Como adicionar peixes a um novo aquário

Autor do artigo:Gabriel Silva

Adicionar novos peixes ao aquário pode ser um momento empolgante, pois você pode finalmente introduzir novos amigos em seu ambiente subaquático. Mas muitos peixes introduzidos em um aquário de forma inadequada podem ficar doentes ou morrer. Você deve primeiro preparar o aquário antes de adicioná-los ao seu aquário.

Etapas

Preparação do aquário

  1. Etapa 1 Lave o cascalho, as pedras e os ornamentos.
    Lave o cascalho, as pedras e os enfeites. Depois de receber o novo aquário e os acessórios, você precisará lavá-los em água morna. Não use sabão ou detergentes para lavar o cascalho, as pedras ou os enfeites, apenas água morna. Isso garantirá que esses itens estejam livres de sujeira, bactérias e toxinas.
    • Você pode lavar o cascalho colocando-o em um escorredor. Coloque o escorredor sobre uma panela ou balde de plástico e adicione água ao escorredor com o cascalho. Mexa o cascalho, drene-o e repita esse procedimento várias vezes até que a água saia clara e limpa pelo escorredor.
    • Quando esses itens estiverem limpos, você poderá adicioná-los ao tanque. Certifique-se de que o cascalho esteja distribuído uniformemente no fundo do aquário. Coloque as pedras e os enfeites no aquário para que haja esconderijos para os peixes explorarem.
  2. Etapa 2 Encha o aquário com um terço de água em temperatura ambiente.
    Encha o aquário com um terço de água em temperatura ambiente. Use um balde limpo para despejar a água no aquário. Coloque um prato ou pires sobre o cascalho ao despejar a água para que o cascalho não se mova.
    • Depois de encher o aquário com um terço de água em temperatura ambiente, adicione um condicionador de água ou um desclorificador para remover o cloro dos peixes. O cloro na água do aquário pode ser mortal para os peixes e/ou causar problemas de saúde.
    • Você pode notar que a água fica turva nos primeiros dois ou três dias. Isso se deve ao crescimento de bactérias e deve desaparecer naturalmente.
  3. Etapa 3 Conecte a bomba de ar.
    Conecte a bomba de ar. Você deve ter uma bomba de ar no aquário para garantir que haja oxigênio suficiente na água do aquário. Será necessário conectar o tubo de ar da bomba de ar às saídas de ar do aquário, como uma pedra de ar.
    • Talvez você queira usar uma válvula de retenção de aquário, que é uma pequena válvula localizada fora do aquário para segurar o tubo de ar. Isso permitirá que você coloque a bomba de ar embaixo do tanque ou do aquário. A válvula também funciona como um batente e evita que a água se acumule no tanque se, de alguma forma, a energia do tanque for desligada.
  4. Etapa 4 Adicione plantas vivas ou de plástico.
    Adicione plantas vivas ou de plástico. As plantas vivas são boas para a circulação de oxigênio na água do aquário, mas você também pode adicionar plantas de plástico para criar esconderijos para os peixes. Você também pode usar as plantas para esconder qualquer equipamento no aquário que queira disfarçar para fins estéticos.
    • Mantenha as plantas vivas úmidas até o momento do plantio, embrulhando-as em jornal molhado. Plante as raízes abaixo da superfície do cascalho, com a coroa da planta exposta. Você também pode aplicar um fertilizante para plantas aquáticas para garantir que suas plantas vivas cresçam bem.
  5. Etapa 5 Faça o ciclo da água no aquário com um kit de ciclo.
    Faça a ciclagem da água do aquário com um kit de ciclagem. A ciclagem da água do aquário ajudará a equilibrar a amônia e os nitritos produzidos pelos peixes e introduzirá bactérias que se alimentarão desses produtos químicos nocivos. Você precisará fazer a ciclagem da água do aquário por quatro a seis semanas para que o aquário possa manter um equilíbrio biológico e químico saudável. Fazer isso antes de adicionar os peixes pode ajudar a garantir que seus novos peixes permaneçam felizes e saudáveis em seu novo ambiente. Você pode encontrar kits de ciclagem para aquários na loja de animais local ou on-line.
    • Ao fazer o primeiro ciclo do aquário do zero, você notará um acúmulo de amônia por volta da segunda ou terceira semana. Em seguida, haverá um acúmulo de nitritos quando os níveis de amônia caírem para zero. Por volta da sexta semana de ciclagem, a amônia e os nitritos cairão a zero e você notará um acúmulo de nitrato. O nitrato é menos tóxico do que a amônia e o nitrito. Você pode controlar o nível de nitrato com a manutenção adequada e regular da água do aquário.
    • Se você usar o kit de ciclagem e notar que ainda há uma leitura positiva para amônia ou nitritos, seu aquário ainda está em ciclo e precisará de mais tempo para fazer o ciclo antes de adicionar os peixes. Um aquário saudável nunca deve apresentar uma leitura positiva para nenhum desses produtos químicos.
  6. Etapa 6 Teste a qualidade da água.
    Teste a qualidade da água. Depois que o aquário tiver sido submetido ao ciclo adequado, você também deverá testar a qualidade da água do aquário. Você pode usar um kit de teste de água em uma loja de animais ou on-line.
    • A água do aquário deve ter uma leitura zero para cloro e o pH da água deve corresponder ou estar o mais próximo possível do pH da loja de peixes de onde seu novo peixe está vindo.

Adição de peixes

  1. Etapa 1 Transporte os peixes em um saco plástico da loja.
    Transporte o peixe em um saco plástico da loja. A maioria das lojas de animais coloca os peixes em um saco plástico transparente cheio de água. Certifique-se de manter o peixe em um local escuro enquanto o transporta da loja para casa.
    • Tente levá-lo para casa imediatamente, pois ele precisará ser apresentado ao aquário logo após ser colocado no saco plástico. Isso reduzirá os níveis de estresse e o ajudará a se aclimatar mais rapidamente à água do aquário. Seu peixe pode perder um pouco da coloração durante a viagem para casa, mas não se preocupe, isso é normal e ele deve recuperar a coloração quando estiver no aquário.
  2. Etapa 2 Desligue as luzes do aquário.
    Desligue as luzes do aquário. Diminua ou desligue todas as luzes do aquário antes de adicionar o novo peixe, pois isso criará um ambiente menos estressante para o peixe. Certifique-se também de que o aquário tenha muitas plantas e pedras como esconderijos para o novo peixe. Isso o ajudará a se sentir menos estressado à medida que se acostuma com o novo lar.
  3. Etapa 3 Adicione mais de um peixe de cada vez.
    Adicione mais de um peixe de cada vez. Adicionar mais de um peixe de cada vez garantirá que os peixes existentes se acostumem com as novas adições. Isso também evita que um peixe seja assediado por outros peixes, pois os peixes existentes terão vários novos amigos com quem se relacionar. Introduza novos peixes em pequenos lotes de 2 a 4 exemplares para não sobrecarregar o aquário.
    • Sempre escolha peixes da loja que pareçam saudáveis e livres de doenças. Você também deve monitorar cuidadosamente o recém-chegado durante as primeiras semanas para garantir que não haja sinais de doença ou estresse.
    • Alguns proprietários de aquários colocam o novo peixe em quarentena por duas semanas para garantir que ele não tenha nenhuma doença ou infecção. Se você tiver tempo e acesso a outro aquário limpo que possa ser usado como aquário de quarentena, pode tentar essa opção. Se notar que o peixe adoece no aquário de quarentena, você poderá tratá-lo sem afetar os outros peixes ou a química do novo aquário.
  4. Etapa 4 Coloque o saco plástico fechado no aquário por 15 a 30 minutos.
    Coloque o saco plástico fechado no aquário por 15 a 30 minutos. Deixe o saco plástico fechado com o peixe flutuar na superfície do aquário. Isso dará tempo ao peixe para se acostumar com a temperatura da água do aquário.
    • Depois de 15 a 30 minutos, abra o saco e use um copo limpo para recolher uma quantidade igual de água do aquário para o saco plástico. Deve haver o dobro da quantidade de água no saco, 50% de água do aquário e 50% de água da loja de animais. Certifique-se de não misturar a água do saco com a água do aquário, pois isso pode contaminar a água do aquário.
    • Deixe o saco flutuar no tanque por mais 15 a 20 minutos. Você pode vedar a borda do saco para evitar que a água se espalhe.
  5. Etapa 5 Retire o peixe do saco e coloque-o no aquário.
    Retire o peixe do saco e coloque-o no aquário. Após 15 a 20 minutos, solte o peixe no aquário. Para isso, pegue o peixe no saco e coloque-o gentilmente na água do aquário.
    • Você deve monitorar o peixe quanto a sinais de doença ou enfermidade. Se já houver outros peixes no aquário, certifique-se de que eles não estejam incomodando a nova adição. Com o tempo e a manutenção adequada do aquário, todos os peixes devem coexistir alegremente.

Colocação de peixes em um aquário já existente

  1. Etapa 1 Monte um aquário de quarentena.
    Monte um aquário de quarentena. A quarentena de seus novos peixes garantirá que eles estejam saudáveis e não introduzirão doenças ou enfermidades em seu aquário existente. O aquário de quarentena deve ter pelo menos 5 a 10 galões, com um filtro de esponja que tenha estado em um aquário com peixes. Isso garantirá que o filtro contenha boas bactérias para povoar o aquário. O tanque também deve ter um aquecedor, uma luz de aquário e uma tampa.
    • Se você for um ávido proprietário de aquário, talvez já tenha um tanque de quarentena montado. Você deve manter o aquário de quarentena limpo e prepará-lo antes de comprar novos peixes para o aquário normal.
  2. Etapa 2 Coloque o novo peixe no aquário de quarentena por duas a três semanas.
    Coloque os novos peixes no aquário de quarentena por duas a três semanas. Depois de preparar o aquário de quarentena, você pode introduzir o novo peixe no aquário por meio da aclimatação.
    • Comece colocando o saco plástico fechado no aquário por 15 a 20 minutos. Isso dará tempo para que o peixe comece a se acostumar com a água do aquário de quarentena.
    • Depois de 15 a 20 minutos, abra o saco e use um copo limpo para colocar uma quantidade igual de água do aquário no saco plástico. Deve haver 50% de água do aquário e 50% de água do pet shop no saco. Evite misturar a água do saco com a água do aquário, pois isso pode contaminar a água do aquário.
    • Deixe o saco flutuar no tanque por mais 15 a 20 minutos. Você pode fechar a borda do saco para evitar que ele se espalhe. Após 15 a 20 minutos, use uma rede para retirar os peixes com cuidado e colocá-los no tanque de quarentena.
    • Você deve observar os peixes todos os dias no tanque de quarentena para garantir que eles não estejam carregando nenhuma doença ou parasita. Depois de duas a três semanas no aquário de quarentena sem nenhum problema, o peixe estará pronto para ser introduzido no aquário principal.
  3. Etapa 3 Faça uma troca de água de 25 a 30 por cento.
    Faça uma troca de água de 25 a 30 por cento. A troca de água permitirá que o novo peixe se acostume com os nitratos na água e evitará o estresse do novo peixe. Essa é uma etapa especialmente importante se você não fizer trocas regulares da água do aquário principal.
    • Para fazer uma troca de água de 25 a 30%, remova 25 a 30% da água do aquário e substitua-a por água sem cloro. Em seguida, faça o ciclo da água várias vezes com seu filtro para garantir que o equilíbrio de nitrato na água do aquário esteja correto.
  4. Etapa 4 Alimente os peixes do aquário principal.
    Alimente os peixes do aquário principal. Se você já tiver peixes no aquário e estiver introduzindo um novo peixe no aquário, certifique-se de alimentar o peixe primeiro. Isso fará com que os peixes do aquário sejam menos agressivos com a nova adição.
  5. Etapa 5 Reorganize os acessórios no aquário.
    Reorganize os acessórios no aquário. Mova as pedras, as plantas e os esconderijos do aquário para novos locais. Reorganizar os acessórios antes de introduzir o novo peixe distrairá os peixes existentes e removerá quaisquer territórios estabelecidos que tenham sido marcados no aquário. Isso garantirá que os novos peixes entrem no aquário em igualdade de condições e não fiquem isolados dos outros peixes.
  6. Etapa 6 Aclimatar o novo peixe à água do aquário principal.
    Aclimatar os novos peixes à água do aquário principal. Depois que os novos peixes tiverem sido colocados em quarentena adequadamente, repita o mesmo processo de aclimatação que fez com o aquário de quarentena para a água do aquário principal. Isso ajudará os peixes a se acostumarem com a água do aquário principal e a se adaptarem ao novo ambiente.
    • Coloque o peixe em uma tigela ou saco cheio com a água do aquário de quarentena. Deixe o saco ou a tigela descansar na superfície da água do aquário principal por 15 a 20 minutos. Em seguida, use um copo limpo para colocar um pouco da água do aquário principal no saco ou tigela. Deve haver 50% de água do aquário principal e 50% de água do aquário de quarentena no saco.
  7. Etapa 7 Introduza o novo peixe no aquário principal.
    Introduza o novo peixe no aquário principal. Deixe o peixe descansar no saco ou na tigela de água por mais 15 a 20 minutos. Em seguida, use uma rede para retirar cuidadosamente o peixe do saco ou da tigela e coloque-o no aquário principal.
    • Monitore o novo peixe durante as próximas semanas para garantir que ele esteja se dando bem com seus companheiros de aquário e não apresente nenhum sinal de doença ou enfermidade.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É possível adicionar peixes a um novo aquário imediatamente?
    Você não deve adicionar um peixe a um novo aquário imediatamente, pois ele precisará de tempo para se aclimatar à água. Em vez disso, mantenha o peixe em sua bolsa e flutue-o na água do aquário por 15 a 30 minutos.
  • Pergunta
    Qual é a temperatura ideal para peixes tropicais?
    A temperatura recomendada para a maioria dos peixes tropicais é de 75 a 80 graus.
  • Pergunta
    Em quanto tempo devo alimentar meu novo betta?
    Dê a ele pelo menos 12 horas depois de pegá-lo e, em seguida, você pode começar a alimentá-lo. Certifique-se de que tenha o alimento certo e de que não esteja dando muito a ele.

Vídeo

Dicas