Como Apontar um Arco Composto

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um arco composto utiliza um conjunto de roldanas para impulsionar uma seta em direção a um alvo a velocidades mais rápidas do que um arco convencional. A chave para utilizar com sucesso um arco composto é apontá-lo corretamente. Felizmente, um arco composto é equipado com guias que podem ajudá-lo com a sua mira.

Passos

Adotar uma boa forma

  1. Passo 1 Aquecer e relaxar.1Aqueça-se e relaxe. Músculos tensos podem interferir na forma de atirar e produzir tiros menos consistentes. Pense da seguinte forma: é difícil reproduzir um nível exato de tensão de cada vez, mas um músculo totalmente relaxado está sempre na mesma posição. Incentive esta consistência aquecendo-se antes de cada sessão de tiro com arco, esticando os ombros, a parte superior das costas, o pescoço ou qualquer outra parte que pareça tensa.
    • Verifique novamente os seus músculos antes de lançar uma seta. Relaxar o antebraço é um dos passos mais importantes para um tiro consistente e preciso. Em vez disso, tensione o tríceps.
  2. Passo 2 Adotar uma postura de tiro.2Adote uma postura de tiro. Coloque-se de pé com os pés afastados à largura dos ombros, num ângulo de 90º em relação ao alvo. Dê um passo de alguns centímetros para a frente com o pé dianteiro e vire-o para fora. Equilibre o seu peso uniformemente entre os dois pés, sem se inclinar em nenhuma direção.
    • Se se aperceber que está a inclinar-se ou a ter problemas de equilíbrio, ajuste a sua posição para ficar um pouco mais aberto (de frente para o alvo).
  3. Passo 3 Agarrar o arco numa posição natural.Agarrar o arco numa posição natural. Ao segurar a pega do arco, a maior parte da pressão deve ser exercida na parte inferior do polegar, cerca de 2,5 cm abaixo da articulação. Rodar ligeiramente a mão para que a palma e os dedos fiquem relaxados, sem fazer força contra o arco. Esta posição natural da mão é fácil de manter e impede-o de torcer o arco com a palma da mão enquanto dispara.
    • Alguns arqueiros usam outras posições, mas estas tendem a ser menos tolerantes. Se o seu pulso não estiver numa posição natural, terá de fazer força para o manter nessa posição durante o tiro.
  4. Passo 4 Puxe o arco para os seus pontos de ancoragem.4Puxe o arco para os seus pontos de ancoragem. Encaixe a flecha na corda do arco e puxe-a para trás, mantendo o pulso direito e relaxado. À medida que aproxima a corda do seu rosto, procure os 'pontos de ancoragem' onde as partes do arco se encontram com o seu rosto. Quanto mais naturais forem os seus pontos de ancoragem e quanto mais fácil for localizá-los, mais consistente será o seu tiro. Escolham dois ou três dos seguintes pontos para usar como pontos de ancoragem, ou inventem os vossos próprios pontos que funcionem bem para vocês:
    • Ponto onde a sua mão toca no seu rosto. Este é um ponto específico na mandíbula, bochecha, pescoço ou debaixo da orelha, dependendo do comprimento da arma e do tipo de disparo.
    • Ponto onde a corda toca levemente o nariz (apenas se for conveniente).
    • Ponto onde o 'botão de beijo' da corda toca a boca. (Alguns arqueiros não recomendam um botão de beijo se estiver a usar uma mira peep).

Mira do tiro

  1. Passo 1 Olhar através do visor.1Olhar através do visor. A maior parte dos arcos compostos estão equipados com um visor ligado à corda. Trata-se simplesmente de um anel através do qual se olha para ajudar a apontar. A mira deve ser fixada num local onde possa olhar facilmente através dela com o arco puxado para os seus pontos de ancoragem.
    • Se não tiver um visor, compre um online ou numa loja de tiro com arco. Uma mira peep pequena permite-lhe focar os alvos a uma maior variedade de distâncias, mas certifique-se de que é suficientemente grande para ver toda a sua visão frontal. As miras grandes são mais úteis em condições de pouca luz.
  2. Passo 2 Apontar o alvo através da mira dianteira.2Mire o alvo através da mira dianteira. A mira dianteira está fixada na parte da frente do arco. Alinhe o arco de modo a que a mira dianteira e o alvo sejam visíveis através da mira peep.
    • Quanto maior for a distância entre a mira de observação e a mira dianteira, mais precisa será a sua pontaria. Os arqueiros de alvo estendem por vezes a sua mira dianteira vários centímetros à frente do arco.
  3. Passo 3 Fechar um olho (opcional).3Fechar um olho (opcional). Os arqueiros fecham frequentemente um olho, para que seja mais fácil focar através da mira. Esta é normalmente uma boa tática para os principiantes, e muitos arqueiros experientes também o fazem. No entanto, há vantagens em deixar os dois olhos abertos. Dois olhos proporcionam uma perceção de profundidade e uma visão mais completa do alvo. Também são melhores para seguir a flecha durante o voo, para que possa ver se voou demasiado alto, demasiado instável, etc.
    • Se disparar com os dois olhos abertos, é útil usar um arco construído para o seu olho dominante (por exemplo, um arco puxado com a mão direita para uma pessoa com dominância ocular direita). Se utilizar o outro tipo de arco, terá de aprender a fazer compensações de pontaria de lado a lado quando dispara com os dois olhos abertos. Pode determinar o seu olho dominante com testes caseiros simples.
  4. Passo 4 Alinhe o pino correto com o seu alvo.4Alinhe o pino correto com o seu alvo. A mira dianteira de um arco composto típico tem vários pinos alinhados no interior. Estes marcam normalmente 20 jardas (o pino mais alto), 30 jardas, 40 jardas e 50 jardas. Escolha o pino que melhor corresponde à sua distância ao alvo e mova o arco de modo a que esse pino fique diretamente em frente do alvo.
    • Se não tiver a certeza da distância que os pinos representam, descubra por tentativa e erro. Meça 20 jardas até um alvo e mire em cada pino até descobrir um que lhe permita acertar de forma consistente.
    • Alguns arcos utilizam um ou mais pinos 'deslizantes' ajustáveis. Para os ajustar rapidamente a diferentes distâncias, utilize um software que imprima uma 'fita de mira' personalizada para o seu arco.
  5. Passo 5 Verificar o nível de bolha.5Verificar o nível de bolha. A maioria das miras dianteiras também tem um nível de bolha. Se a bolha não estiver no centro do nível, incline o arco para a esquerda ou para a direita até estar.
  6. Passo 6 Flutuar o pino (opcional).6Flutuar o pino (opcional). Muitos principiantes disparam assim que o pino fica alinhado com o alvo. Surpreendentemente, pode obter resultados mais consistentes se deixar o pino 'flutuar' fora do alvo antes de disparar. Concentrar-se em ter o pino 100% perfeito pode levar a tensão ou má forma. Em vez disso, deixe o pino flutuar pequenas distâncias para a frente e para trás ou à volta do alvo e solte-o quando estiver relaxado.
  7. Passo 7 Tente concentrar-se no alvo (opcional).7Tente concentrar-se no alvo (opcional). O visor e os pinos são uma excelente forma de transformar a mira numa tarefa precisa e concentrada. Alguns arqueiros, no entanto, preferem concentrar-se no alvo. Ao concentrarem-se mais longe, os pequenos movimentos não fazem tanta diferença na sua visão. Alguns arqueiros também consideram que esta tática reduz a ansiedade.
    • Idealmente, pode continuar a utilizar a visão desfocada como um guia aproximado à medida que 'flutua' no alvo, mas é necessária prática para o tornar subconsciente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo é que encontro o meu olho dominante? Segure um triângulo com os seus dedos. Coloque o seu olho num alvo. Depois, pode descobrir o que lhe parece mais natural. O mais comum é que, se for destro, atire com a mão direita.
  • PerguntaComo é que posso disparar com precisão sem uma mira? É difícil disparar com precisão sem uma mira, mas é possível. O tiro sem mira é chamado 'barebow'. Tem de praticar e descobrir para onde deve apontar a seta no alvo para cada distância. Para distâncias próximas, como 20 metros, provavelmente ainda pode apontar a sua seta para o alvo, mas para distâncias mais longas, como 70 e 90 metros, terá de apontar a sua seta muito mais alto.
  • PerguntaComo faço para apontar um arco composto a 30 metros? Tente alinhá-lo com a marca de 30 metros. Se (quando disparares) não estiver onde o tiro deveria estar, ajusta os marcadores.

Dicas

  • Os arcos mais longos e pesados são mais fáceis de apontar com precisão para um arqueiro experiente. No entanto, arcos leves são melhores para iniciantes, já que pesos altos dificultam a concentração na forma.
  • Afine o seu arco para melhorar a precisão. Arcos de câmara dupla, em particular, podem tornar-se imprecisos se o tempo das duas câmaras estiver fora de sincronia. Consulte um arqueiro composto experiente para ajudá-lo a ajustar o tempo, já que o processo pode ser perigoso se realizado incorretamente.
  • Muitos caçadores de arco praticam o tiro de diferentes posições e ângulos. Essa é uma boa ideia, mas só depois de dominar o básico. Torne-se um atirador de alvos competente com boa forma antes de tentar desafios mais difíceis, mesmo que seu objetivo final seja caçar.

Avisos

  • Se o seu braço se sente demasiado esticado ou instável ao puxar a corda, o comprimento da corda do seu arco pode estar demasiado longo para si. Isso torna muito difícil atirar com precisão.