Como ajustar um arco composto

Autor do artigo:Gabriel Silva

O tiro com arco é uma atividade única que tem sido praticada como desporto e como técnica de caça e de guerra há milhares de anos. Os avanços tecnológicos dos últimos anos levaram à conceção e criação de arcos que podem disparar a grandes distâncias com uma precisão espantosa. Devido ao incrível equilíbrio, técnica e precisão que envolve o disparo de um arco, é essencial que o próprio arco seja afinado para satisfazer os atributos específicos do arqueiro que o empunha. Ajustar os mecanismos de disparo de um arco composto moderno é tão simples como algumas voltas de uma chave inglesa e sentir o peso exato de que necessita.

O que deve saber

  • Altere o peso da corda desapertando os parafusos de bloqueio do braço do arco e apertando ou desapertando os parafusos do braço para o peso desejado.
  • Ajustar para um peso de arremesso que seja confortável, combinando a força da parte superior do corpo e o comprimento de arremesso.
  • Puxe e segure o arco por vários segundos para ter uma ideia de como ele precisa ser ajustado; você também pode usar pesos médios de puxada como referência.

Passos

Alterando o peso do saque

  1. Passo 1 Localizar os parafusos do limbo.1Localize os parafusos do limbo. Procure os parafusos do limbo perto do centro do seu arco composto. Os parafusos do limbo estão em grandes botões circulares que prendem os braços do arco ao riser. Esses parafusos devem ser manipulados para ajustar o peso de puxada, ou a quantidade de tensão que é colocada na corda do arco quando ela é puxada.
    • O riser é a parte central do arco que se liga às varas e a outros componentes mecânicos.
  2. Passo 2 Desaperte os parafusos de bloqueio do ramo.2Desapertar os parafusos de bloqueio do braço. Certos modelos de arcos compostos utilizam um segundo conjunto de parafusos para manter os parafusos do braço no lugar quando estão na posição correcta. Estes encontram-se normalmente em ambos os lados dos parafusos do braço. Às vezes, eles podem ser soltos com a mesma chave Allen que você usará para ajustar os parafusos do membro, ou podem exigir uma chave de fenda separada. Desaperte os parafusos de bloqueio para permitir que os parafusos do ramo sejam ajustados.
  3. Passo 3 Aperte ou desaperte os parafusos dos membros para o peso desejado.3Aperte ou desaperte os parafusos do membro para o peso desejado. Inserir o braço curto de uma chave Allen (geralmente de tamanho 3/16, normalmente incluída com o arco) no parafuso e certificar-se de que está corretamente ranhurado. Em seguida, gire a chave no sentido horário para apertar o parafuso ou no sentido anti-horário para afrouxá-lo. Ajuste a tensão de cada braço do arco para o peso desejado. Faça isso para os dois parafusos do braço, girando cada parafuso na mesma quantidade.
    • Aperte ou afrouxe os parafusos do braço uma rotação completa de cada vez. Isto ajudá-lo-á a manter o controlo do nível de tensão em cada um dos membros.
    • Na maioria dos arcos compostos, uma rotação do parafuso do braço equivale a cerca de uma libra e meia de peso.
    • Lembre-se de ajustar a tensão igualmente em ambos os membros.
  4. Passo 4 Testar o arco's pull.4Testar a tração do arco. Fixar os parafusos de bloqueio do limbo se o arco os tiver. Segure o arco como faria normalmente e puxe a corda do arco para testar o peso da corda. Se estiver satisfeito com a sensação, já está. Se não, continua a mexer no peso de tração até ficares como queres.
    • Deverá ser capaz de puxar o arco num movimento suave e controlado.

Encontrar o peso de tração correto

  1. Passo 1 Escolha um peso de arremesso que corresponda à força da parte superior do seu corpo.1Assentar um peso de tração que corresponda à força da parte superior do corpo. O peso de tração do arco deve ser determinado pelo seu nível de força da parte superior do corpo. Se a tração parecer demasiado pesada, ou se se tornar difícil continuar a puxar o arco após vários disparos, a tensão pode ser demasiado elevada. Um peso de tração excessivamente pesado pode desgastá-lo e dificultar o seu disparo.
    • Os pesos de tração leves são mais fáceis de gerir, mas sacrificam a força e a velocidade ao impulsionar a flecha.
    • Um peso de saque mais pesado nem sempre é igual a um tiro melhor. A força e a trajetória podem depender igualmente do tipo de seta que está a utilizar.
  2. Passo 2 Pegue no seu peso...2Tome o seu comprimento do saque em conta. O comprimento da corda refere-se à distância necessária para puxar a corda do arco até ao fim. Quanto maior for o comprimento da corda, maior será a tensão colocada no arco e mais pesado será o peso da corda do arco. Certifique-se de que o seu arco está corretamente calibrado para se adequar ao seu tipo de corpo e medidas. Se necessário, leve o arco a um especialista para o modificar.
    • O comprimento da corda do arco deve corresponder diretamente à extensão do seu braço.
    • A alteração do comprimento do arco é mais complicada e pode ter de ser efectuada por um profissional.
  3. Passo 3 Considere como vai usar o arco'll be using the bow.3Considere como vai utilizar o arco. Vai caçar com o seu arco, utilizá-lo para uma competição desportiva ou apenas para praticar de forma recreativa? Os caçadores podem preferir uma tração mais pesada para garantir que as suas flechas têm poder de penetração. Os arqueiros de competição, por outro lado, devem procurar utilizar um peso que lhes permita disparar repetidamente sem causar fadiga.
    • Os arqueiros de competição disparam com mais frequência e podem ficar cansados com um peso de tração mais pesado.
    • Os arcos com diferentes especificações e vantagens mecânicas são feitos para diferentes tipos de desportistas.
  4. Passo 4 Escolher um peso que's comfortable.4Escolha um peso que seja confortável. Acima de tudo, o peso que escolher deve parecer natural nas suas mãos. Não deixe que o seu ego o tente a usar um arco demasiado pesado ou especificações que não se adequam ao seu estilo individual. Ajuste o seu arco até que esteja suficientemente equilibrado para puxar, segurar e soltar sem dificuldade.
    • Escolhe sempre o que te faz sentir melhor. Pode levar um pouco de tempo para descobrir, mas no final o seu arco estará melhor calibrado para as suas proporções únicas, e você será mais preciso como resultado.

Ajustar o arco de acordo com as suas necessidades

  1. Passo 1 Utilize um peso médio de arremesso como referência.1Utiliza um peso médio de saque como referência. Se estiveres a começar e não tiveres a certeza de qual o melhor peso para ti, dá uma vista de olhos a alguns pesos médios de saque, categorizados por idade e sexo. As crianças geralmente começam com um peso de cerca de 20-30 libras; as mulheres que pesam menos de 170 libras e os rapazes mais velhos ficam em torno de 30-40 libras; as mulheres que pesam mais de 170 libras, os rapazes mais velhos e os homens que pesam 150 libras ou menos podem usar um peso entre 45-65 libras; os homens entre 150-200 libras usam uma média de 60-70 libras; os homens com mais de 200 libras podem usar um peso de até 100 libras.
    • Experimente diferentes tamanhos de arco e pesos de tração para ver qual é o melhor para si.
    • Estes são apenas valores médios e não reflectem as capacidades de um arqueiro individual.
  2. Passo 2 Puxe e segure o arco durante alguns segundos.2Desenhar e segurar o arco durante alguns segundos. Puxe a corda do arco para trás mesmo antes da extensão total e mantenha-a durante cerca de dez segundos. Se começar a esforçar-se ou não conseguir manter o arco puxado, diminua um pouco a tensão, afrouxando os parafusos do membro, uma rotação de cada vez. Deverá ser capaz de manter a corda do arco esticada na posição imediatamente antes da parede durante alguns momentos sem esforço.
    • O ponto em que a corda do arco não pode ser puxada mais para trás é conhecido como a 'parede'. A parede de uma puxada é calculada para o ajudar a encontrar a quantidade perfeita de tensão para dar um tiro.
    • Sacar e segurar é um exercício prático, uma vez que vais segurar a corda para apontar quando disparares a sério.
  3. Passo 3 Desenhar o arco com os pés fora do chão.3Desenhar o arco com os pés fora do chão. Alguns arqueiros utilizam este método para testar se estão confortáveis com o peso de tração do seu arco. Sentar-se numa cadeira e levantar o arco à sua frente, como se estivesse a mirar um alvo. Agora, levante os pés do chão e mantenha-os levantados enquanto puxa a corda do arco para trás. Observe como isto é fácil ou difícil. Manter os pés fora do chão reduz a sua estabilidade e mostra-lhe mais claramente o quanto está a depender dos músculos dos ombros e das costas para puxar.
    • Este teste sobrevaloriza ligeiramente o papel da parte superior do corpo no saque, na preensão e no disparo, dando-lhe mais controlo quando os pés estão no chão.
  4. Passo 4 Identificar onde é que o saque é mais pesado.4Identificar onde a puxada é mais pesada. Ao puxar a corda do arco para trás, tome nota do ponto em que encontra mais resistência. O arco terá normalmente a maior quantidade de tensão mesmo antes de chegar à parede. Se ele começar a ficar duro no meio da puxada ou antes, os parafusos do membro podem precisar ser afrouxados um pouco. Da mesma forma, se a puxada parecer demasiado rápida ou fácil, apertar os parafusos do membro resultará numa libertação mais forte.
    • A sua puxada deve ser um movimento fluido, e a corda do arco não deve abrandar em nenhum momento durante a puxada.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Cada arco será um pouco diferente. Pode sentir-se mais confortável com um empate de 60 lb num arco, mas disparar melhor com um empate de 65 lb noutro modelo.
  • É provável que tenha de ajustar o seu arco muitas vezes à medida que ganha experiência. As suas preferências e capacidades mudarão e melhorarão quanto mais disparar.
  • Observe como você se sai com seu arco em um certo nível de tensão e faça ajustes que melhorem sua precisão e velocidade.

Avisos

  • Tenha cuidado para não apertar demais os parafusos do limbo. Isso pode fazer com que os cames (a parte do arco que conecta as varas à corda do arco) ou a corda do arco se quebrem.
  • Não te esqueças de fixar os parafusos de bloqueio quando acabares. Se não o fizeres, os parafusos das varas podem soltar-se e o arco pode partir-se, o que pode ser muito perigoso para a pessoa que o segura e para qualquer outra pessoa que esteja por perto.
  • Consulte o manual do seu arco para saber quantas vezes os parafusos do braço podem ser rodados em segurança em qualquer direção. Se eles forem apertados ou afrouxados além da capacidade do arco, isso pode danificá-lo.