Como evitar tubarões

Autor do artigo:Gabriel Silva

Acredite ou não, os tubarões são uma das criaturas mais incompreendidas da natureza. Embora os tubarões sejam predadores tão eficientes e mortais que se mantiveram praticamente inalterados durante centenas de milhões de anos, os ataques de tubarões a humanos matam apenas algumas pessoas por ano - estatisticamente, é muito mais provável ser atingido por um raio ou simplesmente afogar-se a nadar na praia. No entanto, se usar cautela e técnicas preventivas de senso comum, é possível reduzir ainda mais o risco de um ataque de tubarão. Aprenda estas dicas simples hoje para uma vida inteira de natação segura!

Passos

Evitar locais de natação perigosos

  1. Passo 1 Obedecer a todos os avisos afixados na praia.
    Obedeça a todos os avisos afixados na praia. A melhor coisa que você pode fazer para evitar ver um tubarão é simplesmente prestar atenção a toda e qualquer informação de segurança na praia. Preste atenção a todos os sinais afixados e ouça as instruções de figuras de autoridade como salva-vidas, patrulheiros de praia e guardas florestais. Se determinadas actividades, como mergulho, caiaque, surf, etc., forem proibidas na água, não as pratique. Estas regras existem para o manter em segurança.
    • Por vezes, as autoridades decidem que a forma mais fácil de proteger os frequentadores da praia é mantê-los completamente fora de água. Embora possa ser dececionante ir à praia e saber que foi encerrada, não tente desobedecer a estas regras. O seu objetivo não é estragar a sua diversão, mas sim salvar vidas.
    • Siga as notícias e as fontes online sobre avistamentos de tubarões e evite locais onde um tubarão tenha sido avistado recentemente.
  2. Passo 2 Evite nadar de madrugada, ao entardecer ou à noite.
    Evite nadar ao amanhecer, ao entardecer ou à noite. A maioria dos tubarões caça nestas alturas e são naturalmente mais activos e agressivos quando caçam. Não nade nestas alturas para evitar encontrar um tubarão quando é provável que este esteja esfomeado e à procura de alimento.
    • Para além disso, está em grande desvantagem na água quando está escuro. Uma vez que a visibilidade é quase nula, não consegue ver os tubarões que encontra. Por outro lado, como os outros sentidos dos tubarões são mais poderosos do que os nossos, eles conseguem orientar-se muito bem no escuro.
  3. Passo 3 Evite nadar em águas turvas ou turvas.
    Evite nadar em águas turvas ou turvas. Tal como a falta de visibilidade ao amanhecer, ao anoitecer e à noite pode torná-lo mais vulnerável a ataques de tubarões, o mesmo acontece com as condições da água que limitam a sua visibilidade. Como já foi referido, os tubarões têm sentidos poderosos, para além da visão, que os podem conduzir às presas mesmo quando lhes é difícil ver. Uma vez que os seres humanos não possuem estes sentidos, é muito mais provável que sejamos apanhados de surpresa pelos tubarões em águas de baixa visibilidade. Dê a si próprio a melhor hipótese possível de ver o perigo a aproximar-se, nadando apenas em águas límpidas e não turbulentas.
  4. Passo 4 Mantenha-se afastado das fontes de alimentação dos tubarões.
    Mantenha-se afastado das fontes de alimento dos tubarões. É mais provável que os tubarões estejam onde há fontes fáceis de alimento. Para reduzir ao mínimo as suas hipóteses de encontrar um tubarão, mantenha-se afastado destes locais. As áreas com atividade de pesca comercial podem ser especialmente perigosas, uma vez que os pescadores utilizam por vezes pedaços de peixe cortado como isco, o que pode inadvertidamente atrair tubarões. Em geral, os bandos de aves marinhas que mergulham são um bom indicador de que há comida na água.
    • Também deve manter-se afastado de qualquer local onde sejam lançados nutrientes, efluentes ou produtos residuais na água (como, por exemplo, uma saída de esgotos que verta diretamente para o mar).
    • Se estiver a pescar, não deite peixe morto ou pedaços de peixe na água. Estes são presas fáceis para os tubarões, que podem detetar sangue em concentrações tão pequenas como uma parte por milhão.
  5. Passo 5 Mantenha-se perto da costa.
    Mantenha-se perto da costa. Os tubarões suficientemente grandes para representarem uma ameaça para os seres humanos ficam geralmente em águas mais profundas ao largo da costa. Ao manter-se em águas relativamente pouco profundas e longe da área de 'queda' na parte mais profunda da maioria das praias, diminui a probabilidade de encontrar um tubarão. Se encontrar um tubarão, poderá chegar mais facilmente a um local seguro na costa.
    • Para além disso, deve evitar as áreas entre as barras de areia - os tubarões podem por vezes entrar nestes canais estreitos.
    • Obviamente, pode ser difícil manter-se afastado das águas mais profundas se estiver a praticar actividades como o surf ou o caiaque. Nestes casos, não se esqueça de tomar todas as outras precauções referidas neste artigo para se manter seguro.
    • Evite lugares como a foz de rios e portos, onde peixes menores e fluviais são levados para o oceano e são alvo de tubarões.

Ser um nadador seguro

  1. Passo 1 Nunca nade sozinho.
    Nunca nade sozinho. Quando estão a caçar, é mais provável que os tubarões ataquem indivíduos solitários e isolados do que um grupo grande. Embora seja improvável que os tubarões vão atrás de humanos em geral, nadar num grupo pode aumentar ainda mais as suas hipóteses. Não se deixe afastar das pessoas com quem está a nadar - mantenha-se sempre a uma distância de alguns remos uns dos outros.
    • Esta regra geral não é apenas uma ideia inteligente para impedir ataques de tubarões - é também uma regra de segurança muito importante na praia em geral. Qualquer nadador, por mais forte que seja, pode ficar vulnerável a afogar-se se encontrar correntes ou condições inesperadas. Nadar em grupos (com pelo menos uma pessoa na margem a vigiar os nadadores a todo o momento) pode salvar vidas.
  2. Passo 2 Evite parecer-se com uma presa de tubarão.
    Evite fazer-se parecer uma presa de tubarão. Como mencionado acima, os tubarões não caçam naturalmente os seres humanos como fonte de alimento, optando por peixes locais e outros animais selvagens subaquáticos. No entanto, em casos raros, os tubarões podem confundir nadadores humanos com animais que eles naturalmente caçam, como peixes, focas e leões marinhos. Felizmente, se tiver cuidado com o que veste, é possível evitar esta confusão. Veja abaixo:
    • Pensa-se que os tubarões são mais atraídos por algumas cores do que por outras. As cores brilhantes parecem atrair os tubarões tropicais. O amarelo é particularmente atrativo (alguns mergulhadores chamam-lhe mesmo 'amarelo yum yum'). Pensa-se que o uso de cores mais escuras, que não contrastem muito com o ambiente subaquático, pode ajudar a evitar ataques de tubarões. Isto também se aplica às barbatanas.
    • Não use objectos brilhantes. Antes de nadar, retire todas as jóias, relógios, correntes, equipamento, etc. que sejam metálicos, brilhantes, reflectores ou cintilantes. Pensa-se que estes objectos podem atrair os tubarões por se assemelharem às escamas brilhantes de um peixe.
    • Se possível, evite as pranchas de surf. Pensa-se que os tubarões podem confundir as suas formas aerodinâmicas com um peixe grande ou uma foca.
  3. Passo 3 Mantenha os seus fluidos corporais longe dos tubarões.
    Mantenha os seus fluidos corporais longe dos tubarões. Os tubarões têm um olfato muito forte (embora não tão forte como os filmes e a televisão o possam fazer crer). Alguns tubarões têm um nariz tão poderoso que conseguem detetar uma única gota de certos químicos numa piscina olímpica. Por este motivo, deve evitar nadar em águas abertas quando é provável que 'verta' fluidos corporais que o tubarão possa detetar. Veja abaixo:
    • Não entre na água se tiver uma ferida aberta, especialmente se estiver a sangrar ativamente. As mulheres em período de menstruação devem ter cuidado.
    • Não urinar, defecar ou vomitar no mar. Não entre na água se for provável que tenha de fazer estas coisas (por exemplo, se estiver doente).
  4. Passo 4 Evitar salpicos ou movimentos excessivos.
    Evite salpicos excessivos ou agitação. Enquanto caçam, os tubarões estão à procura de presas fracas ou feridas - quanto mais fáceis de apanhar, melhor. Para um tubarão, um humano que esteja a chapinhar descontroladamente na água pode parecer um animal ferido. Por esta razão, especialmente quando se encontra em águas mais profundas, deve evitar salpicos frequentes e animados à superfície. Se estiver debaixo de água, tente também evitar movimentos violentos e de luta, mesmo que esteja a brincar - isto também pode fazer com que pareça que está em perigo.

Proteger-se se vir um tubarão

  1. Passo 1 Mantenha-se calmo.
    Mantenha-se calmo. Lembre-se: os ataques de tubarões a seres humanos são raros, por isso, o simples facto de ver um tubarão não significa necessariamente que ele o tenha visado. Encontros casuais com tubarões que estão à caça de outros alimentos ou simplesmente a nadar do ponto A para o ponto B são perfeitamente possíveis. Não reaja de forma tensa ou frenética ao avistar um tubarão, a menos que seja necessário - como mencionado acima, fazer movimentos selvagens e grandes salpicos pode atrair a sua atenção e fazê-lo pensar que é um animal ferido.
    • Em vez disso, mantenha-se calmo e concentre-se no seu objetivo imediato: sair da água de forma rápida, silenciosa e suave. Resista ao seu instinto natural de correr para um local seguro, a menos que o tubarão o esteja a seguir agressivamente.
    • Se estiver a pescar num barco pequeno quando avistar um tubarão, solte os peixes na linha e afaste-se.
    • Se estiver a mergulhar a profundidades significativas, emergir rapidamente pode ser perigoso e deve ser utilizado como último recurso. Em vez disso, solte qualquer peixe ou isco que tenha consigo e afaste-se lateralmente do tubarão. Saia da água a um ritmo razoável quando estiver longe do tubarão.
  2. Passo 2 Procure sinais de aviso de agressão.
    Procure sinais de aviso de agressão. Ao sair da água, tente manter o tubarão debaixo de olho, se possível. Observe a sua linguagem corporal - os tubarões agressivos tendem a agir de forma visivelmente diferente dos não agressivos. Se vir os seguintes sinais, mova-se mais rapidamente ao tentar sair da água e prepare-se para se defender, se necessário. Os movimentos que indicam que um tubarão pode estar pronto para atacar incluem:
    • Fazer viragens rápidas e bruscas enquanto nada.
    • 'Corcunda' ou arquear as costas.
    • Andar em círculos, especialmente se os círculos se tornarem mais apertados
    • Atacar
    • Baixar a barbatana dorsal (a que se encontra nas costas)
    • Esfregar a barriga contra o fundo do mar
    • Outros movimentos bruscos ou erráticos.
  3. Passo 3 Se parecer provável um ataque, adotar uma posição defensiva.
    Se um ataque parecer provável, adotar uma posição defensiva. No caso muito improvável de ser atacado por um tubarão, quase sempre se sairá melhor se o tubarão não for capaz de o apanhar de surpresa. Se vir os sinais de agressão listados acima, mantenha os olhos no tubarão e faça um esforço para usar movimentos regulares e firmes enquanto continua a sair da água. Se tiver alguma coisa que possa usar para se defender, agarre-a. Se puder, coloque-se de costas para um recife, parede ou outro objeto para limitar os ângulos de ataque do tubarão. Mais importante ainda, prepare-se para ripostar.
    • Se estiver perto de outras pessoas, é também crucial chamar por elas por várias razões. Não só as avisa do perigo e lhes dá uma oportunidade de se protegerem, como também o pode ajudar. Estatisticamente, há poucos casos de socorristas que tenham sido atacados quando estavam a ajudar alguém a fugir de um tubarão. Pensa-se que o facto de encontrar subitamente uma segunda pessoa na água pode assustar o tubarão o suficiente para o fazer fugir.
  4. Passo 4 Se for atacado, lute!
    Se for atacado, lute! Fazer-se de morto quando um tubarão decide atacar não o favorece. Isto pode fazer com que o tubarão pense que está derrotado, que é o que ele quer, e pode encorajar mais mordidelas. Por outro lado, se parecer forte e perigoso, o tubarão pode ir à procura de uma presa mais fácil. Lembre-se: os tubarões geralmente não estão acostumados com presas que lutam seriamente - a maioria ficaria muito mais feliz perseguindo um peixe fácil do que um humano disposto a socar, chutar e arrancar.
    • Tente atingir os olhos e as guelras do tubarão com o que tiver. Essas áreas são as partes mais vulneráveis e sensíveis à dor de um tubarão. Dê socos e arranhões nelas repetidamente até que o tubarão o deixe ir.
    • Ao contrário do mito popular, o nariz não é um alvo tão bom quanto os olhos e as guelras. É menos sensível à dor e também fica mesmo ao lado da boca, que é a última coisa em que se quer enfiar a mão.
    • Se estiver a mergulhar, utilize quaisquer ferramentas que tenha, como uma faca de mergulho ou mesmo um tanque sobresselente para atingir o tubarão.
    • Não pares de lutar. O objetivo é convencer o tubarão de que atacá-lo é mais problemático do que vale a pena. Desistir só facilitará o trabalho do tubarão.
  5. Passo 5 Saia da água e avalie a sua situação.
    Saia da água e avalie a sua situação. Assim que puder depois de um ataque de tubarão, saia da água e permaneça fora, mesmo que ache que não tem ferimentos. A adrenalina que percorre o seu corpo pode dificultar a avaliação do seu estado de saúde no início. Sair da água (e permanecer fora) não só o mantém fora do alcance do tubarão, mas também lhe dá a oportunidade de determinar o que fazer a seguir com uma cabeça razoavelmente nivelada.
    • Procure imediatamente assistência médica para quaisquer ferimentos, mesmo que não pareçam graves. Isto é ainda mais importante se estiver a sangrar - uma vez que é mais difícil para o seu corpo parar a hemorragia debaixo de água, pode já ter perdido uma quantidade significativa de sangue.
    • Não volte a entrar na água mesmo que o tubarão pareça ter ido embora e não tenha ferimentos. A única razão para voltar para a água (desde que não esteja ferido) é salvá-los de um ataque de tubarão - como mencionado acima, alguns tubarões podem fugir quando lidam com um grupo de pessoas, em vez de apenas uma.
  6. Etapa 6: Fazer't ever bother or harass sharks.
    Nunca incomodar ou assediar os tubarões. Este conselho é óbvio. Quase todos os animais que são provocados, assediados ou perseguidos acabam por se defender. Os tubarões não são exceção, embora as suas capacidades predatórias mortais façam com que as consequências dos erros sejam muito maiores do que na maioria dos animais. Se vir um tubarão, saia da água e deixe-o em paz. Nunca faça nada para provocar um tubarão, mesmo que pense estar num local seguro, como num barco. Os acidentes podem acontecer na mesma.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que me mantenho a salvo dos tubarões?
    Não nade sozinho em zonas profundas. Se vires um tubarão, sai imediatamente da água - mas não te deixes salpicar.
  • Pergunta
    Se eu vir um tubarão bebé, devo manter-me afastado?
    Sim, deve manter-se afastado. Não importa o tamanho ou a idade do tubarão, ele pode atrair outros para a área.
  • Questão
    É mais provável que os tubarões estejam em águas quentes do que em águas frias?
    É mais provável que os tubarões estejam em águas quentes. Verifique a temperatura da água antes de entrar. Por este motivo, os tubarões são mais comuns no verão.

Conselhos

  • Não deixe que este conselho o assuste! As hipóteses de ser ferido ou morto por ataques de tubarões são extremamente baixas. Se seguir estes passos de prevenção e sobrevivência, as probabilidades estão ainda mais a seu favor. Estas técnicas são aplicáveis a todas as espécies de tubarões. Lembre-se, a melhor maneira de sobreviver a um ataque de tubarão é evitar a situação por completo. Não tente lutar ou provocar um tubarão para impressionar as raparigas ou os seus amigos (se acha que uma boa forma de impressionar as raparigas é lutar com tubarões, tem problemas que nenhuma lista pode resolver). Desfrute das suas férias e tenha cuidado!
  • Não mate ou corte algo como um peixe e depois atire as partes sangrentas indesejadas para a água, dê-as a comer às gaivotas.
  • Usa cores mais escuras. Não uses branco!