do nó deve ser posicionada a uma curta distância acima da parte inferior da forma de 'J' do anzol (ou da base do 'O' para um anzol circular), com o resto do freio a passar por baixo do anzol e a estender-se abaixo do 'J'.
  7. Passo 7 Passe a extremidade do laço por cima do anzol e por baixo do nó.7Passe a extremidade do laço por cima do anzol e por baixo do nó. Deve passar por cima da curva em J do anzol de pesca e entre os dois lados da linha junto à extremidade do nó.
  8. Passo 8 Apertar bem o nó.8Fechar bem o nó. Puxe a linha para fora de modo a que fique apertada contra a curva em J do anzol de pesca.
  9. Etapa 9 Fixar o freio...9Fixar o freio no lugar. Enrole o lado mais próximo da extremidade do anzol sobre a ponta do anzol e puxe-o firmemente contra o nó. Isto impede-o de deslizar ao longo do anzol.
    • Faça um segundo 'engate' como este se quiser que fique mais seguro.
  10. Passo 10 Mantenha-o pronto para ser fixado ao isco vivo.10Mantenha-o pronto para ser fixado ao isco vivo. Muitos pescadores preparam cabeçadas e anzóis de vários tamanhos para estarem preparados para qualquer tamanho de isco que apanhem. Também pode trazer o seu próprio num tanque de isco ou praticar com isco morto para apanhar o jeito.

Bridling com isco vivo

  1. Passo 1 Prepare o seu freio com antecedência.1Prepare o seu freio com antecedência. Se o isco vivo tiver de permanecer vivo e com um aspeto natural durante o máximo de tempo possível, pode fixá-lo com um freio seguro em vez de um anzol prejudicial.
    • Peça a um pescador mais experiente para fazer um freio para si, ou siga as instruções para Fazer um freio para criar o seu próprio freio.
  2. Passo 2 Coloque uma agulha de croché no isco vivo.2Coloque uma agulha de croché através do isco vivo. Pode fazê-lo através das órbitas oculares, por cima ou à frente dos olhos (não através deles), ou através de um buraco nas costas, perto da cabeça.
    • Pode utilizar uma agulha de isco vivo de olho aberto em vez de uma agulha de croché.
  3. Etapa 3 Fixar o freio e passá-lo para trás.3Ancaixe o freio e puxe-o para trás. Utilize a extremidade da agulha para apanhar a extremidade do laço do freio e puxe-o através do peixe.
    • Manter o laço seguro para que o peixe não o puxe de novo para fora.
  4. Passo 4 Passar a ponta do anzol pelo laço do lado oposto do peixe.4Pôr a ponta do anzol através do laço do lado oposto do peixe. Agora, deve poder soltar a linha e manter o anzol e o peixe na mão.
  5. Passo 5 Torcer o anzol várias vezes.5Torça o anzol várias vezes. Isto permite que a linha fique frouxa e aproxima o anzol do peixe. Faça isso até que haja apenas um pequeno espaço entre a cabeça do peixe e as torções da linha.
  6. Passo 6Passar o anzol através do espaço entre o peixe e as torções.6Passar o anzol através do espaço entre o peixe e as torções. Enfiar a ponta do anzol entre os dois lados do laço, mesmo por cima da cabeça do peixe.
  7. Passo 7 Soltar um pouco de linha de pesca e colocar cuidadosamente o isco na água.7Deixe sair um pouco de linha de pesca e coloque cuidadosamente o isco na água. Se o equipamento foi feito corretamente, deverá poder utilizar o seu isco vivo durante horas sem que este escape ou morra. Mas esperemos que apanhe alguma coisa antes disso!

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQual é o melhor isco para apanhar peixe? Tente usar algo como camarão, lulas ou sardinhas para apanhar peixes com sucesso.
  • PerguntaComo posso evitar ficar preso na relva do canal? Utilize um equipamento Texas sem ervas daninhas para a pesca artificial e um equipamento de helicóptero para o isco vivo.

Dicas

  • Pergunte a alguém na loja de isco se não tiver a certeza do tipo de isco a utilizar na sua zona.
  • Se a sua isca continuar a sair do anzol, mude para um anzol com mais farpas, ou um mais adequado em tamanho e forma ao seu objetivo de pesca.
  • Mantenha sua vara de pesca segura e solte linha de pesca suficiente para que você possa segurar o anzol com facilidade.

Avisos

  • Use apenas iscas vivas locais e não solte o excesso de isca para preservar o ambiente local.

Coisas que vai precisar

  • Isco (qualquer tipo)
  • Anzol
  • Luvas (se preferir não sujar as mãos)
  • Faca e pinça; tábua de cortar (para cortar o isco)
  • Linha de pesca grossa
  • Gancho de croché ou agulha de olho aberto para isco vivo
  • Isqueiro (opcional)