Como evitar ser atingido por um tiro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para escapar a um tiroteio é necessário estar alerta e pensar rapidamente. O medo de levar um tiro pode levar a pessoa a sentir-se entorpecida ou a entrar em pânico. Mas uma vez apanhado na situação, não há como voltar atrás. Pode ser quase impossível desviar-se de uma bala se o atirador estiver treinado. No entanto, com o seu raciocínio rápido, pode tentar salvar a sua vida e, se possível, a dos que estão à sua volta. Continue lendo para descobrir como.

Passos

Quando você não é o alvo direto

  1. Passo 1 Abandone a área, se puder.1Saia da área, se puder. Se estiver numa situação em que outras pessoas estão a disparar umas contra as outras ou em que alguém está a disparar contra pessoas que não são você, o seu principal objetivo deve ser afastar-se o mais possível. Se vir que pode afastar-se razoavelmente, faça-o assim que ouvir tiros. Se não souberes de onde vêm os tiros, mas souberes que há uma sala segura muito perto, vai para lá.
  2. Passo 2 Procurar abrigo.2Encontre um abrigo. Se não encontrar uma forma de sair, então deve procurar abrigo. De preferência, coloque-se atrás de algo que possa parar as balas, como um objeto muito sólido. Paredes finas ou uma porta não são suficientes, embora possam impedir que um atirador perceba que você está lá. Os carros não são à prova de bala, apesar de um bloco de motor ou algumas portas de carros da polícia pararem as balas, mesmo os calibres pequenos podem penetrar num par de portas ou numa bagageira. Mantenha-se atrás da cobertura e, se esta for suficientemente grande, deite-se no chão. Deitar-se no chão reduz significativamente a probabilidade de ser atingido.
  3. Passo 3 Deixe os seus pertences.3Deixar os seus pertences. Não pare para recolher os seus pertences antes de fugir de uma área. Isto pode afetar significativamente o tempo que tem para fugir e fazer uma grande diferença na sua capacidade de fugir antes que o atirador se aperceba da sua presença. Vá-se embora. É mais importante do que a sua carteira.
  4. Passo 4 Fique quieto.4Fique quieto. Enquanto se abriga ou foge, fique o mais quieto possível. Respire devagar e evite chorar. Alertar o atirador para a sua presença pode colocá-lo em perigo. Não fale com pessoas próximas nem faça chamadas telefónicas. Se puder, coloque o telemóvel no modo silencioso. Envie uma mensagem de texto se quiser obter a ajuda ou a atenção de alguém.
  5. Passo 5 Não se mexa't move.5Não se mexa. Quando estiver abrigado, mantenha-se abrigado. Não se desloque de um abrigo para outro, a menos que seja absolutamente necessário. Manter-se quieto também reduzirá a quantidade de ruído que faz e chamará menos atenção para a sua presença.
  6. Passo 6 Barricar-se.6Barricar-se. Se puder abrigar-se numa única divisão segura, certifique-se de que barricou as entradas. Tranque as portas, mova os móveis pesados para bloquear as portas, tape as janelas se puder e desligue as luzes e tudo o que faça barulho. Mantenha-se em silêncio e mova-se o menos possível.
  7. Passo 7 Aguarde a chegada de ajuda.7Esperar pela chegada de ajuda. Quando estiver num local relativamente seguro, barricado ou, pelo menos, abrigado, espere simplesmente pela ajuda. Esta é a única coisa que pode fazer. A maioria dos tiroteios dura menos de três minutos, por isso, embora possa parecer uma eternidade, é pouco provável que tenha de esperar por ajuda durante muito tempo.

Quando é o alvo direto

  1. Passo 1 Avaliar a situação.1Avaliar a situação. Se alguém estiver a tentar alvejá-lo especificamente, deve primeiro avaliar a situação. Se estiver a ser assaltado, obedeça a tudo o que a pessoa lhe pedir, seguindo muitas das instruções da primeira secção. Se estiver numa luta, as suas opções são mais limitadas.
  2. Passo 2 Fuja, se puder.2Fugir se puder. Se estiver a ser perseguido, faça o que puder para fugir. Se foi apanhado, mas vê uma oportunidade de escapar ou distrair o atacante, faça-o, mas apenas se as suas hipóteses de escapar forem bastante boas. Virar as costas a um atacante torna-o mais fácil de atingir.
    • Se fores um corredor rápido ou se tiveres joelhos fracos, corre em linha reta para longe do atacante em direção a um abrigo. Quanto mais depressa conseguires fugir, menos tiros ele conseguirá disparar.
    • Se for um corredor mais lento e não tiver problemas nos joelhos, uma corrida em ziguezague pode ser uma opção melhor. Neste caso, pode ser atingido na mesma, mas as hipóteses de ser atingido numa área vital podem ser reduzidas.
    • Se puder, crie distracções visuais para o atacante, como, por exemplo, borrifar um extintor de incêndio.
  3. Passo 3 Proteja-se, se puder.3Consiga abrigar-se, se puder. Pode não conseguir ganhar tempo suficiente para fugir completamente, mas abrigar-se pode, pelo menos, ser útil. Além disso, se vir que eles estão prestes a disparar, proteja-se se puder.
  4. Passo 4 Tente encontrar uma arma ou uma distração.4Tente encontrar uma arma ou uma distração. Durante o confronto, procure um objeto que possa ser utilizado como arma. Os objectos pesados, especialmente os que têm cantos afiados, são boas armas, mas se tiver acesso a algo um pouco mais potente, é melhor.
  5. Passo 5 Falar com o atirador.5Fale com o atirador. Se não tiver para onde ir, onde se esconder e não tiver outras opções, a sua melhor aposta será falar com o atirador. Não implore pela sua vida nem tente fazer com que ele sinta pena de si. Em vez disso, simpatize com ele e tente perguntar-lhe o que é que ele quer. Ofereça-se para o ajudar e pergunte-lhe porque é que ele está a fazer o que está a fazer. Isto pode dar-lhe tempo até chegar ajuda.
  6. Passo 6 Saia do caminho se parecer que estão a preparar-se para disparar.6Sai do caminho se parecer que estão a preparar-se para disparar. Se eles parecem querer disparar de qualquer forma, o melhor que pode fazer é tentar sair do caminho. Mover-se pelo menos aumenta as hipóteses de ser atingido numa área menos importante, uma vez que é muito difícil disparar com precisão enquanto se move.

Em confrontos com a polícia

  1. Passo 1 Retire os óculos de sol ou o chapéu se não tiver sido visto.1Retire os óculos de sol ou o chapéu se não tiver sido visto. Se for mandado parar pela polícia enquanto estiver no seu carro ou se tiver tempo antes de eles se aproximarem demasiado de si (por exemplo, antes de entrar numa zona conhecida por ser frequentada por polícias), tire o chapéu e os óculos de sol, se os tiver. Se a polícia conseguir ver os seus olhos, ficará muito menos nervosa. No entanto, se os polícias já estiverem a olhar para si ou ao seu lado, não é aconselhável fazer isto, pois o movimento deixá-los-á nervosos.
    • Mais uma vez, só deve fazer isto se não tiver sido visto. Se o fizer e o polícia o vir, pode pensar que está a pegar numa arma.
  2. Passo 2 Tornar as mãos bem visíveis.2Tornar as mãos bem visíveis. Quer esteja num carro ou na rua, tem de tornar as suas mãos bem visíveis para o agente. Se estiver num carro, coloque-as no parapeito da janela. Se estiver na rua, segure-as ligeiramente para cima e afastadas do corpo. Isto também reduzirá a tensão do agente.
  3. Passo 3 Mexa-se o menos possível.3Mova-se o menos possível. Não pegue em nada nem se mexa mais do que o estritamente necessário. Não faça movimentos bruscos, pois isso pode ser interpretado como um sinal de que está a pegar numa arma.
  4. Passo 4: Manter a calma.4Fique muito calmo. Não tente discutir com o agente e não se mostre visivelmente zangado. Mesmo que sinta que os seus direitos estão a ser violados, o que pode muito bem acontecer, não discuta isso com o agente. Quando o confronto tiver terminado, pode recorrer a um advogado e processá-lo, mas não entre de modo algum numa luta com ele.
  5. Passo 5 Fale devagar e não't shout.5Fale devagar e não grite. Fale com os agentes devagar, com calma e num tom uniforme (não grite com eles). Isto ajudará a mostrar que não é hostil e ajudará a evitar que entrem em pânico. Sim, a responsabilidade deve recair sobre eles para manterem a calma, mas pensar no que deveria ter feito não o vai impedir de levar um tiro.
  6. Passo 6 Faça tudo o que lhe for pedido.6Faça tudo o que lhe for pedido. Se lhe disserem para parar, pare. Se lhe disserem para sair do carro, saia do carro. Se lhe disserem para pôr as mãos na parede, ponha as mãos na parede. Como dissemos, a altura de defender os seus direitos é mais tarde, não agora. Basta um polícia demasiado stressado e está morto.
  7. Passo 7 Diga ao agente o que está a fazer.7Diga ao agente o que está a fazer. Sempre que precisar de se mexer, diga ao agente o que está a fazer. Diga-lhe porque é que se está a mover, para onde se está a mover e faça esses movimentos lentamente. Diga-lhe estas coisas com calma. Isto irá, mais uma vez, impedi-lo de pensar que está a tentar apanhar uma arma.

Evitar a situação

  1. Passo 1 Permaneça em zonas seguras da cidade.1Fique em zonas seguras da cidade. Evite as zonas com elevada criminalidade e violência armada. Por vezes, estas zonas são inevitáveis, mas mantenha-se dentro de casa o mais possível se tiver de estar nessas zonas.
  2. Passo 2 Passe rapidamente por zonas pouco seguras.2Viaje rapidamente através de áreas inseguras. Se tiver de sair para o exterior em zonas pouco seguras, passe rapidamente por essas zonas, em vez de ficar na rua com amigos ou sozinho. Evite ir a pé para os locais onde tem de ir e, em vez disso, apanhe o autocarro ou um carro (o carro de um amigo ou o seu próprio).
  3. Passo 3 Evitar sair à noite.3Evite sair à noite. As taxas de criminalidade aumentam à noite, por isso evite zonas inseguras e mesmo relativamente seguras quando escurece. A sério, nunca acontece nada de bom às 2 da manhã. Entre e passe a sua noite em segurança.
  4. Passo 4 Vista-se para evitar chamar a atenção.4Vestir-se para evitar chamar a atenção. Certos tipos de roupa atraem a atenção de polícias e vizinhos suspeitos. Embora deva poder vestir o que quiser, isso não altera em nada a realidade. Você também deve evitar usar cores de gangues se souber que vai passar por território de gangues. Vestir-se de gangster e usar vermelho em certas partes de LA, por exemplo: não é muito inteligente.
  5. Passo 5 Evite drogas, gangues e crimes.5Evitar as drogas, os gangs e o crime. Não te envolvas em drogas, não te envolvas em gangues e não comeces uma vida de crime. Na verdade, nem sequer se aproxime de gangues se puder ser evitado. É um mito que é necessário assassinar uma pessoa ao acaso para fazer parte de um gangue, mas isso não significa que seja uma boa ideia juntar-se a um. Colocar-se nestas situações perigosas aumentará significativamente as hipóteses de levar um tiro.
  6. Passo 6 Não't start trouble.6Não comece problemas. Um homem sábio disse uma vez: 'Não comeces nenhum, não vai haver nenhum'. Isto significa que, se não começares problemas, estarás muito longe de os evitar. Roubar o aparelho de som de um gajo ou dormir com a namorada dele não é uma atitude inteligente. Evita os gajos malucos evitando problemas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaSe souberes uma forma de parar um atirador pelas costas para salvar o teu amigo, consegues? Podes, desde que não ponhas a tua própria vida em perigo (a não ser que estejas disposto a arriscar a tua vida pelo teu amigo).
  • PerguntaComo posso ultrapassar o medo de levar um tiro? Em primeiro lugar, o medo de qualquer ferimento (incluindo o de levar um tiro) é inato e normal. No entanto, é óbvio que deve evitar situações em que possa ser atingido por um tiro. Se tem medo de levar um tiro em situações em que isso é improvável (por exemplo, no trabalho ou nas compras), então o seu medo é irracional. Nesse caso, um conselheiro licenciado, especializado no tratamento de fobias, poderá ajudá-lo.
  • PerguntaSe tiver de lutar contra o atirador, como é que o posso derrotar? Em primeiro lugar, não lutes com um atirador se o puderes evitar. Se se encontrar numa situação em que tem de lutar com um atirador, há algumas coisas que pode fazer. Se tiver uma arma, procure um abrigo para se esconder enquanto se prepara para ripostar. A prioridade não é derrotar o atirador, mas sim manter-se vivo. Se não tiveres uma arma, tenta aproximar-te o mais possível da pessoa que tem a arma, com as mãos no ar. Depois, agarra rapidamente o braço que está a segurar a arma pelo pulso e aponta-a para longe de ti. Depois, pode bater na pessoa, fazer uma técnica de artes marciais, etc. Lembra-te, evita sempre um atirador.

Vídeo

Dicas

  • Enquanto te escondes, deves apanhar uma pedra ou uma ferramenta que te possa ajudar a infligir danos ao atirador quando ele se aproximar de ti.
  • No caso de o assaltante ter uma semi-automática, pode agarrar a arma pela corrediça e apontá-la para longe de si. Dessa forma, se a arma disparar, não será activada, fazendo com que o assaltante largue a arma e fique frente a frente consigo ou tenha de demorar alguns segundos a carregar no carregador antes de estar pronto para disparar novamente.
  • Tente adquirir o hábito de carregar algum tipo de arma de defesa pessoal, como uma lâmina dobrável ou faca de bota, ou uma caneta de defesa pessoal.

Avisos

  • Se uma pistola semi-automática não tiver um carregador, ela ainda pode ter uma bala na câmara.
  • Diga ao agressor 'não faças isso a ti próprio', o que implica que o agressor tem mais a perder do que tu, ou o potencial ganho.
  • Nunca tente a frase 'não tens coragem de me dar um tiro'. Se o fizer, o atirador pode mesmo disparar contra si.
  • Tenta sair com uma conversa e espera por ajuda externa. Resistir aumentará as suas hipóteses de ser morto, por isso, a menos que seguir as ordens do atacante represente um perigo acrescido, como um rapto, cumprir as suas exigências é a melhor forma de sobreviver. (Muitas vezes, mesmo com a possibilidade de rapto, é melhor obedecer. A polícia pode encontrar-te).
  • Nunca ataque um homem armado. A menos que esteja suficientemente perto para tocar na arma ou não esteja diretamente à vista do atirador, não deve correr para ele. Isso pode assustá-lo e fazer com que ele atire instintivamente.
  • Perceba que a melhor resposta quando confrontado por um assaltante armado é a resposta passiva. Na rara chance de ser confrontado com uma arma, aumentar a tensão ou agravar o agressor aumenta muito as suas chances de ser ferido.