Como evitar escorregar na neve

Autor do artigo:Gabriel Silva

Caminhar na neve pode ser uma tarefa traiçoeira. Não há nada pior do que escorregar embaraçosamente no gelo e ver as pessoas a rirem-se ou a rirem-se do seu infortúnio. Não só fere o seu ego, como também pode ferir o seu corpo. Esta situação embaraçosa pode ser evitada, no entanto, se se preparar bem para um passeio em superfícies escorregadias e se se movimentar corretamente enquanto caminha na neve.

Passos

Usar o calçado correto

  1. Passo 1 Usar sapatos ou botas com tração.1Usar sapatos ou botas com tração. Não há nada pior do que usar calçado sem aderência ao caminhar na neve. Vai fazê-lo escorregar num instante. Em vez disso, escolha ténis ou botas que tenham muita tração. Se as solas tiverem degraus com ranhuras profundas, é menos provável que escorreguem quando dá um passo.
    • Evite usar sapatos instáveis ou qualquer tipo de calçado sem piso enquanto caminha na neve. O uso de calçado sensato na neve ajudá-lo-á imenso.
    • Naturalmente, os sapatos concebidos para serem usados na neve são provavelmente a melhor escolha. Devem ter uma óptima tração para a neve, além de serem geralmente à prova de água.
  2. Etapa 2 Comprar sapatos ou botas com apoio para o tornozelo.2Obter sapatos ou botas com apoio para o tornozelo. O apoio do tornozelo pode ajudá-lo a evitar uma escorregadela. O apoio dos tornozelos permite-lhe ter mais estabilidade quando os seus pés começam a falhar, especialmente se tiver tornozelos fracos. O apoio do tornozelo também pode ajudá-lo a evitar lesões no tornozelo se cair de facto.
    • Sem apoio para os tornozelos, é mais provável que sofra uma distensão do tornozelo se cair, especialmente se já tiver lesionado os tornozelos anteriormente. Pode tentar usar os tornozelos para se estabilizar se começar a escorregar, o que pode lesionar um tornozelo instável.
  3. Etapa 3: Adicione mais aderência aos seus sapatos.3Adicione mais aderência aos seus sapatos. Se vai andar muito na neve e não está muito entusiasmado com a aderência dos seus sapatos, adicione-lhes alguma tração. É possível comprar pegas de gelo amovíveis que podem ser adicionadas a qualquer sapato ou bota. Normalmente, podem ser colocadas e retiradas facilmente e aumentarão imenso a sua estabilidade.
    • Se estiver numa situação de emergência, coloque um saco de plástico ou uma meia por cima do calçado. Isto aumentará significativamente a aderência.
  4. Passo 4 Retirar a neve do calçado.4Tirar a neve do calçado. Independentemente do tipo de calçado que escolher, certifique-se de que retira a neve do mesmo quando tiver oportunidade. Isto irá limpar as ranhuras da sola e permitir-lhes criar novamente tração. Aproveite todas as oportunidades que tiver para tirar a neve do calçado.
    • Tirar a neve dos sapatos evita que o gelo derreta no calçado e dá-lhe um conforto extra ao caminhar.

Caminhar na neve

  1. Passo 1 Não tenha pressa.1Não tenha pressa. É importante não ter pressa quando se está a caminhar na neve. Mesmo que esteja atrasado ou a tentar chegar rapidamente a algum lado, mantenha a calma e ande devagar. Se tentar apressar os passos, pode acabar por chegar atrasado porque se magoou.
    • Caminhe com passos curtos e cautelosos para evitar escorregar.
  2. Passo 2 Mantenha o seu peso ligeiramente inclinado para a frente sobre a parte interior dos pés.2Mantenha o seu peso ligeiramente inclinado para a frente na parte interior dos pés. Isto significa que estará a andar um pouco como um pinguim. Esta posição será mais estável quando tentar deslocar-se numa superfície escorregadia.
    • Se cair enquanto caminha nesta posição, é mais provável que caia para a frente do que para trás.
  3. Passo 3 Andar sobre a gravilha!3Caminhe sobre a gravilha! Se tiver a opção de andar numa superfície mais estável, deve fazê-lo. Os passeios cobertos de areia ou de lixo ajudá-lo-ão a andar mais facilmente e poderá até conseguir acelerar o seu ritmo.
    • Lembre-se que um passeio com areia não é antiderrapante! Embora possa ser capaz de andar um pouco mais depressa, não abandone completamente a cautela. Pode acabar por chegar a um ponto escorregadio e os seus pés escorregarem mesmo por baixo de si.
  4. Passo 4 Evite andar sobre neve muito compactada.4Evite andar sobre neve muito compactada. Caminhe perto das extremidades do passeio onde poucos já caminharam. A neve compactada pode transformar-se rapidamente em gelo, que é muito mais escorregadio. Em vez disso, caminhe na neve que ainda está fofa e menos escorregadia.
    • Pode ficar com os sapatos cheios de neve quando andar na neve mais profunda, mas isso é melhor do que escorregar e cair.
  5. Passo 5 Concentre-se em caminhar.5Concentre-se em caminhar. Preste atenção para onde está a ir e não se distraia da concentração nos seus passos. Tente pensar alguns passos à frente e planear os seus próximos movimentos antes de os fazer. Isto ajudá-lo-á a escolher o melhor caminho e a evitar áreas particularmente escorregadias.
    • Certifique-se de que não esbarra nas outras pessoas à sua volta por estar tão concentrado nos seus passos. É necessário estar atento ao que o rodeia, para além de ser cauteloso com os seus passos.

Remoção da neve

  1. Passo 1 Limpar o passeio com pá.1Retirar a neve do passeio. A melhor forma de evitar escorregar na neve é, antes de mais, evitar caminhar sobre ela. Assim, se não quer escorregar na neve em frente à sua casa, então dedique algum tempo a removê-la. Limpar a neve pode ser uma tarefa difícil que requer muita energia, mas vale a pena o trabalho se puder evitar cair, ou que alguém caia, em frente à sua casa.
    • Certifique-se de que se prepara bem para limpar a neve antes de o fazer. Adquira uma boa pá de neve que o ajude a mover a neve eficazmente e faça um bom alongamento antes de se esforçar. Os alongamentos antes de limpar a neve ajudá-lo-ão a evitar lesões causadas pelo trabalho árduo.
  2. Passo 2 Colocar a gravilha.2Colocar areia. Por vezes, depois de limpar a neve com a pá, ainda há uma camada congelada que pode ser muito escorregadia. Isto acontece sobretudo se a neve restante derreter um pouco e depois voltar a congelar, formando uma camada de gelo. Para evitar escorregar neste gelo, coloque uma camada de gravilha depois de limpar com a pá. Isto assegurará que não escorrega quando anda na zona.
    • A camada de areia pode variar. Algumas pessoas utilizam um pequeno cascalho ou areia, enquanto outras utilizam areia de gato para dar tração ao passeio.
  3. Passo 3 Colocar gelo derretido.3Coloque gelo derretido. Se quiser que o seu passeio fique completamente livre de gelo e neve, pode colocar um produto para derreter o gelo. Pode utilizar sal ou um produto de derretimento de gelo do fabricante. Estes produtos são feitos de químicos que baixam o ponto de congelação da água, derretendo assim toda a neve com que entram em contacto.
    • Os produtos para derreter o gelo podem ser encontrados numa loja de artigos para a casa.
    • Não se esqueça de procurar avisos na embalagem de um produto para derreter gelo que esteja a pensar utilizar. Pode haver avisos sobre as superfícies em que podem ser aplicados e sobre as quais se deve evitar o contacto com o produto.
    • Para além de derreter o gelo, o sal pode danificar gravemente, ou matar, plantas e animais selvagens. Certifique-se de que o utiliza com moderação se estiver preocupado com a saúde das plantas e dos animais perto do seu passeio. De facto, algumas cidades proibiram a utilização de sal para proteger a vida selvagem.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaÉ verdade ou mito que posso evitar escorregadelas quando começo a andar ao ar livre se parar para deixar as solas dos meus sapatos arrefecerem até à temperatura da superfície? Mito. A escorregadela depende da aderência, que se deteriora com o frio. Uma sola flexível e com tachas fará com que a neve se agarre a ela, quer esteja frio ou não. O calçado de inverno é concebido a pensar na neve e, também aqui, é indiferente se está frio ou não. Portanto, não, parar para deixar as solas arrefecerem não faz mais do que perder tempo.
  • PerguntaE se eu não tiver gelo derretido e não estiver preparado para o inverno? Basta ter cuidado com a velocidade a que vai e ter atenção onde pisa. Tente também evitar zonas com muito gelo.

Dicas

  • Mantenha o telemóvel carregado e consigo quando sair para a neve. Se acabar caindo e se machucando, terá uma forma de entrar em contato com ajuda.

Avisos

  • Tente não correr a menos que esteja em uma área sem absolutamente nenhum gelo ou neve.