Como evitar ser atingido por um raio

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os relâmpagos matam 51 pessoas por ano nos Estados Unidos e ferem centenas de outras. Tome precauções adicionais durante as trovoadas para evitar ser atingido. As medidas a tomar ao ar livre, no interior ou enquanto conduz são importantes e distintas. Embora não seja possível evitar totalmente ser atingido por um raio, é possível diminuir a probabilidade.

Passos

Como se manter seguro ao ar livre

  1. Passo 1 Fique longe de campos abertos ou topos de morros.1Fique longe de campos abertos ou colinas. Os raios geralmente atingem o objeto mais alto na área, então evite campos abertos ou qualquer topo de morro. Procure uma zona baixa, como um vale ou uma ravina, de preferência escondida da chuva. Refugie-se aqui até a tempestade passar. Agache-se, com os calcanhares a tocarem-se e a cabeça entre os joelhos: isto fará de si um alvo mais pequeno.
    • Não se deite e reduza ao mínimo o contacto com o solo. Os relâmpagos podem ser fatais até cem metros de distância do impacto inicial.
  2. Passo 2 Evite nadar ou praticar desportos aquáticos em dias de chuva.2Evite nadar ou praticar desportos aquáticos em dias de chuva. Verifique as previsões meteorológicas no início do dia e evite ir a uma piscina, rio, lago ou praia em dias de chuva. Se se encontrar em águas abertas durante uma trovoada, regresse imediatamente a terra. Se estiver num barco e não puder regressar a um local seguro, lance a âncora e agache-se o mais baixo possível.
    • Não regresse à massa de água antes de decorridos trinta minutos após o último relâmpago. Se o fizer antes, a tempestade pode ainda não ter terminado.
    • A natação em recintos fechados é igualmente insegura. Evite todas as grandes massas de água durante uma tempestade.
  3. Passo 3 Não't stand near trees or tall isolated objects.3Não fique perto de árvores ou objectos altos e isolados. Os objectos mais altos são mais susceptíveis de serem atingidos por um raio. Onde quer que esteja, não se torne o objeto mais alto de qualquer lugar. Evite ficar debaixo de árvores durante uma trovoada e afaste-se de objectos altos como postes de iluminação.
    • Se estiver numa floresta, fique perto de um grupo de árvores mais baixas.
    • Os guarda-chuvas podem aumentar o risco de ser atingido se forem o objeto mais alto na área.
  4. Passo 4 Evite objectos metálicos, como vedações ou canos expostos.4Evite objectos metálicos, como vedações ou canos expostos. O metal conduz eletricidade e é muito mais provável que seja atingido. Se tiver consigo objectos metálicos grandes, deixe-os ir. Os objectos metálicos pequenos, como piercings ou aparelhos electrónicos, não representam um grande risco e são seguros de segurar.
    • Se estiver a andar de bicicleta, largue a bicicleta e agache-se no chão. A maioria das bicicletas são feitas de metal e são excelentes condutores de raios.
    • Sapatos de borracha ou outros objectos de borracha não o protegerão das propriedades condutoras do metal.

Ficar seguro dentro de casa

  1. Passo 1 Coloque um para-raios no seu telhado.1Adicione um para-raios ao seu telhado. Os para-raios não atraem os raios, mas fornecem um caminho de menor resistência se um raio atingir a sua casa. Isto pode evitar que a corrente eléctrica danifique a sua casa. Não instale um para-raios sozinho: procure um eletricista certificado para instalar sistemas de para-raios.
  2. Passo 2 Evitar tomar banho, tomar duche ou utilizar o lavatório tanto quanto possível.2Evite tomar banho, tomar duche ou usar o lava-loiça tanto quanto possível. Durante as trovoadas, os raios podem atravessar os canos de água se atingirem a sua casa. Não tome banho ou duche até que a tempestade tenha passado. Se tiver de usar o lava-loiça, faça-o apenas em caso de emergência.
    • Mesmo os duches ou banheiras completamente fechados, sem janelas por perto, colocam-no em risco de eletrocussão devido aos canos de água.
    • Evite áreas com água parada ou humidade excessiva durante as tempestades, como uma cave ou uma laje de pátio.
    • Uma vez que a porcelana é um excelente isolante, as casas de banho são seguras durante as trovoadas, desde que não toquem em metal.
  3. Passo 3 Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos electrónicos com fios.3Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos electrónicos com fios. A utilização de aparelhos electrónicos que se ligam à parede é perigosa durante uma trovoada. Evite utilizar televisores, máquinas de lavar roupa e telefones com fios durante as trovoadas. Os aparelhos electrónicos sem fios, como os telemóveis, podem ser utilizados com segurança, a menos que estejam ligados a um carregador.
    • Desligue os objectos electrónicos da tomada durante uma trovoada, para o caso de um raio atingir a casa e a sobretensão provocar um curto-circuito.
    • Os aparelhos electrónicos podem ficar danificados devido à queda de raios e a picos de corrente.
    • A utilização de para-raios pode evitar danos, reencaminhando a tensão para a terra quando a tensão aumenta.
  4. Passo 4 Mantenha as janelas fechadas.4Mantenha as janelas fechadas. Evite estar junto a janelas ou portas abertas durante uma trovoada. Embora seja raro, os raios podem atravessar as janelas durante as tempestades. O vidro é um bom isolante, pelo que é pouco provável que a janela seja atingida se estiver fechada.
    • Não toque nas maçanetas das portas durante uma tempestade, pois o metal é condutor de eletricidade.

Manter-se seguro num automóvel

  1. Passo 1 Corra para o seu veículo para se proteger.1Corra para o seu veículo para se proteger. Quando a escolha é entre estar ao ar livre ou dentro de um carro, o carro é sempre a opção mais segura. Se for apanhado por uma trovoada, permaneça dentro do seu carro até a tempestade passar. Feche as janelas e coloque a capota no seu descapotável.
    • Os veículos abertos, como carrinhos de golfe, ATVs e cortadores de relva, não são seguros durante as trovoadas. Procure abrigo dentro de casa.
    • Os descapotáveis são menos seguros do que os outros carros durante as trovoadas. Se possível, evite conduzi-los quando estiver a chover.
    • Ligar o carro é geralmente seguro durante uma trovoada, mas não deve, em circunstância alguma, arrancar com o carro até que a tempestade tenha passado.
  2. Passo 2 Colocar as mãos no colo.2Coloque as mãos no colo. A maioria dos automóveis está protegida contra os raios, mas não é seguro tocar no exterior metálico ou em quaisquer objectos metálicos. Se um raio atingir o seu automóvel, a corrente fluirá da caixa metálica exterior do automóvel para o solo. Mantenha as mãos no colo e evite apoiar-se nas portas do carro ou tocar em qualquer metal exposto.
    • Os pneus de borracha não protegerão o seu carro de ser atingido.
  3. Etapa 3: Não't handle the radio or your GPS system.3Não manuseie o rádio ou o seu sistema GPS. Algumas partes da corrente podem atravessar as áreas com fios do seu automóvel. Não toque em nenhum dos sistemas eléctricos do veículo durante a condução, incluindo o rádio, o sistema GPS ou o carregador de telemóvel.
    • Em alguns casos, os relâmpagos podem danificar os sistemas eléctricos do seu automóvel. Evite conduzir o seu veículo durante trovoadas se tiver instalado sistemas de rádio ou GPS dispendiosos.
  4. Passo 4 Encoste à berma da estrada em caso de tempestades fortes.4Puxe para a berma da estrada em caso de tempestades fortes. Se estiver a conduzir numa zona com falhas de energia, encoste e ligue as luzes de emergência. As zonas com cortes de energia são perigosas para conduzir, especialmente se os semáforos tiverem entrado em curto-circuito. Se tiver de continuar a viajar, trate os cruzamentos com semáforos em curto-circuito como uma paragem de quatro vias e tenha muito cuidado.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Questão: Conduzir um veículo de quatro rodas pode implicar um risco elevado de ser atingido por um raio? Sim. Os veículos de quatro rodas são objectos metálicos e não têm as mesmas vantagens de proteção que um automóvel.
  • PerguntaOs raios podem provocar um tornado? Não, os tornados formam-se quando o ar quente e o ar frio se misturam. Os raios e os tornados ocorrem frequentemente em simultâneo, mas os raios não provocam um tornado.
  • PerguntaQue medidas podem ser tomadas para evitar ser atingido por um raio? Não sair à rua. Se for apanhado no exterior, não se coloque debaixo de uma árvore ou vá para campos abertos. Procure um abrigo seguro.

Dicas

  • Se for um líder desportivo organizado ou um conselheiro de acampamento, cancele imediatamente as actividades ao ar livre durante uma trovoada.
  • As pessoas que estão na água ou perto dela correm maior risco durante uma trovoada, por isso evite nadar em dias de chuva.
  • As vítimas de trovoadas não retêm a carga e são seguras para ajudar.

Dicas dos nossos leitores

  • Adicionar sistemas de para-raios profissionais aos telhados dos edifícios não atrai mais raios. Em vez disso, orienta a corrente em segurança para o solo se for atingida, evitando danos na casa.
  • Eduque as crianças sobre a segurança contra os raios, como evitar objectos metálicos no exterior e água durante as tempestades. Certifique-se de que elas compreendem os riscos, uma vez que as crianças estão frequentemente a brincar no exterior.
  • Os raios podem atravessar a canalização, por isso evite todo o contacto com a água durante as tempestades - nada de banhos, duches, loiça ou roupa suja. Mesmo os duches totalmente fechados apresentam riscos.
  • Quando houver relâmpagos por perto, reúna os membros da família e os convidados dentro de casa para se manterem seguros. Acalmar as crianças com actividades calmantes pode aliviar a ansiedade causada por trovões fortes.
  • Os agricultores e os trabalhadores ao ar livre não podem esperar pelo trovão para se abrigarem, uma vez que os relâmpagos podem cair mais de 16 quilómetros antes da tempestade. Seja proactivo e pare o trabalho.
  • Um trovão forte e agudo indica a proximidade de um relâmpago. Procure um abrigo resistente imediatamente, pois o próximo relâmpago pode ocorrer a qualquer momento.

Avisos

  • Se a sua mão ficar em pé ou se sentir formigueiro durante uma trovoada, vá para dentro de casa imediatamente. Este sinal significa que a queda de um raio é iminente.
  • Embora os telemóveis sejam seguros durante as trovoadas, os telefones fixos não são seguros.
  • A maioria das mortes por relâmpagos ocorre durante os meses de verão, quando a atividade ao ar livre e as trovoadas atingem um pico sazonal.
  • Se ouvir um trovão, está a uma curta distância de um raio.
  • Não utilize o elevador. Utilize as escadas se estas não tiverem um corrimão metálico. A probabilidade de um corte de eletricidade é extremamente elevada durante uma tempestade com relâmpagos.
  • Afaste-se das piscinas quando houver relâmpagos ou trovões.
  • Os relâmpagos podem atingir, e muitas vezes atingem, o mesmo sítio duas vezes. Não está seguro só porque um raio atingiu recentemente uma área.