Como ajustar as fixações de esqui

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ter as fixações de esqui corretamente ajustadas aumenta a segurança da viagem de um esquiador pela montanha. Ajustar as fixações de esqui nem sempre é uma tarefa simples. É necessário ter em conta vários factores, como o tamanho da bota de esqui que vai ser utilizada, o terreno que vai ser esquiado, o nível de aptidão do esquiador, etc. Pode facilmente fazer pequenos ajustes para se certificar de que as fixações estão apertadas, mas ao fazer grandes ajustes, é melhor recorrer a um técnico de esqui profissional na sua loja de esqui. Estes passos guiá-lo-ão no ajuste das fixações de esqui. Comece no primeiro passo abaixo.

Passos

Esqui alpino (downhill)

  1. Passo 1 Ajustar a parte da frente da fixação.
    Ajuste a parte da frente da fixação. Antes de calibrar as fixações para corresponder à definição DIN (definição da força de libertação), terá de ajustar o comprimento e a pressão das fixações para corresponder ao tamanho da bota.
    • Nem todas as fixações são iguais, mesmo na classe Alpina. A parte da frente das fixações terá um contador de milímetros na frente que terá de fazer corresponder ao número do comprimento da sola da bota. O comprimento da sola está normalmente impresso em milímetros algures no calcanhar da bota.
    • Algumas fixações mais recentes têm uma função de bloqueio que lhe permite soltar e ajustar a fixação sem ter de utilizar uma chave de fendas.
    • Ao ajustar as fixações, deve sempre consultar um técnico profissional e uma tabela DIN na sua loja de esqui local.
  2. Passo 2 Posicione uma bota de esqui na ligação de esqui de modo a que a biqueira da bota fique encaixada na parte da frente da ligação.
    Coloque uma bota de esqui no fixador de esqui de modo a que a biqueira da bota fique encaixada na parte da frente do fixador. Quando bloquear a bota na fixação, terá de verificar a entressola e o sistema de pressão para a frente.
    • Certifique-se de que o centro da bota coincide com o centro do esqui.
    • De seguida, localize o indicador de pressão na parte de trás do fixador. O indicador, que se encontra na peça do calcanhar, tem de estar no meio da zona de ajuste. Mova a peça do calcanhar alguns milímetros até estar na posição correcta.
  3. Passo 3 Calcule o seu DIN.
    Calcule o seu DIN. O número DIN (assim chamado porque a norma foi estabelecida pelo Deutsches Institut für Normung) determina a força necessária para libertar a bota da ligação. Para a maioria dos esquiadores adultos principiantes ou intermédios, a definição DIN situar-se-á entre 2 e 7. Para os esquiadores adultos de nível intermédio a especialista, a definição situa-se entre 3-12.
    • O número DIN depende de vários factores, incluindo o peso, a altura, a idade, o comprimento da bota e a capacidade do esquiador. Utilize uma calculadora DIN para calcular o DIN.
    • Não deve tentar ajustar a sua definição DIN ou efetuar grandes ajustes nas suas fixações sem a ajuda de um técnico certificado. Ajustes inadequados podem levar a uma lesão grave, como uma rutura do LCA ou algo pior. Ajustar o seu ajuste DIN também pode anular a sua garantia.
    • É difícil calcular o seu ajuste DIN sem uma tabela. Por isso, é melhor recorrer a uma calculadora online e a um profissional de esqui. A definição DIN terá em conta a sua idade, peso, capacidade, altura e comprimento da sola da bota para lhe dar um número aproximado.
  4. Passo 4 Ajuste a biqueira para corresponder às suas definições DIN.
    Ajuste a biqueira para corresponder às suas definições DIN. Com uma chave de fendas, rode o parafuso situado na parte da frente da ligação de esqui até que o número ao lado corresponda ao seu número DIN.
    • A biqueira das suas fixações terá uma área que exibe vários números, geralmente na parte superior. Ao rodar o parafuso, o indicador desloca-se, permitindo-lhe fazer corresponder o número DIN correto.
    • O número DIN é uma indicação do seu ajuste de força de libertação. Esta definição determina a força do gatilho de libertação quando cai. Ter a definição correcta é extremamente importante, e é por isso que não deve tentar fazê-lo a menos que seja um profissional. Se a bota se soltar demasiado cedo ou demasiado tarde, pode ferir-se gravemente.
  5. Passo 5 Ajustar a parte de trás da ligação.
    Ajuste a parte de trás da ligação. Certifique-se de que deslizou a extremidade traseira do fixador de esqui para cima, de modo a que fique bem ajustado ao calcanhar da bota de esqui. O indicador de pressão deve estar na posição correcta.
    • Rode o parafuso situado na parte de trás da ligação de esqui até que o número DIN do esquiador esteja alinhado com o indicador.
  6. Passo 6 Teste o ajuste.
    Teste o ajuste. Pegue num bastão de esqui e calce as botas de esqui. Coloque as botas nas fixações com os dedos dos pés para baixo, usando o calcanhar para bloquear a fixação no lugar.
    • Certifique-se de que os travões estão na posição correcta. Quando a fixação está aberta, o travão traseiro fica paralelo ao esqui; quando está fechado, fica num ângulo de 45 graus. Utilize o bastão de esqui para empurrar o travão para baixo e desbloquear a fixação. Deve sentir alguma resistência ao tentar libertar as fixações. Pode então utilizar o pé que acabou de soltar para descer sobre a outra fixação para a soltar.
    • Ajuste o ajuste, se necessário. Se tiver dificuldade em abrir a ligação com um bastão de esqui, pode tentar um DIN mais baixo. No entanto, tenha cuidado; se colocar o DIN demasiado baixo, poderá saltar das suas fixações e magoar-se nas pistas. Se o colocar demasiado alto, a bota não se soltará de todo.
    • Consulte um profissional. Mesmo que pense ter ajustado corretamente as suas fixações, verifique o seu trabalho com um profissional. Os técnicos certificados poderão ajudá-lo a obter um ajuste ideal.

Esqui nórdico (cross country)

  1. Passo 1 Verificar o tipo de fixação.
    Verifique o seu tipo de fixação. Para os esquis de cross country, existem alguns tipos de fixações com que pode estar a trabalhar. Uma vez que nem todas as fixações funcionam com todos os tipos de botas de esqui de fundo, terá um determinado tipo consoante as botas que possui.
    • Os principais tipos de fixações são:
      • Nova Norma Nórdica (NNN), ou o Sistema Integrado Nórdico (NIS). Estas fixações apresentam duas cristas finas e elevadas que se encaixam nas ranhuras correspondentes das botas. A bota terá uma haste metálica no dedo do pé que se encaixa na parte da frente da fixação e actua como uma dobradiça de porta.
      • Ligações Salomon Nordic System (SNS) Profil. Estas fixações utilizam uma única e larga crista de fixação e uma única ranhura de sola a condizer.
      • Ligações SNS Pilot. Estas fixações são semelhantes às fixações Profile. Exceto que estas fixações utilizam duas hastes de metal para encaixar em duas ranhuras de fixação diferentes. Pensa-se que estas fixações oferecem um movimento de pontapé e uma flexibilidade superiores, ao mesmo tempo que proporcionam uma excelente estabilidade.
  2. Passo 2 Ajustar a parte da frente da fixação.
    Ajuste a parte da frente da fixação. Se tiver fixações NIS ou NNS, pode ajustar as fixações com a sua chave NIS. Insira a chave na sua fixação e prima para baixo. Isto também funciona em esquis de skate com uma placa NIS.
    • A chave permite-lhe deslizar a fixação para cima ou para baixo ao longo do esqui. Existem ranhuras por baixo da ligação, nas quais a ligação se encaixa. Sempre que colocar corretamente a ligação numa ranhura, ouvirá um clique.
    • Nos esquis clássicos, deslocar a ligação em direção à ponta dos esquis proporciona uma melhor aderência. Se a deslocar para trás, terá um melhor deslizamento.
    • Nos esquis de skate, mover a ligação para a ponta dos esquis em direção à cauda dá-lhe uma mudança mais baixa, o que se traduz num arranque mais rápido com a passada. Se a deslocar para a ponta, obtém uma mudança mais alta e uma velocidade máxima mais elevada.
    • A partir de 1 de janeiro de 2016, as fixações Salomon terão o sistema NNN. Isto significa que não será necessário aparafusar os orifícios e montar as fixações na posição correcta. Poderá ajustar as novas fixações para skate com uma chave NIS.
  3. Etapa 3 Ajustar a parte da frente da ligação para o seu DIN correto.
    Ajuste a parte da frente da ligação para o seu DIN correto. Com uma chave de fendas, rode o parafuso situado na parte da frente da ligação de esqui até que o número ao lado corresponda ao seu número DIN. Coloque uma bota de esqui no fixador de modo a que a biqueira da bota fique encaixada na parte da frente do fixador.
    • Certifique-se de que possui o tipo correto de fixações para o esqui nórdico. As fixações de turismo de fundo são leves e mais estreitas, destinadas a serem utilizadas em pistas preparadas ou em extensões de neve relativamente planas.
    • As fixações de turismo com rebordo metálico são mais pesadas e mais largas. Estas fixações destinam-se a ser utilizadas em terrenos mais acidentados.
  4. Passo 4 Ajuste a placa traseira.
    Ajuste a placa traseira. Também pode ajustar a placa posterior para adaptar as fixações ao comprimento da sua bota.
    • Insira a chave na placa traseira e desloque-a para a frente ou para trás para corresponder à distância a que deslocou a placa frontal.
  5. Passo 5 Verificar o ajuste e a amplitude de movimento.
    Verifique o ajuste e a amplitude de movimento. As fixações de esqui nórdico prendem-se apenas na parte da frente do pé, deixando o calcanhar livre e separado do esqui.
    • Se tiver ajustado corretamente as fixações, deve conseguir mover-se facilmente e sentir que tem um controlo adequado sobre os esquis. Calce as botas de esqui e teste as fixações.
    • Deve ser capaz de libertar as botas das fixações pressionando uma patilha perto do dedo do pé com um bastão de esqui ou com as mãos.
  6. Passo 6 Ajustar o ajuste.
    Ajustar o ajuste. Se a sua bota não se sentir segura nas fixações, terá de ajustar novamente as fixações com a sua chave.
    • Mova a placa traseira para a frente ou para trás para ajustar o tamanho da sua bota.
    • Repita o processo no segundo esqui. Salvo raras excepções, o seu DIN e o ajuste das fixações no segundo esqui devem ser os mesmos que no primeiro.
    • O ajuste dos seus esquis deve ser efectuado por um técnico profissional na sua loja de esqui local. Estes profissionais podem certificar-se de que tem a configuração correcta do equipamento. Um profissional certificar-se-á de que os seus esquis estão ajustados ao seu corpo e nível de capacidade.
  • Nova Norma Nórdica (NNN), ou o Sistema Integrado Nórdico (NIS). Estas fixações apresentam duas cristas finas e elevadas que se encaixam nas ranhuras correspondentes das botas. A bota tem uma haste metálica no dedo do pé que se prende à parte da frente da fixação e funciona como uma dobradiça de porta.
  • Ligações Salomon Nordic System (SNS) Profil. Estas fixações utilizam uma única e larga crista de fixação e uma única ranhura de sola correspondente.
  • Ligações de piloto do SNS. Estas fixações são semelhantes às fixações Profile. Exceto que estas fixações usam duas hastes de metal para encaixar em duas ranhuras de fixação diferentes. Pensa-se que estas fixações oferecem um movimento de pontapé e uma flexibilidade superiores, ao mesmo tempo que proporcionam uma excelente estabilidade.

Decidir o tipo de esquis e fixações

  1. Passo 1 Determine o seu tipo de esqui preferido.
    Determine o seu tipo de esqui preferido. O tipo de esquis que adquire varia consoante a forma e o local onde esquia.
    • Se gosta de esquiar em colinas e montanhas maiores que oferecem pistas mais íngremes, vai querer esquis alpinos ou possivelmente esquis Telemark. Os esquis alpinos são feitos para pistas mais íngremes, onde se sobe até ao topo de uma colina ou montanha e depois se desce até à base.
  2. Passo 2 Escolha os tipos de esquis certos para si.
    Escolha os tipos de esquis certos para si. Existem quatro tipos principais de esquis de downhill e três tipos principais de esquis de cross country. Existem esquis de montanha, esquis de ponta dupla, esquis de fundo e esquis de corrida.
    • O equipamento necessário para estes diferentes tipos de esquis não será o mesmo em todos os casos. Os esquis de montanha com uma cintura mais larga são os melhores para esquiar em todo o lado.
    • As pontas duplas têm duas pontas que se dobram para cima, como uma prancha de snowboard. Estes esquis dividem-se em duas categorias relativas: montanha e parque.
    • Os esquis de fundo são os mais largos e destinam-se a pó e a pistas não preparadas. Estes esquis ajudam-no a flutuar na neve, mas não lhe permitem fazer curvas tão acentuadas.
    • Os esquis de cross country e Randonée não se adaptam a declives acentuados. Estes esquis têm um equipamento mais leve que ajuda a patinar e a subir. Estes esquis não permitem fazer curvas muito fechadas.
    • Os esquis Telemark são uma espécie de esqui misto que oferece a possibilidade de retirar o calcanhar traseiro, como num esqui nórdico. Mas um esqui telemark continua a ser concebido para esquiar em declives mais íngremes e agressivos.
  3. Passo 3 Consultar um profissional.
    Consulte um profissional. A melhor maneira de obter a configuração correcta é ir a uma loja de esqui local e ser equipado e medido por um profissional de esqui.
    • Os técnicos profissionais podem ajustar corretamente as suas fixações e equipá-lo com as botas e o equipamento adequados. Deve consultar um profissional em cada estação, uma vez que o seu peso e capacidade podem ter mudado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como é que se escolhem as fixações de esqui?
  • Pergunta
    Como é que escolho um bom fixador de esqui?
    Tudo se resume à preferência e ao que o faz sentir-se confortável. Recomendo que visite uma loja de esqui e faça uma demonstração de alguns tipos para ver qual se adapta melhor a si.
  • Questão
    Como é que sei que esquis devo comprar?
    O tipo de esquis de que necessita depende da forma como esquia e do local onde esquia. É melhor consultar um profissional se não tiver a certeza do que comprar. Ele pode mostrar-lhe o que precisa e ajudá-lo a compreender a sua configuração.

Dicas

  • O seu DIN mudará se aumentar de tamanho, perder ou ganhar peso, envelhecer ou melhorar a sua habilidade. Ajuste as suas fixações em conformidade.
  • Compre botas e fixações ao mesmo tempo. Nem todas as fixações são intercambiáveis.
  • Certifique-se de que as suas fixações estão corretamente montadas nos esquis. O tipo de esqui que costuma fazer afectará o local onde as suas fixações estão montadas, bem como o seu sexo (homens e mulheres têm centros de gravidade diferentes).

Avisos

  • Não é recomendável ajustar as suas fixações, especialmente as definições DIN, a menos que seja um profissional. Ajustes inadequados podem levar a ferimentos graves.

Coisas que você vai precisar

  • Esquis
  • Fixações de esqui
  • Botas de esqui
  • Bastão de esqui
  • Chave de fendas
  • Tabela de números DIN (ou número DIN)
  • Chave NIN