Como evitar levar um tiro de um policial

Autor do artigo:Gabriel Silva

Existem algumas formas básicas de evitar danos pessoais em situações com um agente da polícia que tenha uma arma apontada. Muitos destes conselhos envolvem senso comum, mas quando há uma arma apontada a si, é fácil entrar em pânico e fazer acidentalmente algo que pode ser mal interpretado como uma ameaça. A abordagem mais segura é seguir as instruções do policial, ficando atento aos seus movimentos físicos e mantendo um tom calmo e respeitoso sempre que possível.

Passos

Controlar a sua linguagem corporal

  1. Passo 1 Não't flee from police.1Não fuja da polícia. Se a polícia o abordar e falar consigo, não corra, não se afaste nem o ameace. Isto aplica-se quer acredite ou não que está inocente de qualquer ato ilícito. Independentemente dos seus direitos, fugir levanta suspeitas e aumenta consideravelmente a possibilidade de um mal-entendido fatal.
    • Uma crença comum entre os agentes da polícia é que os suspeitos não fogem a menos que tenham uma razão para o fazer. Não faça parte desta crença, fugindo. É muito provável que a polícia o veja como uma ameaça e o persiga.
    • Fugir numa zona de alta criminalidade ou suspeita não cria, por si só, uma 'suspeita razoável' para os agentes da polícia o mandarem parar. No entanto, a polícia utiliza frequentemente as características e os antecedentes conhecidos de uma zona para tomar uma decisão sobre a perseguição de um suspeito, o que é apoiado pela legislação dos EUA.
    • É um facto lamentável que, em alguns casos, a raça desempenhe um papel importante nos tiroteios com a polícia. Uma análise conjunta efectuada pelo Washington Post e pela Bowling Green State University revelou que mais de três quartos dos agentes acusados de tiroteios fatais nos Estados Unidos desde 2005 eram brancos, enquanto dois terços das suas vítimas eram minorias e todas, exceto duas, eram negras. Se for uma minoria étnica, pode correr um maior risco de ser alvejado pela polícia se fugir.
    • Independentemente de ser ou não culpado de algo ilegal, fugir da polícia pode ser acusado de um crime, como evasão à prisão ou obstrução à justiça. Em muitos estados dos EUA, estes crimes são considerados delitos. Fugir da polícia se for culpado só irá piorar a sua situação. Para além disso, se não for culpado de nada de ilegal, é muito provável que acabe com uma detenção e um processo desnecessários e evitáveis. Esta é a última coisa que deseja.
  2. Passo 2 Evitar movimentos bruscos.2Evite movimentos bruscos. Independentemente do que estiver a fazer quando for contactado pela polícia, pare e permaneça imóvel. Nesta altura, qualquer movimento inesperado que faça é um passo mais próximo de levar um tiro. Também não se mova na direção do agente.
    • Se estiver num carro, não pegue em nada. Os agentes estão treinados para reparar quando os condutores estão a tentar apanhar alguma coisa e podem pensar que está a tentar apanhar uma arma ou a esconder drogas. Para mais informações, consulte Como agir quando a polícia o mandar parar.
  3. Passo 3 Mantenha as suas mãos visíveis.3Mantenha as suas mãos visíveis. Não faça movimentos bruscos com as mãos. Mantenha-as bem visíveis.
    • Se o agente fizer um pedido que exija que mexa as mãos, como pedir para ver a identificação, confirme verbalmente que está a cumprir o pedido antes de fazer qualquer movimento.
    • Por exemplo, pode dizer ao agente: 'Vou meter a mão no meu bolso traseiro esquerdo para ir buscar a minha carteira e poder mostrar-lhe o meu BI.' Não faça quaisquer movimentos a não ser que seja necessário para cumprir um pedido da polícia.
  4. Passo 4 Não tocar, bater ou agredir de qualquer outra forma um agente da polícia.4Não toque, bata ou agrida de qualquer outra forma um agente da polícia. Isto resultará quase de certeza no uso de força física contra si. Os agentes da polícia estão autorizados a utilizar força letal para se defenderem a si próprios ou a outros de danos ou ameaças graves. Como diz um agente da Polícia de Los Angeles, 'iniciar um confronto físico é uma receita certa para se magoar'.
    • Agredir ou bater num agente da polícia é considerado um crime em muitas jurisdições.
  5. Passo 5 Faça o que lhe é pedido're told, and do it slowly.5Faça o que lhe é pedido e faça-o lentamente. O agente dir-lhe-á exatamente o que quer que faça. Normalmente, isso inclui colocar as mãos na parte de trás da cabeça, andar para trás em direção ao som da sua voz ou deitar-se no chão. Obedeça às suas ordens, mas faça-o a um ritmo suficientemente lento para não o alarmar.
    • A polícia tem o direito de parar e revistar ou revistar suspeitos se tiver 'suspeitas razoáveis' de que estão envolvidos em actividades ilegais. A definição de suspeita razoável é muito ampla. Podem estar em jogo preconceitos raciais e sociais, que são muito difíceis de provar. Por exemplo, mais de 90% dos incidentes de 'stop-and-frisk' na cidade de Nova Iorque, entre 2002 e 2011, ocorreram com indivíduos negros ou latinos. Se pertencer a uma minoria étnica, pode ser mais provável que seja mandado parar e submetido a uma revista, mesmo que não se comporte de forma suspeita.
    • Não parta do princípio de que não será revistado pelo simples facto de não ter feito nada de errado. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, 9 em cada 10 pessoas que são mandadas parar e revistadas são inocentes. É mais seguro para si não resistir.
    • Os agentes da polícia são legalmente obrigados a evitar 'força excessiva'. Assim, se se submeter e não resistir, o agente tem de deixar de usar a força contra si. Embora na realidade isto nem sempre aconteça, obedecer a um agente em vez de resistir aumentará as suas hipóteses de ficar ileso.
  6. Passo 6 Deixe-se algemar.6Deixe-se algemar. Embora isso possa ser desconfortável, lutar contra as algemas ou tentar resistir de alguma forma só vai resultar em mais problemas. Em muitos lugares, é protocolo da polícia colocar algemas mesmo nos suspeitos mais cooperativos.
    • Se tiver uma lesão (por exemplo, um ombro rígido ou 'congelado' ou um ombro partido recentemente), informe o agente antes de este o tentar algemar e pergunte educadamente se as suas mãos podem ser algemadas de outra forma, em vez de ficarem atrás das costas.
    • Pode parecer injusto permitir que isso aconteça se achar que não fez nada de errado. Mantenha-se calmo, submeta-se à algema e peça um advogado. É muito mais provável que sobreviva ao seu encontro com a polícia desta forma.

Reagir verbalmente

  1. Passo 1 Evite falar mais do que o necessário.1Evite falar mais do que o necessário. Nesta altura, ou já infringiu a lei e não precisa de piorar as coisas para si, ou é vítima de um mal-entendido e precisa de cooperar para evitar um acidente infeliz. Seja cooperante, mas não forneça qualquer informação que não lhe seja explicitamente pedida. Se a polícia lhe fizer uma pergunta direta, tem normalmente o direito de não responder. No entanto, deve estar ciente de que não responder pode ser entendido como um comportamento hostil.
    • Nos EUA e em muitos outros países, tem o direito de se proteger contra a auto-incriminação. Nunca deve fornecer informações voluntárias, mesmo que não se considere culpado de qualquer infração. Se o fizer sem a presença de um advogado, pode causar-lhe problemas.
    • Se for estrangeiro no país e não tiver a certeza dos seus direitos, responda às perguntas de forma educada e forneça apenas os pormenores mais básicos. Se não falar fluentemente a língua local, não tente defender-se verbalmente. Pode acidentalmente dizer algo que, quando traduzido, o incrimine de alguma forma.
    • Uma exceção a esta regra pode ser se o agente lhe disser para fazer algo que implique deslocar-se. É bom dizer-lhe o que está a fazer, mesmo que pareça óbvio. Isso fará com que o agente se sinta seguro e menos suscetível de utilizar uma arma. Por exemplo:
      • Agente: 'Deixe-me ver o seu B.I.' O senhor: 'Está no meu porta-luvas/assento traseiro/meia-calça/etc. Vou baixar-me/passar por cima e vou buscá-lo, está bem?' Depois, avance lentamente.
      • Agente: 'Deite-se no chão!' O senhor: 'Vou deitar-me no chão, mas tenho problemas na anca/nas costas/no joelho, por isso tenho de me agarrar a este poste/cerca/parede para me deitar no chão.'
  2. Passo 2 Evitar o sarcasmo em relação à situação.2Evite o sarcasmo sobre a situação. Como o humor é muito subjetivo, uma piada que pareça inocente pode ser interpretada como uma ameaça grave pela polícia e pode e quase de certeza será usada contra si.
  3. Passo 3 Manter a calma.3Manter a calma. Pode ser aterrador ser mandado parar pela polícia, mas é vital que se mantenha calmo e em controlo de si próprio. Se tiver de falar, faça-o com uma voz clara e plana.
    • Não gritar, amaldiçoar, berrar ou utilizar linguagem agressiva. Não chamar nomes ao agente. Os agentes da polícia entendem isto como um comportamento ameaçador e podem reagir com força.
  4. Passo 4 Seja respeitoso.4Ser respeitoso. Os agentes da polícia representam a lei. Utilize sempre uma linguagem respeitosa e educada quando interagir com um agente. Trate um agente da polícia por 'senhor', 'senhora' ou 'agente' quando falar com ele. Mesmo que o agente da polícia seja agressivo, mantenha a cabeça fria e seja educado.
    • Não fale na defensiva ou com hostilidade. Por exemplo, não diga coisas como 'O que está a fazer?' ou 'Qual é o seu problema?'. Se quiser esclarecer a sua situação, faça uma pergunta educada, como 'Em que posso ajudá-lo, Sr. Agente?' ou 'Qual é a razão para ____, Sr. Agente?'
  5. 5Evite fazer ameaças. Por exemplo, não ameace processar, tirar o distintivo do agente ou retaliar. Isto só irá piorar as coisas para si.
    • Tentar tirar-lhes o distintivo pode ser considerado agressão e pode levar à aplicação de força, bem como a uma acusação.Passo 5 Evite fazer ameaças.
  6. Passo 6 Pergunte se está a ser detido.6Pergunte se está a ser detido. Deve utilizar esta linguagem exacta: 'Estou a ser detido?' A polícia tem de lhe dizer se o está a deter. Se o agente lhe disser que não está a ser detido, pergunte: 'Posso sair, senhor agente?' Não se afaste simplesmente. Isso pode convencer a polícia de que tem algo a esconder.
    • Se o agente disser que não pode sair, está a ser detido. Deve pedir um advogado. Tem direito a um advogado sempre que for detido pela polícia.
    • Se o agente disser que pode sair, deve confirmar que vai sair antes de o fazer. Por exemplo, confirme a sua 'intenção de sair' dizendo algo como 'Se não houver mais nada, vou-me embora agora'. Depois, afaste-se lentamente.
  • Agente: 'Deixe-me ver o seu bilhete de identidade'. O senhor: 'Está no porta-luvas/no banco de trás/nas meias/etc. Eu vou-me baixar/abaixar e tirá-lo para si, está bem?' Depois, avance lentamente.
  • Agente: 'Deite-se no chão!' O senhor: 'Vou deitar-me no chão, mas tenho um problema na anca/nas costas/no joelho, por isso tenho de me agarrar a este poste/cerca/muro para me deitar no chão.'

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso combater uma multa de trânsito? Discuta-a em tribunal, uma vez que de nada lhe servirá discutir com o agente da polícia na rua. Nessa audiência, o agente terá de provar o que fez e terá também a possibilidade de falar sobre o assunto. Certifique-se também de que assina a multa que o agente da polícia lhe entrega. Não é uma admissão de culpa - é apenas a sua forma de se comprometer a comparecer em tribunal.
  • PerguntaSe passar por um agente da polícia, parecerei culpado se disser um olá rápido e um cumprimento? Um cumprimento rápido não é motivo para um agente ficar alarmado. No entanto, se tiver dificuldade em falar naturalmente ou não se lembrar de um elogio relevante, não diga nada.
  • PerguntaO que devo fazer se for mandado parar pela polícia quando estou com alguém que é autista? Diga à pessoa autista para se manter calma e sossegada. Se ela começar a ficar perturbada, explique educadamente ao agente da polícia que ela é autista.

Dicas

  • Os investigadores do autismo criaram um filme chamado Be Safe que ensina as pessoas com autismo e outras dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento a interagir em segurança com a polícia.
  • Se estiver a ser seguido por um carro da polícia - marcado ou não - durante a noite, enquanto estiver sozinho, acenda as luzes de emergência por breves instantes (isto indica-lhes que está atento e que não está a fugir). Abrande, obedeça a todas as leis de trânsito e encoste numa zona bem iluminada e bem povoada. Tem o direito de parar apenas quando se sentir seguro. No entanto, certifique-se de que conduz devagar, para que o polícia saiba que está a colaborar e não a tentar fugir.
  • Se tiver uma arma consigo, mesmo que seja legal ao abrigo de uma licença de porte oculto, pode ser obrigado a notificar o agente da polícia. Não pegue numa arma ou em qualquer arma do seu corpo. Se tiver uma licença de porte oculto, diga calmamente ao agente que tem uma licença. Utilize a seguinte frase: 'Quero informá-lo de que tenho uma autorização de porte oculto neste estado e que, atualmente, tenho uma autorização no meu corpo'. Tente evitar usar a palavra 'arma' para evitar o pânico. Pergunte ao policial como você deve proceder.

Avisos

  • As armas falsas ou as pistolas de ar comprimido podem ser confundidas com as verdadeiras. Se for contactado pela polícia na posse de tal objeto, siga os conselhos acima como se se tratasse de uma arma verdadeira; um agente da polícia considerá-la-á certamente como verdadeira até prova em contrário.
  • Não tente lutar contra um agente da polícia. Se o agredir, será certamente preso.
  • Nunca tente resistir à prisão ou fugir quando estiver a ser interrogado/apreendido por um agente. Dependendo do agente, a resistência à detenção pode ser enfrentada com força física (ou seja, ser abordado), ou com quaisquer ferramentas que o agente tenha à sua disposição (isto pode ser qualquer coisa desde spray de pimenta, um bastão, um taser - ou o pior de tudo, a sua arma). Lembre-se de que a sua família e amigos preferem vê-lo em tribunal do que deitado num caixão.
  • Não fuja de um agente da polícia; fazê-lo é considerado resistir à prisão e pode levar o agente a disparar contra si. (É ilegal nos Estados Unidos da América um agente da polícia usar força fatal contra um suspeito em fuga, a menos que o agente acredite que o suspeito está armado e representa uma ameaça imediata para o agente ou para a comunidade).
  • Não tente tirar a arma ou o distintivo do agente. Isto é considerado roubo de equipamento policial e pode levá-lo a ser preso e acusado ou mesmo morto.