Como aplicar um estrangulamento triangular com a guarda aberta nas artes marciais mistas

Autor do artigo:Gabriel Silva

O estrangulamento triangular é um dos estrangulamentos mais comuns e mais eficazes no desporto das Artes Marciais Mistas atual. É um movimento frequentemente feito no desporto do Jiu Jitsu para ganhar pontos ou para vencer combates. Esta demonstração instrutiva irá explicar como executar o estrangulamento triangular a partir da guarda aberta.

Passos

  1. Passo 1 Comece por deitar-se de costas com as pernas afastadas.1Comece por se deitar de costas com as pernas afastadas. O tronco do adversário está entre as suas pernas. A isto chama-se guarda aberta porque o movimento dele é ligeiramente restringido pelas suas pernas, mas não tanto como seria se as suas pernas estivessem à volta do tronco dele ou em guarda 'fechada'.
    • Agora, enquanto o adversário está preso na sua guarda, ele normalmente tentará dar socos ou cotoveladas no seu rosto para causar danos enquanto procura uma maneira de escapar. A chave para começar a preparar o seu triângulo de estrangulamento é agarrar um dos seus braços enquanto ele está a tentar dar-lhe um soco e desviá-lo para que se mova ao lado da sua cabeça em vez de a atingir. Também é importante tentar segurar o braço dele durante o processo.
      Passo 1 Comece por se deitar de costas com as pernas afastadas.
  2. Passo 2 Começa a posicionar-te2Começa a posicionar-te. Quando o ataque do teu adversário tiver sido desviado e o outro braço dele tiver sido empurrado para fora do caminho, começas a posicionar o teu corpo. Para isso, usa as pernas para empurrar o corpo para a frente no chão, de modo a que o adversário fique mais afastado da tua cabeça. Com alguma prática, deve ser capaz de posicionar o seu próprio corpo ao mesmo tempo que se protege do ataque e manobra os socos.
  3. Passo 3 Gire as ancas para a frente3Gire as ancas para a frente. Depois de concluídos os passos anteriores, o adversário deve estar desequilibrado. Depois, deve rodar as ancas para a frente para fazer com que o corpo do adversário fique mais abaixo do seu.
  4. Passo 4 Agora queres...4Agora queres encontrar uma maneira de manobrar a tua perna por cima do braço do teu adversário que foi empurrado para baixo e para longe de ti, tornando assim mais fácil quando chegar a altura de aplicar o estrangulamento.
    • Por esta altura, deve estar numa posição em que a cabeça do adversário está junto às suas ancas. O braço do oponente deve estar bem seguro junto ao seu ombro. Nesta fase, começa a levantar as pernas para cima e por cima da cabeça do adversário.
      Passo 4 Agora queres...
  5. Passo 5 Quer...5Começa a envolver uma perna à volta da cabeça e dos ombros do adversário, certificando-se sempre de que o braço dele está preso à frente do pescoço e da cabeça, enquanto leva o pé em direção à outra perna.
  6. Passo 6 Envolve agora o joelho à volta do tornozelo do outro pé, mantendo o adversário no lugar.6Agora é preciso envolver o joelho à volta do tornozelo do outro pé, segurando o adversário no lugar. Para facilitar este passo, pode agarrar a canela para puxar a perna que está nas costas do adversário, mas não puxe o pé, pois pode partir o tornozelo.
  7. Passo 7 Com as pernas, deves aplicar o máximo de pressão possível na cabeça e no pescoço do adversário.7Com as pernas, pressiona o mais possível a cabeça e o pescoço do teu adversário. Vais reparar que o facto de o braço do teu adversário estar a ser forçado contra o pescoço restringe o fluxo de ar do teu adversário. Pode usar uma das mãos para puxar o seu próprio pé para baixo, de modo a aplicar ainda mais pressão, o que aperta o estrangulamento.
  8. Passo 8: Manter o estrangulamento8Mantém o estrangulamento até o teu adversário desistir ou o árbitro interromper a luta.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaE se o adversário apanhar os meus tomates? Provavelmente não vai apanhar porque as tuas bolas estão bem encostadas ao pescoço dele. Se ele pegar, use seu braço livre para fazer algo a respeito, ou enrole-se na bola, choramingando em agonia, e aceite a derrota
  • PerguntaComo é que faço uma posição de montagem? Coloca o teu adversário no chão. Em seguida, coloque uma perna de cada lado da pessoa. Pressione os ombros com as mãos e as ancas com todo o corpo.
  • PerguntaSe isto me acontecer, como é que escapo? Uma das melhores formas de escapar a um estrangulamento triangular é manter o controlo do braço que está preso dentro do triângulo e evitar que o bíceps passe pela garganta. Em seguida, use os ombros para girar e abrir as pernas do oponente. Quando houver espaço suficiente, deslize o braço preso para fora ou o outro braço de volta para a guarda.

Dicas

  • Você pode puxar a cabeça do oponente para baixo para aumentar a eficácia do estrangulamento.
  • Certifique-se de que o ombro do oponente está fora do triângulo, não dentro.
  • Se tudo tiver sido feito corretamente, o estrangulamento triangular pode ser realizado em questão de segundos.

Avisos

  • Esta demonstração foi feita por um profissional treinado num ambiente controlado. Ela serve apenas para fins didáticos e só deve ser feita por profissionais ou instrutores qualificados, ou sob a supervisão deles.