Como evitar predadores

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os predadores podem estar à espreita na Internet ou nas ruas, mas isso não significa que tenha de estar sempre assustado. Ao aprender algumas regras básicas de segurança, pode manter-se seguro enquanto navega na Internet ou vai da escola para casa. Se for pai ou mãe, converse com seus filhos sobre como estabelecer limites e sair de situações desconfortáveis para que eles saibam o que fazer se e quando chegar a hora.

Passos

Segurança na Internet para crianças e adolescentes

  1. Passo 1 Defina as suas páginas nas redes sociais como privadas.1Defina as suas páginas de redes sociais como privadas. Sites como Facebook, Instagram e Twitter têm configurações diferentes que podem ser usadas para limitar o número de pessoas na sua página. Aceda a estas definições e torne o seu perfil privado para garantir que apenas os seus seguidores ou amigos podem ver o que publica.
    • Ao tornar o Instagram ou o Twitter privados, também pode monitorizar quem o segue - e recusar quem o segue se não o conhecer.
    • Por vezes, os predadores consultam os seus perfis online para saberem mais sobre si antes de conversarem consigo. Quanto menos informação puderem ver, melhor.
  2. Passo 2 Guarde o seu nome completo, morada e número de telefone para si.2Mantenha o seu nome completo, morada e número de telefone só para si. Se alguém online estiver a pedir as suas informações pessoais, pode não ter boas intenções. Guarde os seus dados pessoais para si próprio para se manter seguro.
    • Só deve fornecer as suas informações pessoais a pessoas que conhece na vida real.
  3. Passo 3 Utilize um nome de ecrã em vez do seu nome verdadeiro.3Utilize um nome de ecrã em vez do seu nome verdadeiro. Quando criar uma conta nas redes sociais, tente utilizar uma alcunha ou apenas o seu nome próprio. Desta forma, os predadores online não conseguirão saber o seu nome completo só de olharem para o seu perfil.
    • Por exemplo, pode usar o seu nome de ecrã 'Izzy945' em vez de Isabella McClain.
  4. Passo 4 Não partilhe as suas palavras-passe com ninguém.4Não partilhe as suas palavras-passe com ninguém. Embora possa parecer senso comum, nunca deve dar a sua palavra-passe a ninguém online. Se alguém lhe pedir a sua palavra-passe, é provável que queira assumir o controlo da sua conta, mesmo que pareça amigável.
    • Por vezes, os sites fraudulentos também lhe pedem para iniciar sessão com a sua palavra-passe. Se não tiver a certeza de qual é o site ou por que razão precisam da sua palavra-passe, não inicie sessão!
  5. Passo 5 Cuidado com o comportamento de aliciamento.5Cuidado com o comportamento de aliciamento. O aliciamento é quando alguém finge ser seu amigo, mas lentamente o faz sentir-se cada vez mais desconfortável. Se estiver a conversar com alguém há algum tempo e essa pessoa começar lentamente a ultrapassar os seus limites (como pedir fotografias, partilhar conteúdo sexual ou enviar mensagens sexuais), informe imediatamente um adulto.
    • Pode ser difícil detetar um comportamento de aliciamento quando este acontece consigo. Se tiver alguma dúvida sobre as mensagens que está a receber online, fale com um adulto de confiança.
  6. Passo 6 Evite encontrar-se com pessoas na vida real.6Evite encontrar-se com pessoas na vida real. Se tem estado a conversar com alguém online e essa pessoa sugere um encontro pessoal, provavelmente não é seguro. As pessoas mentem frequentemente sobre quem são na Internet e não é seguro encontrar-se com alguém que só conhece online.
    • Se alguém o está a pressionar para se encontrar com essa pessoa, diga-o a um adulto de confiança.
    • Por vezes, os predadores utilizam tácticas em que conversam consigo durante algum tempo e depois pedem-lhe para se encontrarem. Mesmo que esteja a falar com alguém online há muito tempo, não sabe quem essa pessoa é na realidade, pelo que não é seguro encontrá-la pessoalmente.
  7. Passo 7 Tenha cuidado ao falar com estranhos online.7Tenha cuidado ao falar com estranhos online. Se alguém quiser falar consigo e não fizer ideia de quem é, ignore-o ou tenha cuidado. Se não quiser falar com essa pessoa e ela não parar de lhe enviar mensagens, bloqueie-a para que não o possa contactar mais.
    • Os predadores em linha enviam frequentemente mensagens a pessoas que utilizam perfis falsos, por isso, esteja atento a páginas de redes sociais com 0 publicações ou 0 seguidores.
  8. Passo 8: Diga a um adulto se alguém o estiver a deixar desconfortável.8Diga a um adulto se alguém o estiver a deixar desconfortável. Pode falar com os seus pais, um professor, um conselheiro ou um amigo da família. Eles ajudá-lo-ão a descobrir o que fazer em relação às mensagens que está a receber.
    • Mensagens de cariz sexual, assédio ou pedidos para se encontrarem pessoalmente são situações que devem ser comunicadas a um adulto.
    • Também o podem ajudar a bloquear pessoas que o estejam a assediar ou a enviar mensagens indesejadas.

Segurança na Internet para os pais

  1. Passo 1Fale com o seu filho sobre os predadores em linha.1Fale com o seu filho sobre os predadores em linha. Os predadores utilizam frequentemente tácticas em que fazem amizade com o seu filho antes de se tornarem inapropriados. Informe o seu filho de que deve ter cuidado quando fala com alguém em linha que não conhece na vida real, especialmente se for mais velho.
    • Não tem de assustar o seu filho, mas deve alertá-lo para os perigos da Internet.
  2. Passo 2 Diga ao seu filho para nunca enviar fotografias a alguém que não conhece.'t know.2Diga ao seu filho para nunca enviar fotografias a alguém que não conheça. Por vezes, os predadores começam por pedir fotografias inocentes, passando depois a outras mais picantes ou inadequadas. Diga ao seu filho que, se alguém lhe pedir fotografias suas, deve terminar a sessão e informá-lo imediatamente.
    • Até o envio de selfies pode ser perigoso, uma vez que pode permitir ao predador conhecer o aspeto do seu filho.
    • Para maior segurança, considere comprar dispositivos que não incluam uma câmara ou desactive a câmara Web nos seus dispositivos.
  3. Passo 3 Não't put parental controls on their computer.3Não coloque controlos parentais no computador. Embora as crianças passem muito tempo na Internet, os pais não devem invadir a sua privacidade. Isso pode fazer com que elas sejam mais reservadas em relação aos seus dispositivos. Diga-lhes que, se alguém os estiver a incomodar, devem dizer-to e que podes ajudar. Pode deixar o computador na sala de estar, onde pode ver o que o seu filho está a fazer.
    • Bark, Qustodio, Net Nanny e Kaspersky Safe Kids são todos tipos de software de controlo parental descarregável.
    • Se o seu filho tiver mais de 9 anos, não deve ser monitorizado de todo. Informe-o sobre os perigos dos predadores em linha para que possa tomar boas decisões por si próprio.
  4. Passo 4 Diga ao seu filho para vir ter consigo se tiver algum problema.4Diga ao seu filho para vir ter consigo se tiver algum problema. As crianças podem manter segredo sobre as suas actividades em linha se não se sentirem à vontade para falar consigo sobre elas. Diga ao seu filho que pode contar-lhe tudo o que o incomoda e que não terá problemas se o fizer.
    • Esta é uma boa forma de criar confiança entre si e o seu filho.
  5. Passo 5 Ensine o seu filho a ter relações saudáveis em linha.5Ensine o seu filho sobre relações em linha saudáveis. Certifique-se de que o seu filho sabe a diferença entre conversar com amigos e namoriscar com estranhos. Peça-lhe que tenha cuidado quando falar com estranhos em linha.
    • Não precisa de assustar o seu filho, mas pode avisá-lo sobre os perigos de falar com pessoas que não conhece. Certifique-se de que eles têm cuidado.

Sugestões de segurança em pessoa

  1. Passo 1 Afaste-se se um estranho lhe oferecer algo.1 Afaste-se se um estranho lhe oferecer algo. Os predadores podem aproximar-se de si com um rebuçado, um brinquedo divertido ou mesmo um cachorrinho. Se alguém lhe quiser dar algo e não souber quem é, afaste-se dessa pessoa o mais rapidamente possível.
    • Os predadores também podem abordá-lo para pedir ajuda, como para encontrar o seu cão perdido.
  2. Passo 2 Fuja se um carro parar para lhe oferecer boleia.2Fugir se um carro parar para lhe oferecer boleia. Se estiver a passear em público e um carro parar para lhe oferecer boleia, continue a andar. Se a pessoa dentro do carro insistir em dar-lhe boleia, fuja o mais depressa possível.
    • Tente ir para um local mais público com muitas pessoas à volta.
    • Se tiver um telemóvel, peça ajuda imediatamente.
  3. Passo 3 Mantenha a porta fechada se're home alone.3Se estiver sozinho em casa, mantenha a porta fechada. É provável que quem esteja a bater à porta precise de falar com um adulto! Não atenda a porta a não ser que os seus pais estejam em casa para evitar uma situação assustadora.
    • Também deve evitar dizer a alguém que está sozinho em casa, por precaução.
  4. Passo 4 Dizer a alguém se alguém te pedir para guardares um segredo mau.4Diga a alguém se alguém lhe pedir para guardar um segredo mau. Os segredos sobre comer a sobremesa antes do jantar são inofensivos e divertidos. Mas segredos sobre actos sexuais ou comportamentos inadequados não são aceitáveis e deve contar a um adulto de confiança sobre eles.
    • Mesmo que pense que pode ter problemas, deve falar com um adulto de confiança sobre qualquer segredo que o faça sentir desconfortável.
  5. Passo 5 Afaste-se se alguém o fizer sentir-se desconfortável.5Vá-se embora se alguém o fizer sentir desconfortável. Isto inclui membros da família, parentes e estranhos. Se alguma vez se sentir estranho numa conversa ou numa interação com alguém, diga 'não', afaste-se e diga a um adulto de confiança.
    • Tens sempre o direito de dizer não a alguém, mesmo que essa pessoa seja um adulto.
    • Confie sempre no seu instinto. Se algo o fizer sentir-se um pouco desconfortável, tente sair da situação o mais rapidamente possível.
  6. Passo 6 Fale com um adulto de confiança se algo o fizer sentir desconfortável.6Fale com um adulto de confiança se algo o fizer sentir-se desconfortável. Eles podem ajudá-lo a perceber o que está bem e o que não está bem. Fale com os seus pais, um irmão mais velho, um professor ou um conselheiro de orientação.
    • O facto de alguém lhe tocar de forma inadequada ou de lhe pedir para guardar segredos sobre algo sexual são coisas que deve definitivamente contar a um adulto.
    • Se for pai ou mãe, diga ao seu filho que pode sempre contactá-lo com quaisquer questões ou preocupações.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo podemos evitar predadores de crianças? Monitorize o que os seus filhos estão a fazer online, permitindo-lhes utilizar dispositivos electrónicos como computadores, telefones ou tablets apenas em divisões públicas da casa. Isso não só lhe permitirá estar atento ao que está no ecrã, como também poderá ver as suas reacções ao que quer que estejam a ver.
  • PerguntaComo se pode proteger dos predadores? Nunca forneças informações pessoais sobre ti online. Além disso, se conhecer alguém online (por exemplo, se estiver a comprar algo num site de vendas local), encontre-se sempre num local muito público.
  • PerguntaComo posso garantir que o meu filho adolescente está seguro nas redes sociais? Penso que devem ser sempre os pais a criar contas nas redes sociais ou contas online para os seus filhos. Dessa forma, podem controlar as definições iniciais e podem definir o nome de utilizador e a palavra-passe. Também pode desativar qualquer webcam que venha num portátil ou tablet, ou simplesmente comprar dispositivos que não venham com webcam. Como pai ou mãe, tenha em conta que o seu filho pode não pensar que há algo de errado com o que está a fazer em linha, mesmo que seja perigoso. É por isso que é importante monitorizar de perto a sua atividade online.

Dicas

  • Se tem filhos, fale com eles sobre os perigos dos predadores, tanto online como pessoalmente.
  • Confie nos seus instintos. Se algo parecer estranho, provavelmente é.

Avisos

  • Comunique imediatamente qualquer atividade ilegal às autoridades.
  • Os seus filhos podem não confiar em si se colocar controlos parentais no seu computador