Como ensacar e transportar peixes vivos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se está interessado em vender peixes vivos para além da sua área local, tem de aprender a ensacá-los e enviá-los. É essencial que obtenha os materiais adequados, prepare os peixes para a viagem, embale e acondicione os peixes corretamente e providencie uma expedição e recolha cuidadosa mas rápida. Se você seguir o processo da maneira correta, a maioria significativa dos seus peixes chegará em boa saúde.

Passos

Reunindo Suprimentos e Preparando os Peixes

  1. passo 1 compre sacos e caixas de transporte concebidos para o transporte de peixes.1Compre sacos e caixas de transporte concebidos para o transporte de peixes. Escolha sacos de plástico concebidos especificamente para o transporte de peixes - devem ter um fundo plano quando cheios e ter pelo menos 3 milímetros de espessura (e idealmente 4 ou mais milímetros). Da mesma forma, utilize contentores de transporte de peixe que tenham caixas exteriores de cartão resistente e caixas interiores de esferovite que encaixem perfeitamente no interior.
    • Pode encomendá-los online a empresas que lidam com peixes exóticos. Também os pode encontrar em lojas de peixe ou de animais.
    • Os sacos e as caixas são de vários tamanhos. Se estiver a colocar um único peixe em cada saco - que é o método mais seguro - escolha sacos que sejam cerca de 3 vezes mais largos do que o comprimento médio da sua raça de peixe. Escolha o tamanho da caixa com base no número de sacos que pretende enviar de cada vez.
    • O expedidor escolhido pode não exigir absolutamente sacos e caixas específicos para peixes, mas são a sua melhor aposta para fazer chegar os seus peixes ao destino.
  2. passo 2 coloque os seus peixes num aquário de isolamento durante 24-48 horas sem os alimentar.2Coloque os seus peixes num aquário de isolamento durante 24-48 horas sem os alimentar. Mova os peixes que pretende enviar para um aquário separado que esteja à sua temperatura de água ideal. Utilize um arejador e um filtro para manter a água limpa, rica em oxigénio e devidamente condicionada de acordo com as necessidades da raça do peixe.
    • Não alimente os peixes enquanto estiverem isolados. O objetivo é que eles produzam o mínimo de resíduos possível durante a viagem.
    • Verifique se há sinais de doença durante este período, uma vez que não quer enviar peixes doentes - especialmente para um cliente pagante.
  3. passo 3 diminua a temperatura da água gradualmente para a sua raça de peixe's lower limit.3Diminua a temperatura da água gradualmente até ao limite inferior da sua raça de peixe. Durante o período de isolamento de 24-48 horas, reduza gradualmente a temperatura da água desde o limite ideal até ao limite inferior saudável para essa raça de peixe. Baixe o aquecedor do aquário um pouco mais a cada poucas horas e verifique o progresso com um termómetro de aquário.
    • Este processo vai abrandar o metabolismo dos peixes, o que significa que vão consumir menos oxigénio e produzir menos dióxido de carbono e resíduos.
    • Poderá pensar que deve aumentar a temperatura para compensar a perda de calor durante o transporte, mas o isolamento da caixa - juntamente com almofadas de aquecimento, se necessário - tratará disso.

Ensacar o peixe

  1. passo 1 encha o saco com menos de metade da água do aquário e, em seguida, adicione os peixes.1Encha o saco com menos de metade da água do aquário e depois adicione o peixe. Basicamente, o objetivo é encher o saco com água suficiente para sustentar os peixes durante a viagem e deixar o máximo de espaço possível para o ar oxigenado no saco. Quando tiver enchido o saco com um terço a metade da água do aquário, apanhe os peixes com uma rede de aquário e coloque-os no saco.
    • Compre sacos maiores se enchê-los até meio não fornecer água suficiente para cobrir os peixes e permitir-lhes alguma liberdade de movimentos.
    • Para apanhar os peixes mais facilmente, encurrale-os num canto do aquário com a pá e, em seguida, levante a pá por baixo deles. Utilize movimentos firmes em vez de movimentos bruscos que possam assustar os peixes.
    • Os carregadores de peixes experientes sabem quantos peixes podem colocar num único saco para maximizar os seus esforços. No entanto, até ganhar essa experiência, é muito mais sensato colocar apenas um peixe num saco. Pode, no entanto, colocar vários sacos na caixa.
  2. passo 2 adicione oxigénio puro ao saco, se possível.2Adicione oxigénio puro ao saco, se possível. Se tiver acesso a uma garrafa de oxigénio condensado, use-a para encher o saco depois de adicionar a água e os peixes. Isto fornecerá à água - e, por sua vez, aos peixes - uma quantidade substancialmente maior de oxigénio durante a viagem.
    • Caso contrário, utilize uma bomba manual para encher o saco com ar ambiente. Isto deve ser suficiente para sustentar os peixes durante 2-3 dias na maioria dos casos.
    • Não insufle o saco expirando para dentro dele como se fosse um balão. Vai enchê-lo com dióxido de carbono e o peixe não sobreviverá à viagem.
  3. passo 3 prenda bem a parte de cima do saco com elásticos.3Prenda bem a parte de cima do saco com elásticos. Dobre a aba na parte superior do saco e, em seguida, enrole e torça um elástico sobre a aba dobrada tantas vezes quanto possível. Adicione um segundo ou terceiro elástico para maior segurança.
    • Apesar de um saco de alta qualidade ser suficiente, pode adicionar alguma segurança ao ensacar o peixe duas vezes, três vezes ou mesmo quatro vezes. Feche a parte de cima destes sacos extra depois de ter fechado o saco principal.

Embalar o peixe para expedição

  1. passo 1 colocar o material de isolamento e o peixe ensacado na caixa de esferovite.1Coloque o material de isolamento e o peixe ensacado na caixa de esferovite. Forre o fundo da caixa com jornal amassado, plástico-bolha ou amendoins de isopor. Em seguida, aninhar o saco ou sacos na caixa de esferovite e preencher os restantes espaços abertos com mais jornal amassado (ou outro material).
    • O material de embalagem que envolve o saco, juntamente com a própria caixa de esferovite, proporciona proteção durante o transporte e ajuda a isolar e a manter a temperatura da água no interior do saco.
  2. passo 2 adicione pacotes de calor/frio embrulhados em jornal, se necessário.2Adicione pacotes de calor/frio embrulhados em jornais, se necessário. Não congele os pacotes de frio nem sobreaqueça os pacotes de calor - em vez disso, arrefeça-os ou aqueça-os de modo a que fiquem ligeiramente abaixo ou acima da temperatura atual da água. Em seguida, embrulhe-os em jornal e aninhe-os no material isolante que envolve o(s) saco(s) de peixe.
    • O material isolante e a esferovite devem ser suficientes para manter a temperatura da água durante, pelo menos, 24 horas. No entanto, se a caixa for exposta a temperaturas muito altas ou baixas durante o transporte, se o processo de transporte demorar mais de 1 dia ou se os peixes forem muito sensíveis a flutuações de temperatura, adicione alguns pacotes de calor ou frio.
    • Não colocar um saco com peixes diretamente sobre um saco de calor/frio.
    • Dois pacotes de calor/frio devem ser suficientes para uma pequena caixa de transporte de peixes.
  3. passo 3 selar a tampa da caixa de esferovite e colocá-la na caixa de cartão.3Vedar a tampa da caixa de esferovite e colocá-la na caixa de cartão. Pressione bem a tampa na caixa de esferovite - deve ficar bem justa. Para maior segurança, enrole um pouco de fita adesiva à volta da costura da tampa. De seguida, coloque a caixa de esferovite dentro da caixa exterior de cartão - mais uma vez, deve ficar bem ajustada.
    • Utilize uma fita adesiva de boa qualidade para selar a caixa de cartão depois de ter colocado a caixa de esferovite no seu interior.
  4. passo 4 adicione etiquetas, como fragile, live fish, and this side up to the box.4Adicione etiquetas, como 'frágil', 'peixe vivo' e 'este lado para cima' à caixa. A maioria das caixas concebidas para o transporte de peixes já vem com uma etiqueta bem visível no exterior. No entanto, nunca é demais pegar num marcador e adicionar algumas etiquetas adicionais.
    • Se a sua caixa exterior não estiver pré-rotulada, adicione uma notação proeminente de 'peixe vivo', 'este lado para cima' e 'frágil' em cada lado. Utilize letras grandes e em bloco que sejam fáceis de ler.
  5. passo 5 endereçar a caixa.5Endereçar a caixa. Escreva o endereço do destinatário no centro da caixa em letras grandes e claras e, em seguida, inclua o endereço de devolução no canto superior esquerdo. Coloque as etiquetas de envio que forem necessárias.

Envio do seu peixe

  1. passo 1 utilize um expedidor que aceite envios de animais vivos.1Use um remetente que aceite remessas de animais vivos. Não tente passar uma caixa sem etiqueta por uma empresa de transporte para poupar algum dinheiro. Obterá resultados muito melhores se utilizar uma empresa que saiba lidar com o envio de animais vivos. Por exemplo:
    • O Serviço Postal dos EUA aceita todos os envios de peixes vivos, desde que siga os requisitos de embalagem e etiquetagem.
    • A UPS geralmente envia peixes vivos se você notificar a empresa com antecedência e seguir os requisitos de embalagem.
    • A FedEx não envia peixes vivos como parte do seu serviço regular - podem, no entanto, fornecer um serviço business-to-business através do seu Live Animal Desk.
  2. passo 2 pagar pelo envio noturno/expresso sempre que possível.2Pague pelo envio noturno/expresso sempre que possível. Quando se trata de enviar peixes, quanto mais curto for o tempo de envio, melhor. O transporte noturno é normalmente mais caro, mas dá aos peixes a melhor hipótese de chegarem de boa saúde.
    • Trabalhe com o seu transportador para organizar o menor número possível de transferências e escalas.
    • Se os peixes forem transportados por via aérea durante pelo menos uma parte da viagem, tente arranjar um armazenamento com controlo climático durante a viagem aérea.
    • Se conseguir entregar o peixe ao destinatário no prazo de 24 horas, os resultados serão geralmente bons. 48 horas é mais arriscado, mas muitas vezes resulta bem. Os prazos de envio mais longos tornam-se cada vez mais arriscados.
  3. passo 3 coordenar com a empresa de transporte e o destinatário da caixa's arrival.3Coordene-se com a empresa de transporte e o destinatário para a chegada da caixa. Contacte o destinatário e certifique-se de que ele estará pronto para receber o peixe quando este chegar. O ideal é que ele possa aceitar a encomenda diretamente do estafeta. Dessa forma, ele pode abrir a caixa e começar a aclimatar o peixe à sua nova casa de imediato.

Perguntas e Respostas da Comunidade

  • QuestãoÉ importante o tipo de saco utilizado? Depende do tempo que demora a chegar ao cliente. Utilize sacos de respiração especialmente concebidos para permitir a saída de dióxido de carbono e a entrada de oxigénio no saco.
  • PerguntaQuando diz encher com ar ou oxigénio, quer dizer oxigénio puro ou uma mistura para mergulho? O que podes fazer é colocar o peixe no saco e tentar apanhar algum do ar da sala para dentro do saco, ou seja, puxá-lo para cima e fechar o saco rapidamente para que haja algum ar ou oxigénio no saco. Certifica-te de que o saco está metade cheio de água e a outra metade de ar.
  • PerguntaDevo colocar cada peixe num saco separado? Posso enviar cerca de 12-15 peixes na mesma caixa? Se tiver peixes pequenos (por exemplo, mollies, guppies, tetras néon), pode colocar até 5 peixes num saco. Com peixes maiores, coloque no máximo 2 peixes por saco. Pode enviar o número de peixes que quiser numa caixa, desde que caibam todos.

Dicas

Avisos

  • Adicione apenas 1 peixe por saco, porque os peixes produzem resíduos, que se transformam em amónia - e muita amónia matará os peixes. Mais peixes significam mais amoníaco na água do saco.
  • Não coloque nenhum alimento no saco, pois isso poluirá a água.