Como evitar ser assaltado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a maioria das cidades do mundo sejam seguras, por vezes pode visitar uma zona com uma elevada taxa de criminalidade e uma maior probabilidade de ser assaltado. Se for esse o caso, tem de ter cuidado para se proteger a si, aos seus entes queridos e aos seus bens contra roubos. Dependendo dos outros, ficando atento e conhecendo um pouco sobre a área em que você está viajando, você será capaz de evitar ser assaltado.

Passos

Ficar atento

  1. Passo 1 Evite ouvir música.
    Evite ouvir música. Quando andar em público, deve evitar ouvir música no telemóvel ou noutro dispositivo de escuta pessoal. A música pode distraí-lo de vários perigos e alguém pode aproveitar-se de si se estiver distraído a ouvir a sua música.
  2. Passo 2 Não't play with your smart phone.
    Não brinque com o seu telemóvel. Embora possa parecer uma coisa normal, brincar ou ver mensagens de texto no seu smartphone pode distraí-lo. Um assaltante pode aperceber-se disso e ver o que está a fazer. Um assaltante pode aperceber-se disso e identificá-lo como uma potencial vítima.
    • Para além de o seu telemóvel ser uma distração, pode também ser algo que um assaltante queira roubar.
  3. Passo 3 Olhe à sua volta.
    Olhe à sua volta. Enquanto caminha, não se esqueça de olhar à sua volta. Caminhe com a cabeça erguida e olhe ocasionalmente de um lado para o outro. Em última análise, quanto mais estiver atento ao que o rodeia, mais fácil será evitar ser assaltado.
    • Se vir alguém suspeito ou ameaçador, afaste-se dele.
    • Tenha cuidado ao virar as esquinas. Tente fazer uma curva longa para poder ver o que está à volta da esquina antes de a virar. Afinal de contas, pode haver um assaltante à espera do outro lado da esquina.
  4. Passo 4 Viaje em ruas bem iluminadas.
    Viaje em ruas bem iluminadas. Quanto mais bem iluminada for uma rua, menos provável será que uma pessoa tente assaltá-lo sem medo. Por conseguinte, prefira as ruas bem iluminadas. Além disso, evite ruas escuras e zonas mais sombrias da cidade.
    • Se for para uma zona escura, leve uma lanterna e use algo refletor, como um colete de alta visibilidade.
    • Evite atalhos que sejam escuros. Poupar alguns minutos não vale a pena pôr em risco a sua segurança.
  5. Passo 5 Pergunte às pessoas sobre a zona da cidade onde se encontra're walking in.
    Pergunte às pessoas sobre a zona da cidade onde está a passear. Se não estiver familiarizado com uma determinada zona, deve perguntar aos habitantes locais sobre ela antes de a percorrer. Desta forma, terá uma ideia se uma zona é perigosa ou não antes de lá chegar.
  6. Passo 6 Reveja um mapa ou peça indicações antes de iniciar a viagem.
    Reveja um mapa ou peça indicações antes de iniciar a sua viagem. Antes de sair para um passeio pela cidade, tenha uma boa ideia de para onde vai e como lá chegar. Pode fazê-lo pedindo indicações ou consultando um mapa antes de iniciar o passeio. Desta forma, não terá de parar e pedir indicações a estranhos ou consultar o Google Maps no seu telemóvel - coisas que o fazem parecer vulnerável.

Rodear-se de outras pessoas

  1. Passo 1 Viajar com um grupo.
    Viaje com um grupo. Se acha que está num local de alto risco, pode reduzir as suas hipóteses de ser assaltado se andar com um grupo. É muito menos provável que os assaltantes abordem um grupo de pessoas quando podem simplesmente visar um indivíduo.
    • Se estiver a sair de um bar à noite, caminhe até ao seu carro ou casa com um grupo de pessoas. Além disso, considere a hipótese de uma pessoa levar todos os outros para os seus carros ou casas - se os seus carros ou casas exigirem uma longa caminhada.
  2. Passo 2 Caminhe com um habitante local.
    Caminhe com um habitante local. Se estiver numa zona que não lhe é familiar, estará muito mais seguro se caminhar com um habitante local. Os habitantes locais não só saberão quais as zonas da cidade que são perigosas, como provavelmente se integrarão melhor e poderão não ser alvo de um assaltante.
  3. Passo 3 Procure ajuda se...
    Procure ajuda se estiver a ser seguido. Se, por qualquer razão, suspeitar que está em perigo ou que está a ser ativamente seguido, deve procurar ajuda imediatamente. Pode fazê-lo dirigindo-se a um agente da polícia próximo ou entrando num bar, restaurante ou loja.
    • Se entrar num estabelecimento público, certifique-se de que espera o tempo suficiente até ter a certeza de que a pessoa que o segue se foi embora. Se não tiver a certeza, contacte as autoridades.
    • Se não houver polícias ou estabelecimentos seguros nas imediações, continue a caminhar com confiança e rapidamente para uma área que saiba ser segura.
  4. Passo 4 Permaneça em zonas bem povoadas.
    Fique em áreas bem povoadas. É muito menos provável que os assaltantes ataquem em locais onde há muitas pessoas. Por isso, tente caminhar em áreas onde há muita gente.
    • Se tiver duas rotas para chegar ao seu destino, escolha a que tiver mais pessoas.

Evitar chamar a atenção para si próprio

  1. Passo 1 Vista-se como um habitante local.
    Vista-se como um habitante local. Se estiver a visitar uma zona de onde não é natural, tente não se vestir como um turista. Isto porque os assaltantes e outros criminosos têm frequentemente como alvo pessoas que são turistas ou visitantes.
    • Se tiver algum, use roupas de fabrico nacional em vez de roupas de marca.
    • Evite usar t-shirts que mostrem que é um turista. Por exemplo, se comprou uma t-shirt numa atração turística local, espere até estar em casa para a usar.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Tsahi Shemesh

    Treinador de defesa pessoal
    Tsahi Shemesh é um especialista em auto-defesa, especializado em Krav Maga. Começou a aprender Krav Maga em 1988, e treinou diretamente com Imi Lichtenfeld, o fundador da modalidade. Shemesh é o fundador e diretor do programa Krav Maga Experts na cidade de Nova Iorque. Certificou centenas de instrutores, treinou uma grande variedade de profissionais (incluindo paramédicos e agentes da polícia de Nova Iorque) e o seu currículo é ensinado em mais de uma dúzia de países em todo o mundo.
    Treinador de Defesa Pessoal Tsahi Shemesh

    Quando se está numa situação de assalto, é preciso pesar as opções. Dar a carteira ao assaltante é a melhor ou a pior opção? Se alguém quiser a sua carteira e não souber como resolver a situação, a opção mais segura é dar-lhes o dinheiro. Os bens são substituíveis, mas o seu bem-estar não.

  2. Passo 2 Evitar mostrar sinais de riqueza.
    Evite mostrar sinais de riqueza. Se estiver numa zona pobre ou desconhecida, não use relógios, jóias, óculos de sol, sapatos ou aparelhos electrónicos caros. Além disso, tenha o mínimo de dinheiro possível na carteira e não exiba muito dinheiro se/quando comprar algo.
    • Se tiver de transportar jóias ou artigos caros, esconda-os.
  3. Passo 3 Andar com um objetivo....
    Caminhe com um objetivo. Desloque-se ao longo de uma rua ou passeio como se soubesse para onde vai e o que está a fazer. Se andar de forma tímida e insegura, um assaltante pode vê-lo como uma pessoa vulnerável.
    • Evite olhar em volta de forma nervosa, como se não tivesse a certeza de onde está ou do que está a fazer.
    • Evite tirar fotografias de tudo o que se passa na rua. Embora algo possa dar uma óptima oportunidade para tirar fotografias, o seu interesse em fotografar pode dar a impressão de que é um turista.
    • Faça aulas de auto-defesa para se poder defender. Embora isto não o impeça de ser assaltado, reforçará a sua confiança e poderá dissuadir um potencial atacante.
  4. Passo 4: Faça't walk around late at night.
    Não ande na rua a altas horas da noite. Uma vez que há muito poucas pessoas a andar à noite, vai chamar a atenção para si se estiver na rua muito tarde. Mesmo que esteja com um grupo, aumentará as suas hipóteses de ser assaltado. Em vez de andar:
    • Apanhe um táxi.
    • Chame um amigo para lhe dar boleia.
    • Regresse a casa mais cedo ou passe a noite em casa da pessoa que está a visitar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Devo tentar deter um assaltante?
    Nunca se sabe se alguém tem uma arma, por isso deve cooperar e dar-lhes tudo o que estão a tentar levar. Pode sempre substituir os objectos que lhe foram roubados.
  • Questão
    Como é que se evita ser assaltado quando se viaja?
    Se vai para um sítio novo, faça uma pequena pesquisa e planeamento antes de partir. Pode ser qualquer coisa, desde fazer jogging à noite ou ir a um novo restaurante até ir de férias para um país estrangeiro, mas é melhor estar seguro. Veja o que há por perto, o que vai fazer enquanto lá estiver e a que distância fica do sítio onde está ou vai ficar.
  • Questão
    Como é que não sou assaltado em Nova Iorque?
    Os assaltantes procuram geralmente o caminho de menor resistência. Se estiveres alerta e te comportares como se estivesses consciente do que te rodeia, é menos provável que sejas o alvo. Não se perca no seu telemóvel, mantenha os olhos activos e mantenha um ouvido livre dos auscultadores ou airpods. Além disso, preste atenção aos carros à sua volta nos parques de estacionamento e nas bermas das ruas. Pequenos detalhes como este tornam-no difícil de emboscar.

Dicas

  • Como viajante, divida seu dinheiro, passaporte, outros documentos de identificação e cartões de crédito entre vários compartimentos (por exemplo, uma carteira, um cinto de dinheiro e uma mala). Desta forma, se perder um destes objectos, não ficará completamente sem identificação ou dinheiro.
  • Se for dominado ou não conseguir escapar, a entrega do dinheiro ou da carteira pode salvá-lo de ferimentos graves.
  • Se frequenta zonas de alto risco, considere fazer uma 'carteira de assaltante'. As carteiras dos assaltantes são simplesmente carteiras com vários cartões de crédito falsos e algumas notas de dinheiro verdadeiro. Se for atacado, entregar essa carteira ao assaltante pode satisfazê-lo e dar-lhe tempo para fugir.

Avisos

  • A sua segurança física (e a dos outros do seu grupo) deve ser a sua maior prioridade. Se você for atacado, entregar seus itens pode ser mais inteligente do que tentar lutar com alguém.