Como fazer 180 num skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

O 180 é um truque popular que é moderadamente difícil, especialmente se fores novo no skate. Mas se for bem executado, pode ser um truque versátil que pode ser combinado com uma combinação maior de truques. Para fazer um 180 em um skate, você estará essencialmente executando um ollie e, em seguida, girando seu corpo 180 graus em direção à sua parte frontal ou traseira. Fazer um 180 em um skate requer alguma prática, mas uma vez que você pegar o jeito, é um ótimo truque que você pode fazer para impressionar seus amigos.

Passos

Colocando seu corpo corretamente

  1. Passo 1 Pratique entrar na posição ollie 180.1Praticar a posição de ollie 180. Se fores novo a fazer um 180 no teu skate ou se não fizeres o truque há algum tempo, é uma boa ideia habituares o teu corpo a estar na posição correcta.
    • Pratique patinar um pouco, empurrando e depois colocando o seu corpo na posição correcta.
  2. Passo 2 Posicione o seu pé de trás para um ollie.2Posicione o seu pé de trás para um ollie. O ollie é o truque de skate mais fundamental e é incorporado em praticamente todos os truques que você vai fazer. E o 180 é um ollie em que giras a prancha e o corpo 180 graus. Para o 180 vais virar atrás de ti para um backside 180, ou à tua frente para um frontside 180. Assim que tiveres o ollie no sítio, estás no bom caminho para fazer um truque de skate 180!
    • Se andar 'regular', terá o seu pé direito na parte de trás, posicionado na cauda da prancha. Se andar 'goofy', então o seu pé esquerdo estará na parte de trás da rabeta.
    • Deves posicionar o teu pé de trás na ponta do tail. Para fazer um 180 no skate, deve posicionar o seu pé de trás no canto do tail.
  3. Passo 3 Posicione o seu pé da frente para um ollie.3Posicione o seu pé da frente para um ollie. Para um ollie reto, o seu pé da frente deve estar centrado a meio da prancha ou ligeiramente para trás.
    • Também deve colocar mais pressão na extremidade exterior do pé (o lado onde está o dedo mindinho).
    • Para o ajudar a virar, coloque o pé da frente de forma a que fique ligeiramente pendurado sobre a borda oposta da prancha em relação ao pé de trás. Isto pode parecer estranho, mas vai ajudar a manter a prancha equilibrada quando estiver no ar.
  4. Passo 4 Ajuste os ombros.4Ajuste os seus ombros. Os ombros e a parte superior do corpo é de onde virá a maior parte do trabalho quando executar o 180.
    • Ao ajustar os seus ombros corretamente, será capaz de virar o seu corpo com rapidez suficiente e isso deve permitir que as suas pernas e a prancha o sigam. Voce pode se sentir tentado a tentar forcar a prancha a virar usando principalmente suas pernas, mas voce nao tera torque suficiente desta forma.
    • Para um backside 180, posicione o ombro da frente ligeiramente à frente do peito e mergulhe-o para baixo para que, quando puxar para cima, tenha mais impulso para trabalhar.
    • Para um frontside 180, deve posicionar o ombro de trás à frente do peito e mergulhá-lo também para baixo, para que possa puxar para cima e criar impulso.
  5. Passo 5 Dobre os joelhos.5Dobre os joelhos. Não deve dobrar demasiado os joelhos para que acabe por se agachar demasiado baixo, uma vez que isso não lhe permitirá saltar suficientemente alto. Deve ficar de pé com os joelhos relaxados, como se estivesse a preparar-se para saltar ligeiramente.
    • Se estiveres a dobrar-te corretamente, deves ser capaz de deslizar a tua frente para cima da prancha com facilidade.

Começando seu Ollie com rotação de 180

  1. Passo 1 Ganhe alguma velocidade.1Ganhe alguma velocidade. Enquanto você pode executar um 180 no seu skate a partir de uma posição parada, será mais fácil se você já tiver algum impulso. Alguns empurrões devem funcionar (se estiver a fazer um intervalo, então faça mais empurrões, mas só deve tentar isto se já tiver feito um 180 muitas vezes antes).
    • Se esta é a primeira vez que tenta este truque ou se ainda é novato, então deve ir a um ritmo mais lento para ter mais controlo sobre a prancha.
  2. Passo 2 Colocar os pés em posição de ollie.2Coloque os seus pés numa posição de ollie. Depois de ter dado alguns empurrões e de ter acumulado algum impulso, é altura de colocar os pés na posição de ollie modificado para o seu 180.
    • Coloque o pé de trás no tail da prancha enquanto gira e desliza o pé da frente para a borda da prancha.
    • Lembre-se que o seu pé de trás deve estar na borda traseira do tail.
  3. Passo 3 Faça o wind up na direção oposta à que pretende rodar.3Vire para o lado oposto ao que pretende rodar. Se estiver a fazer um backside 180, tenha o ombro da frente ligeiramente baixado e à sua frente e dobre os joelhos. Para um frontside, faça o mesmo com o ombro de trás.
    • Esta parte pode parecer natural, mas se enrolares demasiado, vais fazer uma rotação excessiva. Se não fizeres o vento suficiente, então não vais rodar o suficiente. Isto pode exigir alguma prática, por isso lembra-te de ser paciente.
    • Quando tentares executar a manobra, se rodares demasiado, vais rodar demasiado e podes perder a prancha debaixo de ti.
    • Se não rodar o suficiente a sua prancha não vai virar o suficiente e pode aterrar de lado causando uma paragem no impulso para a frente.
  4. Passo 4 Comece por fazer um ollie.4Comece por fazer um ollie. Também pode querer começar a virar a prancha na direção que quer que ela vá com o seu pé de trás. Para um backside 180, estará a virar para trás em vez de virar para a frente, e vice-versa para um frontside. Será complicado no início, e são necessárias algumas tentativas para o conseguir.
    • Para um backside 180, se andares 'goofy' vais querer começar a virar a prancha para a tua direita, e se fores 'regular' vira a prancha para a tua esquerda.
    • Para um frontside 180, os riders 'goofy' vão começar a virar a prancha para a esquerda, e os riders 'regular' vão virar a prancha para a direita.
  5. Passo 5 Deslize para baixo com o seu pé de trás.5Passe para baixo com o seu pé de trás. Empurre a rabeta da sua prancha para baixo até que ela bata no chão. Quando a sentir bater, é quando começa a deslizar o pé da frente para cima.
    • Utilize força, mas não demasiada, uma vez que demasiada pressão não lhe permitirá obter a elevação de que necessita.
  6. Passo 6 Deslize o pé da frente...6Deslize o pé da frente para cima e para o lado oposto da prancha em que estava originalmente plantado quando está a fazer o ollie.
    • Para os patinadores 'normais', desliza o pé esquerdo para cima e para a esquerda para um backside 180, e para a direita para um frontside 180.
    • Para os patinadores 'goofy', desliza o pé direito para cima e para a direita para um backside 180, e para a esquerda para um frontside 180.
  7. Passo 7 Desloque o seu peso na direção em que pretende rodar.7Mude o seu peso na direção em que quer rodar. Lembre-se que está a rodar começando na parte superior do seu corpo com os ombros e depois deixando as pernas seguirem-no.
    • Ao rodar os ombros e depois a cintura e as pernas, levante o corpo para cima com a prancha.
    • Não bloqueie os joelhos. Se estender as pernas e bloquear os joelhos, vai empurrar a prancha para baixo e para longe de si, impedindo-a de rodar consigo.

Completar a rotação de 180 graus e aterrar

  1. Passo 1 Siga os seus ombros com os seus pés.1Seguir os ombros com os pés. Enquanto obtém o maior binário e começa o 180 com os ombros, termina com os pés.
    • Aqui, com um 180 de costas, está a empurrar o pé de trás para a frente enquanto puxa para trás com o pé da frente.
    • Com um 180 frontal está a empurrar o pé da frente para a frente enquanto puxa o pé de trás para trás.
  2. Passo 2 Desenrole o seu corpo.2Desenrolar o corpo. Se executou o 180 corretamente, estará agora no ar e o seu corpo ainda estará ligeiramente enrolado quando os ombros acabarem de rodar com os pés não muito atrás.
    • Tudo isto vai acontecer em menos de um segundo, por isso tente confiar no seu corpo. O seu impulso combinado com a forma como o seu corpo se move naturalmente deve permitir-lhe relaxar sem se esforçar demasiado.
    • No entanto, tente não compensar demasiado quando se desenrola, pois pode virar demasiado e aterrar num ângulo estranho que pode fazer com que a prancha voe debaixo de si.
  3. Passo 3 Faça uma aterragem limpa.3Faça uma aterragem limpa. Claro que isto é muito mais fácil de dizer do que fazer, mas se tiver completado com sucesso a rotação de 180 graus, então deve aterrar a rolar.
    • Tenha em atenção que, quando executado corretamente, estará a andar em switch (com o pé oposto para a frente), por isso pode querer habituar-se a andar com a posição oposta.
    • Mantenha os joelhos dobrados para que possa absorver adequadamente o choque da aterragem. Isto também o manterá equilibrado na prancha, o que pode ser mais difícil para si se não estiver habituado a andar de switch.
    • Se estiveres a ter dificuldades em aterrar direito, o melhor que podes fazer é continuar a praticar e tomar nota da distância a que estás a rodar. Se não estiveres a ir suficientemente longe, tenta rodar mais os ombros. Se estiver a ir longe demais, faça o oposto e relaxe um pouco.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Antes de tentar fazer um backside 180 num skate, certifique-se de que domina o ollie e que se sente confortável com essa manobra.
  • Pode parecer foleiro, mas a prática leva à perfeição! Pratique o seu 180 várias vezes até se sentir confortável a fazer o truque.
  • Comece a girar com os ombros e deixe a cintura e os pés seguirem.

Avisos

  • Não tente fazer um backside 180 no seu skate em uma área que seja irregular ou tenha muitas rachaduras. Escolha uma superfície grande e lisa para tentar o truque.
  • Andar de skate pode ser perigoso, mesmo que se saiba o que se está a fazer. Use sempre o equipamento de proteção adequado, como um capacete e protecções, especialmente se for novo no desporto.