Como arrumar os tacos num saco de golfe
Autor do artigo:Gabriel SilvaPode ser difícil manter o controlo de todo o seu equipamento de golfe, especialmente se o seu saco não estiver organizado. Antes de embarcar na sua próxima viagem de golfe, tente reorganizar os seus ferros e outro equipamento de modo a que os itens mais altos fiquem na parte de trás do saco e os itens mais baixos na parte da frente. Com um saco organizado, poderá passar menos tempo a procurar no saco e mais tempo a desfrutar de uma divertida partida de golfe!
Passos
Organizar o seu equipamento
- Retire todos os tacos do seu saco. Coloque todo o seu equipamento no chão, retirando um taco de cada vez. Não deite fora os tacos; em vez disso, organize-os numa única área. Depois de ter esvaziado o saco, sacuda-o numa área exterior para se livrar de qualquer relva ou sujidade.
- Se quiser reorganizar totalmente o seu saco, considere esvaziar também os bolsos laterais do saco.
- Conte quantos espaços de arrumação existem no seu saco de golfe. Verifique novamente que tipo de espaço de arrumação tem à disposição. Dependendo do estilo, o seu saco pode ter algumas secções grandes ou uma variedade de ranhuras mais pequenas. Depois de confirmar o espaço de arrumação existente no seu saco, terá uma ideia melhor de como organizar o seu equipamento.
- Ponha de lado as madeiras e os ferros mais compridos. Agrupe os ferros 1, 2 e 3 e as madeiras, que utiliza para tacadas mais longas e potentes. Se estiver a planear ir para um campo de golfe grande e espalhado, então vai querer levar consigo alguns destes tacos. Pode localizar estes itens nos seus sacos, procurando o equipamento com os cabos mais compridos e as cabeças dos tacos mais finas.
- Embora o nome sugira o contrário, as 'madeiras' são quase sempre feitas de metal. O nome refere-se a equipamento mais antigo, que era originalmente feito de madeira.
- O taco 1 é também conhecido como driver.
- Separe os seus ferros 4, 5 e 6 numa pilha. Mantenha os ferros do meio juntos, que utiliza para balanços moderados. Necessitará deste equipamento quando a bola de golfe estiver a cerca de 150 a 170 jardas (140 a 160 m) de distância do buraco. Para além do sistema de etiquetagem numérica, pode identificar estes tacos através do tamanho médio do cabo e de uma cabeça de taco de tamanho médio.
- Separe os tacos mais curtos e ponha-os de lado. Mantenha os seus ferros 7, 8 e 9 juntos enquanto mexe no seu saco de golfe. Depois de ter reunido estes tacos, procure os wedges e os putters, que pode utilizar para tacadas angulares ou de curto alcance. Coloque todos estes itens na mesma pilha para uma melhor organização. Pode identificar estes tacos pelas suas pegas mais curtas e cabeças mais volumosas e altas.
- Também pode ter um recuperador de bolas com os seus tacos. Ponha-o de lado com os tacos curtos, wedges e putters.
Sabia que? Os tacos de golfe são classificados num sistema numérico de 1 a 9. Um refere-se ao taco mais fino e menos alto, enquanto 9 refere-se a um taco mais grosso e alto. Muitos jogadores de golfe optam por não incluir os tacos 1 e 2 nos seus sacos, uma vez que este equipamento é mais difícil de utilizar.
Não pode levar consigo mais de 14 tacos de golfe para o green, por isso escolha bem o seu equipamento! Se preferir viajar com pouco peso, considere levar menos tacos para a sua viagem de golfe.
Organização de um saco de quatro secções
- Coloque os tacos e cunhas mais pequenos na secção mais baixa. Encontre as suas peças de equipamento mais pequenas e coloque-as na parte da frente do saco, onde possa aceder-lhes facilmente. Se tiver tacos de golfe mais pequenos do que os ferros 7, 8 e 9, coloque-os nesta secção. Além disso, coloque os wedges aqui.
- Dependendo do seu equipamento, poderá ter um pitching wedge para áreas relvadas e um sand wedge para bunkers.
- Coloque os seus ferros 7, 8 e 9 na secção central direita. Coloque os seus ferros mais altos por cima dos tacos mais curtos e dos wedges para que os possa alcançar facilmente. Uma vez que este equipamento é de tamanho médio em comparação com as madeiras, drivers e tacos mais pequenos, mantenha os ferros mais grossos no meio do saco.
- Quando colocar estes tacos no saco, tente mantê-los por ordem sequencial.
- Insira sempre os tacos no saco com a extremidade do cabo virada para baixo.
- Utilize a secção central esquerda para os tacos 4, 5 e 6. Continue a subir na escala numérica, colocando estes ferros na secção esquerda dos tacos 7, 8 e 9. Mantenha os tacos em ordem numérica, para que possa pegá-los rápida e facilmente no meio de um jogo.
- Nesta altura, verifique se todos os tacos estão virados para o fundo do saco.
- Se não tiver 2 secções centrais, disponha os tacos 4, 5, 6, 7, 8 e 9 numericamente numa secção central.
- Guarde as suas madeiras, drivers e putter na parte de trás do saco. Coloque o seu equipamento mais longo e mais potente junto para que possa aceder-lhe facilmente no início do jogo. Uma vez que estes são os tacos e drivers mais compridos, guarde-os atrás dos ferros de tamanho médio e pequeno para que sejam mais fáceis de agarrar. Uma vez que o putter é a peça de equipamento mais volumosa, coloque-o na parte de trás do seu saco para que não bata e não danifique o seu outro equipamento.
- Esta secção estará mais próxima de si sempre que segurar o saco.
Sabia que? A organização do saco de golfe do mais alto para o mais baixo funciona melhor se for o próprio a transportar o saco. Se estiver a planear pendurá-lo num carrinho de golfe, organize os tacos do mais baixo para o mais alto para facilitar o acesso.
Encher um saco com ranhuras individuais
- Coloque o seu driver ou a madeira mais alta no canto superior esquerdo para facilitar o acesso. Se não tiver este ferro à mão, coloque a madeira mais alta ou o ferro 2 nesse local. Certifique-se de que as suas peças de equipamento mais compridas estão situadas na parte de trás do saco, pois isso tornará a sua jogabilidade muito mais simples.
- Não existe uma fórmula exacta para organizar o seu saco de golfe. Coloque os tacos da forma que melhor se adapte a si e ao seu estilo de jogo.
- Organize os tacos da esquerda para a direita por ordem decrescente. Continue a colocar os tacos no saco, indo de cima para baixo. Quando tiver colocado os drivers e as madeiras no saco, comece a colocar os ferros 4, 5 e 6 nas ranhuras seguintes. Utilize as três ranhuras seguintes para os ferros 7, 8 e 9. Se tiver cunhas ou tacos mais pequenos, coloque-os na fila de baixo.
- Se quiser experimentar um método de organização diferente, ordene o equipamento pelos números pares e ímpares dos tacos. Dedique as ranhuras da metade esquerda do saco aos tacos com números ímpares e a metade direita do saco aos tacos com números pares.
- Coloque o putter e o recuperador de bolas na fila inferior do saco. Coloque a peça de equipamento mais volumosa por baixo dos outros tacos, ferros e drivers. Embora os tacos sejam geralmente guardados perto dos drivers, não tem de se preocupar com o facto de baterem nos outros tacos quando o taco está na sua própria ranhura. Além disso, mantenha o recuperador de bolas perto do fundo do saco para um acesso rápido e fácil.