Como evitar ser picado por uma água-viva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se já tiver sido picado por uma medusa, terá de tratar a picada imediatamente. No entanto, é possível evitar a maioria das picadas de medusas se estiver informado sobre os riscos e tomar precauções em terra e na água. Se você seguir os passos certos, não há necessidade de ter essas criaturas interessantes arruinando seu dia na praia.

Passos

Escolhendo áreas de praia seguras

  1. Passo 1 Evite áreas povoadas por águas-vivas.
    Evite áreas povoadas por águas-vivas. Se possível, não nade ou passe tempo na praia em áreas conhecidas por serem frequentadas por águas-vivas. Escolher uma área de menor risco é a forma mais fácil de reduzir as hipóteses de ser picado por uma medusa.
    • Pode perguntar aos nadadores-salvadores, aos funcionários da praia ou aos residentes locais se não tiver a certeza se as medusas são ou não um perigo numa determinada área. Saiba que tipos são comuns e como tratar as picadas.
  2. Passo 2 Reconhecer condições de risco.
    Reconheça as condições de risco. As alforrecas podem andar perto da costa quando há ventos fortes. Podem também aparecer em grande número (o que se designa por florescência de medusas), pelo que deve evitar a água quando tal acontece.
  3. Passo 3 Preste atenção aos sinais de aviso.
    Preste atenção aos sinais de aviso. Se vir um sinal de aviso de medusas, significa que foram detectadas pelas autoridades. Em áreas onde as medusas são conhecidas por serem uma ameaça comum, poderá ver sinais permanentes. Nade com cuidado nessas áreas, se for o caso.
  4. Passo 4: Cuidado com as bandeiras roxas.
    Atenção às bandeiras roxas. Em muitas praias, os funcionários hasteiam bandeiras roxas durante os períodos em que estão presentes alforrecas ou outros animais marinhos perigosos. Se vir estas bandeiras hasteadas, é sinal de que deve manter-se afastado da água para evitar ser picado.

Utilização de equipamento de proteção

  1. Passo 1 Usar sapatos quando andar na praia.
    Use sapatos quando andar na praia. As alforrecas e os tentáculos de alforrecas perdidos podem ser muito difíceis de ver e podem permanecer venenosos durante muito tempo, mesmo quando levados para a praia. Se usar sapatos com sola de borracha quando andar na praia, evitará pisá-las acidentalmente com a sua pele nua e ser picado.
  2. Passo 2 Usar loções protectoras.
    Use loções protectoras. Algumas provas mostram que as loções protectoras, como a Safe Sea, podem proteger contra as picadas de medusas. A aplicação de uma destas loções antes de entrar na água pode ser uma boa precaução adicional.
    • Procure loções protectoras em farmácias e lojas que vendam equipamento de mergulho e de praia.
  3. Passo 3 Usar um fato de mergulho.
    Use um fato de mergulho. Se vai passar muito tempo na água, ou em águas profundas, considere usar uma cobertura mais extensa. O material espesso de um fato de mergulho e o facto de cobrir uma grande parte da sua pele, torna-o um impedimento eficaz para as picadas de medusas.
    • O vestuário revestido com vaselina ou substâncias semelhantes não constitui uma proteção fiável contra as picadas de medusas.
    • Algumas lojas que vendem equipamento de mergulho também têm 'fatos de mergulho' especiais que pode usar para evitar ser picado por uma medusa.
    • Mesmo que use um fato de mergulho, deve ter cuidado e evitar as alforrecas, uma vez que já foram registados casos de picadas através de fatos de mergulho.

Manter-se seguro em terra e na água

  1. Passo 1 Não tocar em alforrecas que tenham dado à costa.
    Não toque em alforrecas que tenham dado à costa. Mesmo que a medusa esteja morta, as suas células venenosas podem continuar a provocar uma picada. Algumas variedades têm tentáculos muito compridos (como a Portuguesa de Guerra, que tem tentáculos até cinquenta pés de comprimento), por isso é melhor ficar longe das medusas.
    • Existem muitos tipos e formas diferentes de medusas e, quando são levadas para a costa, podem parecer sacos de plástico ou outros detritos. Se não tiver a certeza se algo é ou não uma medusa, é melhor não lhe tocar de todo.
    • Informe um nadador-salvador ou outra autoridade da praia quando avistar uma medusa na costa, para que esta possa ser removida em segurança por alguém com formação para lidar com esta criatura.
  2. Passo 2 Nadar perto de um nadador-salvador.
    Nade perto de um nadador-salvador. Os nadadores-salvadores são treinados para ajudar os banhistas numa variedade de situações, incluindo ataques de medusas. Eles também poderão alertá-lo quando as medusas forem avistadas.
  3. Passo 3 Afastar as medusas.
    Afaste as medusas. Se baralhar os pés ao caminhar em águas pouco profundas, pode perturbar e afastar algumas alforrecas ou outras criaturas com potencial para o picar.
  4. Passo 4 Abandonar imediatamente a água se vir ou suspeitar de uma medusa.
    Saia imediatamente da água se vir ou suspeitar de uma medusa. Muitas vezes, é possível ver medusas na água. Podem parecer um saco de plástico ou um balão a flutuar à superfície da água e podem vir em grupos. Se vir uma medusa na água, regresse calma mas rapidamente a terra para evitar picadas.
    • Informe um nadador-salvador ou outra autoridade da praia quando avistar uma medusa na água, para que possa ser emitido um aviso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Esteja preparado. Traga material de primeiros socorros que possa precisar em caso de picada (vinagre, uma garrafa ou copo para deitar água salgada morna na ferida, pinças para remover tentáculos soltos, creme anti-histamínico, analgésicos de venda livre e epinefrina se tiver conhecimento de reacções alérgicas a picadas de medusas).