Como fazer uma corda trançada nas costas

Autor do artigo:Gabriel Silva

O entrançado é uma forma de unir os fios soltos da corda. A corda entrançada pode ser utilizada de várias formas, incluindo como uma trela para cavalos. Não são necessários muitos materiais para entrançar a corda. Você pode fazer um simples nó de coroa e, em seguida, entrelaçar os fios da corda com a mão para formar tranças grossas e fortes.

Passos

Fazer um nó de coroa

  1. Passo 1 Desembrulhe 25 cm de corda em 3 fios.1Desembrulhe 25 cm de corda em 3 fios. Vai precisar de uma corda com 3 fios. Se olhar bem para a corda, pode ver os 3 fios grossos em espiral à volta uns dos outros. Comece a separá-los à mão. Pode passar uma caneta ou outra ferramenta entre os fios para os soltar.
    • Utilize uma fita métrica para determinar a distância a percorrer na corda.
    • Escolha uma corda mais comprida, de preferência com cerca de 3 m de comprimento, se tenciona utilizá-la como guia.
    • Terá dificuldade em obter uma trança forte se desfiar menos de 20 cm da corda.
  2. Passo 2 Coloque fita adesiva na extremidade de cada fio de corda.2Fita a extremidade de cada fio de corda. Desfazer a corda deixa-o com 3 fios que se desgastam facilmente se não forem protegidos. Pode cobri-los com fita isoladora ou fita adesiva. Coloque um pouco de fita adesiva na extremidade de cada fio, envolvendo-o até a ponta. Enrole cada fio individualmente.
    • Lembre-se de cobrir todos os 3 fios. Isto protegerá a sua corda enquanto a entrança.
  3. Passo 3 Segure a corda por baixo da secção não trançada.3Segure a corda por baixo da parte não enrolada. Agarre-a firmemente com 1 mão. Utilizar a outra mão para unir as secções da corda, criando um nó em coroa. Manter a corda presa até o nó estar concluído.
    • Afaste os fios da corda com a mão livre para os poder ver melhor.
  4. Passo 4 Enrole 1 fio sobre o fio à sua direita.4Enrole 1 fio sobre o fio da direita. Pode começar com qualquer um dos 3 fios. Para facilitar o processo, pode começar com o fio mais à esquerda. Pegue na madeixa da esquerda e coloque-a sobre a madeixa ao lado. Deixe-a pendurada por enquanto.
    • Se começar com um fio diferente, tenha cuidado. Trabalhe lentamente para entrelaçar os fios na ordem correcta.
  5. Passo 5 Enrole o segundo fio sobre os outros fios.5Loop o segundo fio sobre os outros fios. Agarre-se à extremidade da fita adesiva do segundo fio. Esta deve ter o primeiro fio pendurado sobre ela. Enrole-a de modo a passar por cima do terceiro fio e a chegar ao primeiro fio, que está à sua esquerda.
    • Certifique-se de que a cauda da primeira madeixa mais à esquerda fica sobre a segunda madeixa.
  6. Passo 6 Passe a terceira madeixa pelo laço criado pela primeira madeixa.6Passe a terceira madeixa pelo laço criado pela primeira madeixa. Pegue na terceira madeixa. Passe-a cuidadosamente por cima da segunda madeixa e em direção à primeira madeixa. Baixe-a para junto da parte interior da primeira madeixa.
    • Desta forma, forma-se o nó de coroa. Se as madeixas se soltarem, volte a colocar as madeixas e recomece desde o início.
  7. Passo 7 Puxe os fios para apertar o nó.7Puxe os fios para apertar o nó. O nó deve ficar bem justo na corda. Para o efeito, puxe um pouco a extremidade de cada fio. Usar uma quantidade igual de pressão deve garantir que todos os fios fiquem do mesmo tamanho.
    • Continue ajustando o nó até que ele fique firme na corda.

Entrelaçar os fios da corda

  1. Passo 1 Separe os fios da corda por baixo do nó.1Separe os fios da corda por baixo do nó. Descer a mão do nó da coroa. A corda por baixo do nó ainda está intacta. Pode separar os fios para os soltar como fez anteriormente. Pode utilizar uma caneta ou outra ferramenta se necessitar de mais força, mas só pode desfazer pequenas quantidades de corda de cada vez.
    • Terá de continuar a desfazer a corda à medida que vai tecendo os fios numa trança.
  2. Etapa 2 Puxe 1 dos fios soltos através de 1 dos fios subjacentes.2Puxe 1 dos fios soltos através de 1 dos fios subjacentes. Embora tenha feito um nó de coroa anteriormente, ainda terá excesso de corda acima dele. Pegue numa dessas 'caudas' de corda em excesso. Puxe-a para o lado e depois para baixo, para os fios da corda diretamente por baixo do nó. Enrole-a por baixo do fio mais próximo e puxe-a até ao fim.
    • A cauda e o fio com que começa não importa, mas preste atenção às secções de corda que envolve.
  3. Passo 3 Enrolar o segundo rabo solto nos fios da corda.3Enrole o segundo rabo solto nos fios da corda. Pegue noutro rabo solto e faça o mesmo que fez com o primeiro rabo. Traga-o para cima e para baixo em direção ao nó, enrolando-o por baixo de outro fio de corda. Para tornar a trança consistente, escolha novamente o fio mais próximo. Puxe a cauda completamente para a apertar.
    • Certifique-se de que passa a cauda por baixo de um fio de corda diferente do que usou anteriormente. Cada rabo deve passar por baixo de um fio vizinho diferente.
  4. Passo 4 Repita a operação de laçar e apertar o terceiro rabo e o terceiro fio.4Repita a operação de laçar e apertar o terceiro rabo e o fio. Pegue na terceira cauda solta, depois traga-a para cima e para baixo em direção ao nó para a enrolar por baixo da última madeixa restante. Este fio não deve ser enrolado à volta de nenhuma das outras caudas. Puxe a cauda da corda para completar a parte inicial da trança.
  5. Passo 5 Enrolar alternadamente cada rabo e cada fio até terminar a trança.5Alternar o laço de cada rabo e fio até terminar a trança. Volte à primeira cauda que enrolou. Puxe-a para cima, depois para baixo e por baixo da madeixa mais próxima. Puxe-a até ao fim para a apertar. De seguida, passe para a segunda e terceira cauda, repetindo o processo de cada vez. Continue a fazer isto até chegar às pontas das caudas.
    • Para fazer uma trança forte, enrole as caudas uma de cada vez. Troque os rabos depois de cada passagem.
    • A trança deve parecer consistente. Se não for o caso, desfaça os laços. É possível que tenha ligado uma cauda com um fio incorreto.
  6. Passo 6 Puxar as extremidades da corda para apertar a trança.6Puxar as extremidades da corda para apertar a trança. Quando terminar de fazer a trança, as 3 caudas mal sairão da corda. Puxe-as o mais possível para que a trança não se desfaça. Não precisa de se preocupar em aplicar uma quantidade igual de pressão. Desde que puxe os 3, a trança deve ficar suficientemente apertada.
  7. Passo 7 Cortar as pontas de corda em excesso perto das tranças.7Corte as pontas de corda em excesso perto das tranças. Estas pontas são as mesmas que enrolou à volta dos fios da corda. São facilmente identificadas pela fita que utilizou para evitar que se desfiassem. Verá a fita a sair da trança. Com uma tesoura afiada, corte estas pontas o mais próximo possível da trança.
    • Se a trança parecer solta, pode tentar colocar fita adesiva à volta das áreas onde cortou as pontas. A fita adesiva pode conseguir manter a corda unida durante a sua utilização.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaAlguém já usou corda de nylon de 3 fios? Está bastante solta, estou a pensar em derreter as pontas na trança e depois cobri-la com tubo termorretráctil. Isto parece-me viável. Sim, parece apropriado que a fusão das pontas seja a melhor solução neste caso. Derreter as pontas na trança torná-la-ia muito mais limpa do que apenas fita adesiva.

Pontas

  • Se a corda não estiver lisa, tente enrolá-la entre as suas mãos. Isto deve eliminar quaisquer fios desgastados.
  • Você pode amarrar um mosquetão na outra ponta da corda, e então prendê-la numa coleira de cachorro ou rédea de cavalo.

Coisas que vai precisar

  • Corda de 3 fios
  • Fita adesiva ou eléctrica
  • Tesoura