Como evitar picadas de mosquito

Autor do artigo:Gabriel Silva

Em muitos casos, os mosquitos são os animais mais perigosos do mundo. Segundo estimativas conservadoras, os mosquitos são responsáveis por centenas de milhões de casos de malária todos os anos. No entanto, os mosquitos também transmitem uma série de outras doenças, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, a febre amarela e a febre de dengue. Há muitas razões para tomar todas as medidas possíveis para evitar as picadas de mosquito, mesmo sem ter em conta a sua terrível comichão. Para ter a melhor chance de impedir esses pequenos assassinos, saiba onde os mosquitos vivem, como repeli-los e como matá-los.

Passos

Evitando que os mosquitos o piquem

  1. passo 1 usar repelente de mosquitos....
    Usar repelente de mosquitos. Uma variedade de repelentes de insectos especialmente formulados estão disponíveis para venda em lojas de campismo ou de artigos desportivos. Aplique repelente de insectos nas superfícies descobertas da pele quando estiver ao ar livre, especialmente durante o dia. Quando utilizar protetor solar, aplique-o antes do repelente de insectos. Eis algumas soluções químicas comuns eficazes para repelir os mosquitos:
    • Os repelentes que contêm 30% a 50% de DEET (N,N-dietil-m-toluamida) são recomendados para adultos e crianças com mais de 2 meses de idade e são eficazes durante várias horas. Os repelentes com quantidades inferiores de DEET oferecem uma proteção a curto prazo e devem ser aplicados com maior frequência.
      • O DEET pode irritar a pele quando aplicado diretamente em concentrações elevadas ou durante longos períodos de tempo. Pode mesmo provocar reacções cutâneas graves em certos indivíduos.
      • Apesar dos rumores em contrário, nunca foi cientificamente provado que o DEET cause cancro.
    • Os repelentes que contêm até 15% de picaridina, que devem ser aplicados com frequência, estão disponíveis nos EUA. Os repelentes com concentrações mais elevadas de picaridina podem estar disponíveis em algumas regiões fora dos EUA.
  2. passo 2 considere uma solução totalmente natural.
    Considere uma solução totalmente natural. Experimente soluções não químicas, como a Citronela (óleo vegetal natural). O óleo da árvore do chá e a vitamina B têm alegadamente ajudado algumas pessoas a repelir os mosquitos. Como acontece com qualquer produto, a sua eficácia depende da situação, da química da sua pele e do tipo exato de mosquito com que está a lidar. Tenha em atenção, no entanto, que as chamadas soluções 'alternativas' por vezes não são submetidas aos mesmos testes que os repelentes comerciais convencionais - pesquise soluções alternativas e leia os testemunhos antes de gastar dinheiro.
  3. passo 3 usar roupas largas e de mangas compridas...
    Use camisas largas de manga comprida e calças compridas quando estiver ao ar livre. Uma das melhores formas de evitar que os mosquitos o piquem é simplesmente cobrir a sua pele. Use as mangas e as pernas das calças o mais compridas possível para cobrir o máximo de pele possível. Mantenha também a sua roupa o mais larga possível. Isto tem dois objectivos: em primeiro lugar, é muito mais confortável no tempo quente e húmido, onde os mosquitos se desenvolvem. Em segundo lugar, os mosquitos podem por vezes picar através da roupa apertada contra a pele, especialmente se o tecido for fino.
    • Se tiver dinheiro, as lojas de campismo e de artigos desportivos vendem frequentemente calças e camisas especialmente concebidas, feitas de material resistente mas leve. Este vestuário oferece a máxima proteção contra as picadas de mosquito e um nível de conforto relativamente elevado.
    • O vestuário também pode ser pulverizado com repelente contendo permetrina ou outro repelente registado na EPA para maior proteção. (Lembre-se: não use permetrina na pele).
  4. passo 4 don't waste money on an electric hanging bug
    Não desperdice dinheiro num 'zapper' elétrico para pendurar insectos. Foi demonstrado que estes matam muitos insectos de forma muito eficaz, mas geralmente os insectos mortos são os que não são prejudiciais. Além disso, o ruído que geram tende a ser desagradável. Os mosquitos podem ser mortos de forma mais eficaz por uma das máquinas dedicadas que utilizam calor e dióxido de carbono para atrair os mosquitos e depois os prendem ou matam utilizando redes, recipientes ou produtos químicos.
  5. passo 5 dormir com uma...
    Durma com uma rede mosquiteira sobre a sua cama. A rede mosquiteira tem orifícios finos suficientemente grandes para permitir a passagem fácil da brisa, mas suficientemente pequenos para impedir a entrada de mosquitos e outros insectos que picam. Pendure a rede sobre a cama, fixando a parte superior da rede a uma ou mais superfícies. Apoie o mosquiteiro de modo a que fique em forma de tenda sem ficar pendurado em si. Certifique-se de que dorme sem tocar nos lados - os mosquitos podem picá-lo através da rede se esta estiver apertada contra a sua pele. Verifique regularmente se há buracos - remende-os com fita adesiva para uma solução rápida...
    • Proteger os bebés com menos de 2 meses de idade utilizando um porta-bebés coberto com uma rede mosquiteira com um rebordo elástico para um ajuste apertado.
  • O DEET pode irritar a pele quando aplicado diretamente em concentrações elevadas ou durante longos períodos de tempo. Pode mesmo provocar reacções cutâneas graves em determinados indivíduos.
  • Apesar dos rumores em contrário, nunca foi cientificamente provado que o DEET cause cancro.

Evitar os habitats dos mosquitos

  1. passo 1 evitar zonas do mundo onde os mosquitos são comuns.
    Evite as zonas do mundo onde os mosquitos são comuns. Infelizmente, os mosquitos vivem em todos os continentes, exceto na Antárctida. No entanto, são geralmente mais comuns em áreas mais quentes e húmidas, que tendem a estar perto do equador. Se quer mesmo evitar as picadas de mosquito, mantenha-se afastado dos climas tropicais.
    • Os mosquitos são especialmente comuns nas selvas e pântanos da América Central e do Sul, Sul e Sudeste Asiático, África Subsaariana e Oceânia.
    • Se não tiver a certeza de que é seguro viajar para uma determinada parte do mundo, visite o website Center for Disease Control (CDC) Malaria Travel Information. Este sítio fornece uma listagem por país da prevalência da malária, bem como de quaisquer resistências a medicamentos contra a malária.
  2. passo 2 evitar água parada.
    Evitar água parada. Os mosquitos são frequentemente atraídos pela água, especialmente pela água parada, pelo que os lagos, riachos estagnados, pântanos e pântanos são paraísos para os mosquitos, especialmente durante os meses quentes. A maioria das espécies de mosquitos põe os seus ovos em água estagnada e algumas adaptaram-se mesmo para pôr os ovos em água salgada. Mantenha-se afastado de quaisquer massas de água estagnada, quer se trate de pequenas poças ou de vastos pântanos, para reduzir o risco de encontrar mosquitos.
    • Muitas espécies de mosquitos ficam bastante perto do local onde nascem e se reproduzem. Se conseguir afastar estas zonas húmidas e paradas, evitará totalmente estas espécies.
  3. passo 3: não't let water stand near your home or campsite.
    Não deixe que a água se acumule perto da sua casa ou do seu parque de campismo. É fácil criar involuntariamente habitats para os mosquitos viverem e se reproduzirem. Por exemplo, uma piscina infantil deixada ao sol de verão durante vários dias pode tornar-se rapidamente num viveiro de mosquitos. Elimine a água parada à volta da sua casa ou do seu parque de campismo. Se tiver uma piscina, cubra-a quando não estiver a ser utilizada e trate a água com aditivos químicos, como o cloro, de acordo com as instruções do fabricante. Mude frequentemente a água dos bebedouros para pássaros. Eis apenas alguns locais onde a água se pode acumular:
    • Pneus fora de uso ou contentores industriais
    • Valas ou trincheiras de construção
    • Piscinas
    • Pontos baixos naturais numa propriedade
    • Canais de drenagem pluvial entupidos
  4. passo 4 evitar certos mosquito seasons.
    Evitar certas estações 'mosquiteiras'. Nas regiões tropicais, as diferenças entre as estações são mínimas, pelo que os mosquitos podem desenvolver-se em climas quentes durante todo o ano. No entanto, nas zonas temperadas, os mosquitos só estão activos durante os meses mais quentes. Nos períodos mais frios, os mosquitos hibernam e os novos adultos não ultrapassam a fase de larva. Por exemplo, algumas zonas do Midwest americano têm invernos frios e com neve, que eliminam totalmente os mosquitos, mas também têm verões quentes e húmidos, que provocam o aumento das populações de mosquitos. A 'época dos mosquitos' varia consoante o local - geralmente, é a parte mais quente e/ou mais húmida do ano.
    • Outro fator sazonal que pode influenciar as populações de mosquitos são as inundações. Algumas partes do mundo, como o rio Nilo, no Egipto, sofrem inundações periódicas. A água parada resultante das inundações pode provocar um aumento dramático das populações de mosquitos.
  5. passo 5 evitar ficar demasiado quente.
    Evite ficar demasiado quente. Este conselho é especialmente importante se estiver num clima quente e húmido. Pensa-se que os mosquitos são atraídos por corpos quentes, pelo que manter-se fresco é uma forma de evitar as picadas. Os tecidos de cor escura absorvem mais calor do sol do que as alternativas de cor clara, por isso evite-os. Evite também o exercício excessivo sempre que possível. O exercício não só o fará irradiar calor, como também o fará respirar pesadamente. O dióxido de carbono, um dos gases que exala, pode ser cheirado pelos mosquitos mesmo a distâncias relativamente longas.

Eliminação de mosquitos individuais

  1. passo 1 agarrar o mosquito no ar.
    Agarrar o mosquito no ar. A não ser que pratique muito esta técnica, será difícil de a realizar e o ar da sua mão em movimento avisa o mosquito e pode mesmo expulsá-lo do seu alcance.
  2. passo 2 utilizar um mata-mosquitos.
    Utilizar um mata-mosquitos. O mata-mosquitos, geralmente feito de metal ou plástico mais grosso, é montado na extremidade de um fio elástico, aumentando drasticamente as suas hipóteses de atingir um mosquito estacionário ao aumentar o impulso do golpe. Também pode usar a sua mão num movimento de rotação semelhante.
  3. passo 3 bater palmas com as duas mãos.
    Bater palmas com as duas mãos. A utilização de duas mãos é mais eficaz do que uma, uma vez que o ar proveniente de cada mão soprará o mosquito para a palma da mão oposta.
  4. passo 4 não't try to trap the mosquito while it bites you.
    Não tente apanhar o mosquito enquanto ele o pica. Há uma lenda urbana que diz que se flectirmos os músculos ou esticarmos a pele com força enquanto o mosquito nos pica, a sua probóscide fica presa na pele e ele bebe o nosso sangue até explodir. Não existe qualquer investigação científica que suporte esta afirmação. Mesmo que este método funcione, a picada será especialmente grande e o risco de contrair malária, o vírus do Nilo Ocidental, etc., continuará a ser grande. Se está a tentar evitar as picadas de mosquito, porquê matar o mosquito deixando-o picá-lo?
  5. passo 5 prender o mosquito num copo.
    Prender o mosquito num copo. Se os passos anteriores não funcionarem ou se a ideia de matar um mosquito o fizer sentir-se culpado, pode tentar apanhar um mosquito vivo e depois libertá-lo no exterior da sua casa ou acampamento. Coloque lentamente um copo (de preferência feito de um material duro) sobre o mosquito e, em seguida, coloque um pouco de papel por baixo do copo. Isto dá-lhe controlo sobre o mosquito e pode proporcionar-lhe uma abordagem mais pacifista, em vez de apenas matar o mosquito. Segure cuidadosamente o papel sobre o fundo do copo enquanto desloca o mosquito para um habitat mais apropriado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso manter os mosquitos afastados do meu quintal?
    Certifique-se de que não há água parada no seu quintal. Os mosquitos põem ovos em água estagnada. Se não conseguir livrar-se da água, há produtos que pode adicionar à água para evitar que os ovos dos mosquitos eclodam.
  • Questão
    Porque é que os mosquitos picam?
    Os mosquitos picam porque existem proteínas no sangue. As fêmeas dos mosquitos (são o género que pica) precisam dessas proteínas para pôr ovos. Picam qualquer coisa que tenha sangue, incluindo: pessoas, gado e outros animais.
  • Questão
    Qual é a melhor maneira de me livrar de uma picada de mosquito na minha cara?
    Utilize Hamamélis para reduzir o inchaço e acalmar a picada. A picada vai sarar mais depressa.

Vídeo

Dicas

  • Os mosquitos são atraídos pelo ácido lático da pele suada, pelo que tomar banho regularmente pode ajudá-lo a evitar picadas.
  • Os mosquitos tendem a ser atraídos pela cor azul, bem como por outras cores escuras.
  • Tente colocar redes nas janelas para que eles não possam entrar.

Avisos

  • Os mosquitos tendem a ser mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer - tome cuidado extra durante esses períodos.
  • Se você estiver indo para áreas de selva, pesquise sobre a prevenção da malária.
  • Lembre-se sempre de que o DEET é uma substância tóxica. Utilize-o com moderação.
  • Os dispositivos ultra-sónicos para mosquitos repelem os mosquitos emitindo um ruído agudo que supostamente simula o som da libélula, o predador natural do mosquito. No entanto, não há evidências científicas que sustentem essas alegações.